Era sábado de manhã quando parei minha bicicleta em frente à padaria Vó Angelina. Lá, pedi o clássico brasileiro: expresso com pão na chapa.

Em cerca de cinco minutos a dupla estava na mesa. O pão com manteiga apresentava aspecto dourado e saboroso, decorrente da reação de maillard. Já o café preto (um dos meus favoritos) acompanhava uma bolachinha de nata, além da água com gás, utilizada para limpar as papilas gustativas antes de saborear a bebida do grão.

Apesar de ser um pedido simples, dentre a variedade de itens dispostos no balcão naquela manhã, senti que era o que eu precisava para repor minhas energias. Naquele momento lembrei do que Bruno Castro, sócio-proprietário do local, tinha me dito há alguns dias.

“A gente colocou amor nisso aqui. O que nos motiva a continuar é o fato do cliente chegar, pedir um doce, um café ou um salgado e sair mais feliz. Eu acredito que essa energia que a gente depositou durante a produção faz a diferença”.

Renata Marcondes apresenta cesta com pães integrais e “casquinha”

E faz. A padaria, que leva o nome da bisavó de Bruno e da Suzana Castro, irmãos e sócio-proprietários, oferece aos bauruenses desde pães e frios a caldinhos, almoços, pizzas, café da manhã colonial e bolos e salgadinhos para festa. Assim como as famosas “padocas” paulistanas.

A primeira loja foi inaugurada na rua Boa Esperança, no Bela Vista, em dezembro de 2020. 11 meses depois, a segunda unidade na Rio Branco, em frente ao Pronto Atendimento da Beneficiência Portuguesa, ganhou corpo.

Foi só com a chegada da pandemia que a família Castro resolveu dar gás ao sonho que já tinham: montar um comércio no ramo alimentício. Na época Bruno e a esposa Patrícia Castro, que hoje atua como responsável nutricional na padaria, perderam a maior parte dos clientes da empresa de consultoria nutricional. Enquanto Suzana teve que parar os atendimentos no salão de beleza. Assim nasceu a Vó Angelina Café & Pães.

Unidade do Bela Vista

Unidade do Bela Vista

Os três escolheram o ponto no Bela Vista por ser um local que, segundo eles, tinha carência de padaria com diversidade. Ali, o foco é oferecer o tradicional e bem feito, assim como os preparos da bisavó. No entanto, não se limita a isso. A padaria também trabalha com bebidas e pratos próprios. Dentre eles, está o lanche Vó Angelina.

O lanche que é salgado

O Vó Angelina é criação do Bruno. Com massa fina e macia, o salgado apresenta formato de hambúrguer. O recheio leva um disco de carne com presunto, queijo, requeijão, tomate, ovo, catchup e mostarda. A finalização fica a encargo da salsa. O proprietário conta que nas duas unidades, o produto se consolida como campeão de vendas.

Lanche Vó Angelina

“A gente desenvolveu uma massa fina para apreciar o salgado, você vai sentir o recheio dele. É uma frustração pedir um salgado e comer só massa”, informa.

Apesar de colocar a mão na massa, literalmente, o bauruense deixa a produção para Pedro Narciso, padeiro com mais de 20 anos de experiência no ramo. É ele quem fica responsável por fazer esse e outros salgados do local.

Sabor da infância

Suzana, Bruno e Patrícia trouxeram da época da escola às vitrines da padaria o fofinho, salgado empanado e frito.

“O fofinho é um sucesso retrô. Quando eu ia na escola, a gente comprava um fofinho, um refrigerante e uma paçoca”, relembra o proprietário.

Para completar a tríade dos mais vendidos ao lado do Vó Angelina e fofinho, está o marroquino. O salgado é feito com massa de iogurte, de baixa fermentação e leva recheio de carne ou legumes, como a opção de brócolis.

Por dia a empresa vende uma média de 700 salgados

Bombas, carolinas, tortas doces, pudins e bolos compõem o balcão açucarado. Além deles, há opções mais tradicionais de padaria, como suspiro, mantecau, cookies, pingos de fubá e rosquinhas de pinga.

Camila Campos segura bandejas com carolinas

“Outro dia eu estava na loja e o cliente pediu uma rosquinha de pinga com capuccino para acompanhar. Enquanto comia, ele passou a rir, dar gargalhada mesmo. Eu perguntei o motivo e ele: ‘Já comi em outro lugares, mas eu não imaginava que a rosquinha daqui tivesse pinga mesmo!’”, relata Suzana. “Aqui a gente assa, faz alguns processos, banha na pinga e polvilha com açúcar”, complementa sobre o processo de produção.

Rosquinha de pinga

Para acompanhar qualquer prato do local, há bebidas quentes e frias. Dentre os sucessos, está o Café Shake Angelina, que leva café expresso, calda, leite batido com sorvete e chantilly.

Caldinhos

Os caldinhos fazem parte dos produtos sazonais do local. Eles só ganham os balcões da Vó Angelina quando as temperaturas caem. Neste outono-inverno, Patricia elaborou quatro opções do prato. São elas: mandioca com carne, mandioquinha com frango, palmito e caldo verde com calabresa. Todos acompanham fatias de pão.

Caldinho de mandioca com carne

“É um caldinho bem espesso, mais grosso, feito pela Patrícia. Ela coloca todo carinho e conhecimento que adquiriu na faculdade de nutrição para fazê-los. Ele lembra até uma sopa”, afirma Bruno.

Assim como outros produtos da padaria, os bauruenses podem consumir o caldinho no local, retirar ou pedir por meio de delivery. No último caso, o prato vai congelado para evitar vazamentos.

Café Colonial e Festival das Pizzas

Para quem deseja começar os dias com uma mesa farta de café da manhã, a Vó Angelina lança o café colonial, serviço que oferece pães, bolos, frios, ovos mexidos com bacon e demais opções de acompanhamento. Tudo por um preço fixo.

A nova opção estará disponível aos bauruenses a partir deste sábado (02). Os pratos são servidos no período da manhã das 7h às 12h e a tarde, das 15h às 18h30.

O espaço que abrigará o café colonial fica na Vó Angelina do Bela Vista e ainda está em fase de acabamento para receber os clientes. Além do mais, o local sediará o Festival das Pizzas todas às sextas-feiras a partir das 16h.

Nessa campanha, os bauruenses podem encomendar pizzas ou comer no local. Já para quem pretende comer em outro lugar, a pizza pré-assada feita pela Vó Angelina sai por R$29,90.

Outros serviços

Além dos serviços citados acima, a Vó Angelina oferece pratos para festas. São 11 sabores de bolos confeitados e 16 opções de salgados para confraternizações.

Para esta Páscoa, a padaria já está aceitando encomendas de ovos de chocolate. O cardápio é composto por diversas opções, que variam das tradicionais às de colher. O prazo de entrega é de até três dias após a encomenda. De acordo com Bruno, só no ano passado, o local vendeu 150 unidades.

Visando ser mais acessível, a padaria aceita vale-alimentação e refeição, como Verocard, Alello e Sodexo.

publieditorial

Serviço

Vó Angelina Café & Pães
Endereço Loja 1: rua Boa Esperança, 5-71, Bela Vista.
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 6h às 20h.
Telefone e WhatsApp (Bela Vista): (14) 3232-9475

Endereço Loja 2: rua Rio Branco, 13-84, Centro.
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 6h às 20h.
Telefone e WhatsApp (Centro): (14) 3223-2070

Facebook: /padariavoangelina
Instagram: @padariavoangelina

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com novo método de avaliação, Prêmio Impera 2024 abre inscrições para estabelecimentos da região

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Impera de Gastronomia, evento que c…