A partir do dia 1º de abril, o Horto Florestal de Bauru receberá aulas gratuitas de Tai Chi Chuan. O professor William F. Pense ministrará as aulas todas as quartas e sexta-feiras, a partir da 7h30, na parte aberta à visitação do Horto Florestal.

Pessoas de qualquer idade poderão participar e a inscrição será no local, no horário da aula. É necessário ir com roupas leves que permitam o movimento.

O Tai Chi Chuan visa a conexão da arte na promoção da socialização e prática integrativa ao ar livre, promovendo o bem-estar e interação com a natureza. Além disso, a atividade física fortalece o estado mental e a troca cultural aproveitando os espaços municipais.

Benefícios

Reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Tai Chi Chuan é uma prática integrativa, ou seja, um recurso terapêutico que busca a prevenção de doenças e a recuperação da saúde.

Este tipo de atividade física pode ser praticada por qualquer pessoa, já que tem intensidade moderada, evitando assim, lesões e qualquer risco à saúde de seus praticantes.

Tai Chi desenvolve o potencial do corpo e, dificilmente encontra-se contraindicações, pois cada praticante impõe seu próprio limite. A pessoa percebe suas limitações e se adapta à prática, tendo uma melhora postural por meio da consciência corporal.

Os benefícios são vários, além da fácil compreensão dos movimentos, se apresenta como arte terapêutica, sendo suave e fácil. Tanto o físico quanto o mental são testados nos movimentos, fazendo uma regulação na pressão sanguínea, irriga as articulações, estimula a circulação, fortalece músculos e mobiliza o sistema imunológico, também aumentando a flexibilidade.

Significado do Tai Chi Chuan

Tai chi significa “o Supremo” por carregar conceitos, como melhorar e progredir em direção ao ilimitado. Já Chuan significa “punho” que propõe mover-se para atingir um nível elevado da prática corporal.

Todas as várias direções em que a influência do Tai Chi foi sentida estão sendo guiadas pela teoria dos opostos: o Yin e o Yang, e de acordo com a teoria, as habilidades do corpo humano são capazes de se desenvolverem além de seu potencial normalmente concebido.

Assim, a criatividade não tem fronteiras de qualquer tipo e a mente humana não deve ter restrições ou barreiras para desenvolver suas capacidades.

As aulas acontecem em parceria da Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Horto florestal, com a Associação Wei Lian de Kung Fu.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bauru.

Serviço
Aulas gratuitas de Tai Chi Chuan
Local: Horto Florestal e Bauru (Av. Rodrigues Alves, 38)
Horário: toda quarta e sexta-feira, às 7h30
Inscrição: no local e hora do evento

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…