A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir diversas doenças. É importante, inclusive, para evitar o retorno de patologias já erradicadas e a provocação de novas endemias e pandemias.

Todos os anos, acontece a vacinação contra a gripe. O imunizante é desenvolvido conforme a cepa circulante no ano vigente. “No ano passado, nós tivemos o boom da H3N2 (Darwin). Então esse ano, a vacina terá a proteção contra ela”, explica Andréia Franco, enfermeira e responsável técnica da Clínica Sodré em Bauru.

Sobre a vacina

A vacina da gripe é produzida com o vírus inativado, ou seja, morto. Dessa forma, nenhuma pessoa que toma a vacina desenvolve a doença, tornando-a muito segura. Além disso, a vacina da gripe tem de 70% a 80% de eficácia, e a imunização acontece dez dias após a aplicação.

As doses oferecidas pela Clínica Sodré são quadrivalentes, ou seja, protegem contra quatro tipos de cepas da doença: H1N1, H3N2, Victoria e Yamagata.

A vacina é indicada a partir dos seis meses de vida. A primovacinação, ou seja, primeira dose da vida, deve ser reforçada após um mês. Nos anos seguintes (e para o resto da vida), a dose é única e anual.

Ambiente de café da clínica (Foto: reprodução)

A reação após a aplicação é individual, mas Andréia explica que, em geral, a reação às vacinas de vírus inativados são bem leves.

As únicas contraindicações, segundo Andréia, são febre e uso de antibióticos. Nesses casos, é indicado esperar os sintomas passarem ou o uso da medicação acabar para, aí sim, tomar a dose.

Vacinação na Clínica Sodré

Todas as vacinas da clínica são importadas e chegam a Bauru por meio de transportadoras, respeitando os protocolos de armazenamento. As unidades vêm em caixas de isopor sob temperaturas de 2ºC a 8ºC – indicadas por termômetro –, e têm autorização da vigilância local e da Anvisa para serem aplicadas.

Na Clínica Sodré, é possível encontrar todas as vacinas indicadas no calendário vacinal, que começa aos dois meses de vida e vai até um ano e meio. São mais de vinte vacinas que oferecem proteção contra mais de quarenta doenças. “Seguimos o calendário da SBIm, que é a Sociedade Brasileira de Imunização. Se eles colocam ou tiram doses, nós fazemos isso também”, comenta Andréia.

Pacotes de vacinas

Os pais podem procurar a clínica para adquirir pacotes de vacinas. Há a possibilidade de fechar todas as vacinas do primeiro ano de vida do bebê de uma vez. A equipe avisa por WhatsApp as datas de retorno ou, se a família preferir, pode optar pelo serviço domiciliar, que aplica as doses em casa.

“Nós temos todo o equipamento que a vigilância local exige, como geladeira portátil, carro próprio, e usamos sempre gorro, máscara, avental descartável e pro-pé para entrar na casa dos clientes”, esclarece a enfermeira.

A vacinação domiciliar também é bastante solicitada por idosos que têm dificuldades de locomoção ou estão acamados. Nesse caso, as vacinas mais aplicadas são contra gripe e pneumonia (pode ser a Pneumo13, que protege contra 13 tipos de bactérias causadoras da doença, ou a Pneumo23, contra 23 tipos).

Vacinação infantil

Andréia explica que a Clínica Sodré sempre busca a humanização no momento da vacinação. Para tornar o momento da picada mais leve para as crianças, a equipe oferece algumas opções para acalmá-las.

A Buzzy, por exemplo, é uma abelhinha com vibração, que distrai os pequenos com o movimento. Ela ainda vem com um gelo, que amortece a pele e diminui a dor da aplicação.

Para as crianças maiores, o óculos 3D ajuda a entreter. Após a vacinação, elas ainda ganham balões, pirulitos e um certificado de coragem.

Vacinação in company

Além dos pacotes convencionais, a Clínica Sodré ainda oferece a alternativa da vacina in company. As empresas podem contratar o serviço e receber a equipe para uma vacinação coletiva ou permitir que os colaboradores vão até a clínica com horário agendado para receber as doses.

Nesse formato, as aplicações da clínica são, principalmente, de vacinas da gripe, febre tifóide (para profissionais que trabalham em contato com água e esgoto) e a Pneumo13.

Além disso, é muito comum que algumas pessoas deixem para atualizar a caderneta de vacinação na hora de viajar. A Clínica Sodré tem pacotes para quem quer fazer intercâmbio ou mudar de país, inclusive com a vacina da febre amarela, que é exigência da Receita Federal na hora de tirar o passaporte.

Um ano em Bauru

A unidade de vacinação da Clínica Sodré em Bauru está completando um ano de funcionamento no mês de abril, mas o laboratório já existe há oito anos aqui na cidade e há 38 anos em Lins, sua cidade sede.

Andréia conta que está bem feliz com o resultado do trabalho e está otimista para o ano que está por vir.

Serviço
Clínica de Vacinação – Laboratório Sodré
Endereço: Rua Rio Branco, 12-70
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 7h às 17h. Sábados, das 7h às 11h
Contato: (14) 3204-4690 | (14) 99827-5183 | 0800 777 8547
Site: laboratoriosodre.com.br
Instagram: @sodrelaboratorio
Facebook: /sodrelaboratorio

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…