Idealizado pelo Padre Matheus de Brito, da igreja bauruense Humanidade Livre, o Grupo Humanidade Livre oferece curso de teatro gratuito a partir de 7 de maio. As inscrições já estão abertas e vão até 30 de maio.

Os ensaios são destinados às pessoas com mais de 14 anos e serão ministrados por Vagner Clemente, ator, produtor e professor de teatro.

O grupo teatral nasce como uma forma de fomentar a cultura dentro da comunidade. É o que conta Padre Matheus.

“Entendemos que a cultura é fundamental para o pleno desenvolvimento humano e sempre buscamos realizar projetos que visem o acesso e a promoção cultural em nossa comunidade. Já fizemos desde saraus até eventos musicais. Temos também músicos profissionais que trabalham à noite tocando em nossas celebrações religiosas. O teatro surge, portanto, como mais uma possibilidade”, afirma.

Ele aproveita para salientar que o novo projeto não terá nenhum vínculo ou comprometimento religioso, mesmo sendo fruto da igreja Humanidade Livre. “A arte é livre e sua manifestação deve ser totalmente laica”, informa.

Sobre as aulas

Os ensaios contarão com conteúdo prático e teórico lecionado por Vagner Clemente. Segundo ele, o material passado em aula será decidido de acordo com o que o grupo precisar, não se encaixando em métodos fixos e pré-estabelecidos.

“O teatro é visto como um organismo vivo norteado por uma arte construída de seres culturais, temporais e de diferentes opiniões. Sendo assim, a descrição de um manual ou de um método único e fixo é praticamente impossível. Dessa forma, sugere-se então a união de experiências e informações, de modo dialogado, expositivo e prático”, diz.

O objetivo final é capacitar os alunos para que possam atuar dentro e fora dos palcos, construindo histórias, cenários, interpretações e personagens únicos vividos com grande intensidade. Com o curso em andamento, o professor afirma que pretende montar e ensaiar peças em conjunto com os alunos para que se apresentem ao público bauruense.

“O espetáculo traz a experiência pessoal e única de presenciar a materialização de roteiros vividos por pessoas reais, com a beleza e instabilidade do ao vivo”, informa.

Sobre o professor

Vagner conta com mais de 11 anos de experiência ensinando e vivendo teatro. Graduado em Artes Cênicas pela antiga Universidade do Sagrado Coração (USC), o bauruense já atuou, produziu espetáculos e passou por grupos teatrais da cidade. Dentre os mais marcantes, está o Grupo de Teatro Abertura.

Lá, participou de peças como “Carolina”, “Uma Pensão Muito Louca” e “Noel Rosa”, que tiveram uma boa recepção pelo público. De acordo com ele, todos os valores arrecadados nas bilheterias foram destinados às instituições de assistência social públicas e privadas de Bauru e região.

Como participar do Grupo Humanidade Livre

As aulas do Grupo Humanidade Livre começam a partir de 7 de maio. Elas estão marcadas para ocorrerem todos os sábados, das 14h às 15h30, na sede da Igreja Humanidade Livre, situada na rua Vicente Fernandes San Romão, 14-39, no Núcleo Habitacional Mary Dota.

O número de vagas é limitado a 20 pessoas por turma. Para se inscrever, basta encaminhar uma mensagem para o telefone e WhatsApp (14) 98832-3157 até 30 de abril.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Bauru terá cine drive-in gratuito a partir desta quinta-feira (30) no Recinto

Bauru recebe a atração itinerante Cine Drive-in Tilibra. A programação, gratuita, tem iníc…