No prédio da Cetro Máquinas em Bauru, é possível ouvir algumas palavras em inglês nos corredores e ler algumas placas no idioma. Isso acontece porque, desde fevereiro, a empresa lançou um curso de inglês para os colaboradores.

Segundo o fundador da empresa, Léo Mello, a ação faz parte do plano de expansão para fora do Brasil. “As aulas de inglês são muito importantes para a internacionalização da empresa, melhorando os contatos que nós já temos com países como os Estados Unidos, Alemanha, Chile e Argentina e nos colocando em um outro nível profissional”, comenta.

Aula de inglêsAula no auditório (foto: Luís Germano/Cetro Máquinas)

Especializada no comércio de máquinas para embalar produtos, a empresa começou há 10 anos em um escritório perto do Bauru Shopping. Hoje, atendendo clientes fora do Brasil, a empresa busca ser global. 

“A ideia do Leo é romper as fronteiras do Brasil”, enfatiza Jéssica Frigatto, head de Gente e Gestão. “Para isso, precisamos preparar nossa mão de obra para atender o mercado global, que é altamente qualificado. Nesse sentido, o idioma nem é diferencial, e sim uma exigência”.

Jéssica Frigatto (foto: Luís Germano/Cetro Máquinas)

Assim, a internacionalização é possível somente por meio da capacitação, e o aprendizado do inglês é o primeiro passo, como explica a professora Giovana Mello. Além de facilitar o contato com fornecedores, clientes e parceiros fora do país, os colaboradores conseguem estudar para aprimorar as habilidades.

“A Cetro é uma empresa que trabalha com tecnologia, onde a maior parte do material está em inglês e o contato com a língua é diário. As aulas são uma forma de dar confiança para o trabalho no cenário de globalização”, enfatiza.

Professora Giovana Mello (foto: Luís Germano/Cetro Máquinas)

Entrosamento na empresa

Um dos diferenciais do curso é acontecer dentro do prédio da Cetro. Além disso, as turmas têm os nomes em inglês de produtos da marca, as aulas fortalecem as relações entre os colaboradores e os conteúdos são direcionados para o dia a dia.

São fatores que contribuem para engajar os alunos e facilitar as interações, que é perceptível nas brincadeiras entre os três durante a entrevista. Ou seja, mostra como a sala de aula – no auditório da empresa – torna-se um ambiente propício para aprender um novo idioma.

Aula de inglês (foto: Luís Germano/Cetro Máquinas)

“Quando são pessoas que não se conhecem, demora para criar esse entrosamento. Aqui, o entrosamento aconteceu já na primeira aula, pois eles se conhecem e passam pelos mesmos desafios diariamente. Isso ajuda a quebrar o impacto da timidez de falar inglês na sala de aula”, diz a professora.

Para Guilherme Velloso, analista de transportes  no local, aprender e praticar a língua contribui para o trabalho. “Fortalece a gramática, o jeito de falar e o vocabulário. Abre muitas portas e, com a Cetro pensando na expansão, me sinto mais confiante para lidar com os processos da minha área”, relata, destacando também a praticidade de fazer o curso dentro da empresa.

Guilherme Velloso (foto: Luís Germano/Cetro Máquinas)

Como são as aulas

Iniciadas em março, as aulas são gratuitas, direcionadas ao setor administrativo e acontecem em duas modalidades: presencial em Bauru, e remoto para as filiais de São Paulo, Rio e Belo Horizonte.

No momento, são 150 colaboradores entre as turmas de 15 alunos, nos níveis básico e intermediário. A cada seis meses, a ideia é realizar uma prova para entregar certificados.

Aula de inglêsAs aulas são dinâmicas (foto: Luís Germano/Cetro Máquinas)

Segundo Giovana, as aulas são dinâmicas, trabalham o conteúdo entre fala, escrita, leitura e escuta e treinam para situações específicas. “Por exemplo, se a gente trabalha alfabeto e números, eu trago um formulário de cliente para eles preencherem em inglês. Ou seja, sempre trazer o dia a dia da Cetro para fortalecer o aprendizado”, explica.

Aula de inglês (foto: Luís Germano/Cetro Máquinas)

“E nós já estamos sentindo os resultados. As aulas estão despertando o interesse pela língua, que algumas pessoas tinham resistência. Com as aulas abordando o idioma de uma forma interativa, tem sido significativo o desenvolvimento”, comenta Jéssica. 

As aulas acontecem em contraturno, logo, em três horários: antes das 8h, depois das 18h e no horário de almoço. Fora desses horários, os corredores e as salas da empresa também viram espaços para praticar o idioma. 

Início de uma aula de inglês (foto: Luís Germano/Cetro Máquinas)

“Todas as aulas, os alunos falam em inglês. Isso os estimula a ‘arriscar’ também no dia a dia. Fora da sala de aula, eles se cumprimentam em inglês, testam o vocabulário na hora do café… Não existe um dia que eu não dê good morning por aqui”, brinca Giovana.

Conexão entre os colaboradores

Dessa forma, o curso de inglês também é uma forma de fortalecer os laços entre a empresa e os colaboradores. “Eu fico com a sensação de que eles investem em mim e pensam no meu potencial para o futuro da empresa”, comenta Guilherme, destacando também como o curso facilita a integração.

Léo Mello em reunião com líderes da Cetro Máquinas (foto: Luís Germano/Cetro Máquinas)

“Quando eu comecei o curso de inglês, eu tinha entrado [na empresa] há uma semana. As aulas foram uma forma de me enturmar, pois em sala, com as conversas e as atividades, me senti mais à vontade. Se eu errasse, ninguém ia me julgar. E isso é muito bom”, acrescenta.

Para o fundador, esse sentimento é um dos pontos da capacitação. “Aqui, nós buscamos maneiras de impactar a vida das pessoas dentro e fora da empresa e as aulas de inglês fazem parte disso, nós acreditamos que essa experiência é uma valorização para o ser humano e vai além do lado profissional. Independente do lugar ou da empresa que as pessoas estarão no futuro, elas poderão levar essa experiência consigo”, conclui.

Centro de capacitação

O curso de inglês é o início de um projeto de uma “universidade Cetro”, que deve abranger diversos temas. “A ideia é ter outras frentes de capacitação para os colaboradores, de modo a profissionalizar ainda mais nossa mão de obra. Com isso, queremos otimizar nossa performance e atender a nossa nova realidade de mercado”, comenta Jéssica.

Assim, a universidade corporativa da empresa bauruense deve ter outros programas de desenvolvimento, como liderança e formação continuada de cada cargo. Segundo a head de Gente e Gestão, a ideia do fundador com esse programa é atrair os melhores profissionais, incentivar os colaboradores e melhorar a qualidade técnica da empresa.

“O desenvolvimento das pessoas é um alicerce da Cetro, tanto para que os colaboradores sejam mais felizes e trabalhem com propósito, quanto para mostrar que investimos nas pessoas”, finaliza.

Cetro Máquinas (foto: Luís Germano/Cetro Máquinas)

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Serviço
Cetro Máquinas
Endereço: Rua Newton Prado, 8-30
Contato: 0800-202-8500
Site: www.cetro.com.br
Instagram: @cetromaquinas
Facebook: /cetromaquinas

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