A preparação para o domingo de Páscoa começa meses antes da data para quem é do ramo dos doces. É preciso planejar, pesquisar, testar receitas, materiais, formatos, tirar fotos, fazer divulgação… Só de falar, cansa um confeiteiro.

Aqui em Bauru, empreendedores produzem os próprios ovos de Páscoa e utilizam de muita criatividade para cativar os olhos, os paladares e os bolsos dos clientes.

“Meu objetivo é que a pessoa possa ter a melhor experiência com o meu ovo de chocolate”, informa Thais Helena, veterinária de formação e confeiteira há seis anos, sobre as produções.

A empreendedora atualiza o cardápio com base nos mais vendidos no ano anterior e, para esta Páscoa, também aposta em opções mais econômicas, como os kits com três ovos pequenos de sabores diferentes.

Outro confeiteiro que aderiu a opção foi Jonas Mozella, responsável pela Soho Bakery, confeitaria sob encomenda em Bauru.

“As pessoas estão selecionando melhor em que vão gastar seu dinheiro. Uma ideia que tem tido bastante aceitação e procura acaba ficando para as ‘lembrancinhas’, que são produtos menores e mais em conta. Dessa forma, as pessoas ainda conseguem consumir um bom produto sem precisar desembolsar muito para isso”, informa.

Ovo das redes

Em 2021, os pequenos bolos com frases e desenhos engraçados caíram no gosto popular nas redes sociais.

Neste ano, nem os ovos escaparam do personagem Flork. Assim nasceu o “bentô ovo”, uma adaptação dos pequenos bolos para os ovos de chocolate.

Aqui em Bauru, algumas pessoas já produzem o doce da moda. Dentre elas, Lyrceia Tiba e Barbara Garcia.

“Devido ao sucesso do bento cake, os clientes pediram muito por esse tipo de ovo”, explica a dupla que também comercializa os bolinhos confeitados. Com elas, é possível escolher o tipo de chocolate, sabor e personalização. Cerca de dois dias são necessários para a confecção do “bentô ovo”.

Confeitaria inclusiva

Paula Maria, bauruense com mais de 12 anos de experiência no ramo e responsável pela confeitaria inclusiva Respect Life também atende aos fãs do Flork. A distinção aqui é que os “ovos divertidos e com frases engraçadas” fazem parte da chamada confeitaria inclusiva, ramo que atende pessoas com intolerância ou restrição alimentar.

Bentô ovo. Imagem: arquivo pessoal

“Aqui, tudo é feito praticamente do zero. Não utilizamos nada que contenha lactose, leite e derivados e outras proteínas de origem animal. Utilizamos tudo orgânico e feito à base de plantas”, informa.

Dessa forma, a bauruense consegue atender desde veganos e pessoas que evitam doces com açúcar até quem tem intolerância ao leite, soja, ovo, glúten e lactose. Tudo isso sem deixar de lado a variedade e recheios.

Muito recheio!

Falando nele, é quase impossível pensar em ovos de Páscoa e não lembrar das opções com recheio até a borda, também conhecida como “ovos de colher”. E é pensando nele que os confeiteiros desenvolvem suas receitas. No caso de Thais Helena, o destaque fica para o brigadeiro belga e o crème brûlée.

“Desenvolvi a receita baseada na sobremesa francesa crème brûlée, que consiste em um creme de baunilha maçaricado na superfície. Além dele, outro que sai muito é o brigadeiro de chocolate belga com confeitos. O chocolate belga dá um sabor muito especial no brigadeiro”, explica a confeiteira.

Recheio de pistache com frutas vermelhas e o “Ninho com Nutella” são os mais procurados pelos clientes de Jonas. Entretanto, o confeiteiro afirma que o destaque do cardápio fica a encargo do Mocha Caramel, receita própria inspirada na clássica bebida de café que mistura sabores e texturas.

“Para quem é fã de café, como eu, essa é a melhor opção. Ele combina um brigadeiro cremoso de cacau e café, e outro brigadeiro de caramelo”, afirma.

Letícia Laurindo, confeiteira de 19 anos, investe nos recheios clássicos.

“Montei meu cardápio conforme os sabores mais procurados e amados pelas pessoas. O que mais tive encomendas disparadamente foi o de Kinder Bueno. O recheio leva leite em pó, chocolate ao leite e creme de avelã”, afirma.

Imagem: arquivo pessoal

Por que comprar do pequeno empreendedor?

Bem antes da Páscoa, as parreiras dos mercados já exibem os ovos de chocolate. São diversas as marcas. Entretanto, muitas pessoas optam pelos ovos caseiros e artesanais.

“As pessoas buscam comprar comigo por ter um maior custo-benefício se comparado aos tradicionais do mercado, além de receber um ovo totalmente artesanal e muito bem recheado”, explica a jovem empreendedora.

Além do custo-benefício, há outros fatores que auxiliam os bauruenses na hora da compra, como diversidade de opções, personalização, qualidade do material escolhido, poder de negociação e, ainda, auxiliar na economia local e pequeno empreendedor.

Em entrevista ao Social Bauru em 2018, a coordenadora do curso de Ciências Econômicas da ITE, Salete Rossini Lara, informou que a prática de comprar de quem produz traz diversas vantagens para a economia de Bauru.

“Ajuda no crescimento das microempresas na região, incentiva microempresários a atuarem em outras épocas no ano, etc. Isso quer dizer mais empregos na região, mais renda pessoal, mais renda para os microempresários e mais arrecadação pública”, afirmou.

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Coisa Boa do Chef Moa terá acarajé feito na hora nesta quarta-feira (24)

O bar Coisa Boa do Chef Moa prepara novidades para esta semana! Nesta quarta-feira (24) o …