Dois grandes nomes da cultura bauruense que tiveram livros lançados virtualmente em 2021, durante o período de isolamento da pandemia, ganham agora um evento presencial e aberto ao público. Trata-se do diretor de teatro Paulo Neves e do historiador Edson Fernandes. Eles são autores, respectivamente, de “Palco de Memórias” e de “Tempos de Violência”.

Os livros serão lançados pela editora bauruense Mireveja, e o evento será no dia 7 de abril, a partir das 18h30, no Nosso Quintal Bar. Durante o lançamento haverá um bate-papo com os autores, além de performances artísticas.

“Palco de Memórias”, de Paulo Neves

Em “Palco de memórias – 50 anos de teatro e luta, autobiografia comentada de Paulo Neves”, o autor narra sua trajetória como diretor teatral e resgata parte importante da história da arte e da cultura no interior de São Paulo.

Paulo Neves dirigiu mais de 80 peças e levou aos palcos várias gerações de atores, incluindo nomes que ganharam reconhecimento nacional no teatro, no cinema e na televisão – é o caso de Adriano Garib, Arieta Corrêa e Edson Celulari.

A lista de pessoas influenciadas pelo seu trabalho é enorme, ainda mais se considerarmos que, além do teatro, o autor se dedicou ao ensino de história e ao jornalismo. O livro conta todas essas memórias, com destaque a passagens e personagens da vida política e artística da cidade.

Com 144 páginas e fartamente ilustrado (Paulo empresta ao livro parte de seu respeitável acervo de imagens e documentos), a obra desenvolve-se em primeira pessoa, com um texto afetivo e intimista, pontuado com informações que nos ajudam a compreender a trajetória do diretor numa perspectiva histórica mais abrangente, abordando momentos importantes para o país e para toda a região de Bauru, cidade de destaque no interior paulista.

“Tempos de Violência”, de Edson Fernandes

“Tempos de violência – brutalidade, contravenção, estupro e suicídio no interior paulista do início século XX” é o quinto livro do historiador Edson Fernandes e muito diz sobre a conjuntura atual do país, embora o autor tenha mergulhado no período de formação do povo de Bauru e região, entre os anos de 1903 e 1924.

O livro expõe o que a História tradicional costuma varrer para baixo do tapete: o lado obscuro de uma sociedade que celebrava as conquistas da modernidade, como a chegada do trem, do telefone, da luz elétrica. São fatos contundentes, muitos dos quais envolvendo personagens importantes da vida pública que, hoje, figuram como nomes de ruas.

Edson Fernandes é doutor em História e autor de Lençóis Paulista conta sua história (coautoria com Cristiano Guirado, 2008), Uma vila no sertão: Lençóes, século XIX (2011), Histórias incomuns (2014) e Fronteira infinita: índios, bugreiros, escravos e pioneiros na Bahurú do século XIX (coautoria com Luís Paulo Domingues, 2018).

Os livros estão disponíveis para venda no site da editora, com envio para todo o país. E estarão sendo vendidos ao público durante o evento de lançamento presencial.

Serviço
Lançamento dos livros “Palco de memórias”, de Paulo Neves, e “Tempos de violência”, de Edson Fernandes
Local: Nosso Quintal Bar (Rua Guilherme de Almeida, 5-59)
Horário: A partir das 18h30
Contato: (14) 99148-0190 (Editora Mireveja)
Site: editoramireveja.com.br
Instagram: @mirevejaeditora
Facebook: /editoramireveja

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…