O Excel mudou a vida do Silas Galvino. Isso mesmo, um dos programas que compõem o pacote Office da Microsoft fez o profissional de informática sair do trabalho em uma empresa de Bauru para lançar a X Plan Excel, empresa especializada em planilhas e com clientes em todo o mundo.

A curiosidade por conhecimento e a percepção da importância dos estudos foram os primeiros passos nessa história. “Eu vim de família simples, fiz SENAI e, com isso, consegui meu primeiro emprego. Foi onde conheci o Excel, comecei a fuçar o programa e conhecer as diversas possibilidades dele, conta, explicando como decidiu fazer faculdade de Informática em 2011.

Depois disso, terminou o curso, abriu uma empresa – posteriormente fechada – e trabalhou com gestão de qualidade. Ou seja, enquanto trilhava outros caminhos, Silas se aprimorava na ferramenta da Microsoft. 

Produção de planilhas

“E nesse tempo, eu sempre fui o cara do Excel nas empresas. Todo mundo me chamava para ajudar com a ferramenta”, diz, pensando em como isso também ajudou a desenvolver a sua habilidade na ferramenta, pois ele pesquisava formas para agilizar as tarefas dos colegas.

Em 2015, decidiu profissionalizar a atividade. Paralelamente ao trabalho em uma empresa de Bauru, Galvino – morador de Pederneiras – criou o nome, as páginas nas redes sociais e os serviços da X Plan Excel, que atualmente oferece Treinamento, Consultoria, Desenvolvimento e Planilhas Prontas.

Foram quatro anos conciliando o emprego e a própria empresa até sentir que o desenvolvimento de planilhas havia virado o seu principal trabalho. “Sou muito grato a Deus pela minha trajetória”, conclui Silas. “Acreditar que pode alcançar é o ideal para qualquer sonho. E fazer o que gosta! Eu adoro o Excel, pois foi uma ferramenta que ajudou nas minhas conquistas”.

Ensinando Excel

Em um dos atendimentos da X Plan Excel, Silas agilizou a atividade de uma empresa. “Era um envio de boletos por e-mail. Eu criei um arquivo no Excel que disparava os e-mails automaticamente, ao apertar um botão. O que durava uma semana passou a ser feito em 20 minutos”, informa.

O cliente ficou tão impressionado com o serviço que o contratou para dar aulas da ferramenta para 50 funcionários. Galvino precisou então criar um curso de Excel, usando a especialização em Metodologia do Ensino, a experiência como professor e a certificação de Microsoft Office Specialist Excel, concedida pela empresa americana.

Produção de planilhas

A experiência das aulas nessa empresa o fez adicionar o serviço de Treinamento na X Plan Excel, que atualmente está disponível em dois formatos. O primeiro é o Excel na Prática, no qual, em 16h de carga horária presencial, ele ensina as principais funcionalidades do programa.

O outro é o Excel do Básico ao Avançado, no modo online. Em 40 horas, ele oferece aulas gravadas, um grupo no WhatsApp para tirar dúvidas, exercícios práticos, mais de 30 tópicos de estudo, um ano de suporte, apostilas em PDF e certificado. O curso custa R$ 247 à vista ou 12x de R$ 20,58.

Focando apenas no Excel, a proposta do Treinamento é demonstrar como os recursos do programa da Microsoft resolvem diferentes problemas. Com isso, Silas abrange todos os públicos para passar a experiência dele.

“Eu tenho conhecimento com planilhas de diferentes áreas, então eu oriento para os alunos o que é interessante fazer no dia a dia deles. Se recebo uma pergunta de quem faz auditoria ou trabalha com RH, por exemplo, consigo indicar as funcionalidades exatas para aquela atividade”, comenta.

Produção de planilhas

Consultoria, desenvolvimento e planilhas prontas

Além do Treinamento, a X Plan Excel também produz planilhas para as empresas, por meio de Consultoria, Desenvolvimento e Planilhas Prontas. Nesses casos, o cliente recebe um produto pronto, podendo adicionar a identidade visual e adaptar às necessidades da empresa.

Na Consultoria, é uma produção acompanhada. “O cliente participa 100% da criação”, diz Silas. Ou seja, é um desenvolvimento em conjunto, pois é possível observar cada passo e combinar quais são os recursos essenciais. É focado no dia a dia do cliente.

Já o Desenvolvimento também é uma produção personalizada, mas sem acompanhamento completo. Nesse caso, o cliente manda o briefing, explica as necessidades e indica as atividades, e em seguida começa o trabalho da X Plan Excel. O arquivo chega pronto ao cliente. 

Por fim, as Planilhas Prontas, disponíveis no site da X Plan Excel, são produtos padrões feitos para resolver questões comuns, como fluxo de caixa, controle de estoque, controle de EPI, projeção de vendas e envio de e-mail automático. Cada planilha acompanha vídeo com as formas de utilizar.

Produção de planilhas

Planilhas para a gestão

Em todos esses serviços, o objetivo da X Plan Excel é entregar produtos que contribuem para o gerenciamento de empresas. Com MBA em Gestão Empresarial, Silas explica como as planilhas dão facilidade para visualizar a situação da empresa, flexibilidade nos controles e a possibilidade de automatizar rotinas repetitivas.

“Não é simplesmente um arquivo baixado da internet. É uma forma de gerenciar melhor qualquer rotina”, acredita o profissional. “O Excel é uma ferramenta que produz planilhas desde as mais simples, como para um médico administrar a agenda até para um arquiteto que precisa fazer controle das métricas e materiais. É uma ferramenta universal”.

Uma reportagem da Gizmodo indica essa relevância. Especificando no mercado financeiro, a matéria mostra como esses produtos da ferramenta ajudaram a fortalecer e expandir o setor de investimentos. Com isso, o programa do Excel se tornou “onipresente” em todas as empresas.

Ou seja, como Silas explica, as planilhas do Excel impactam as decisões tomadas e se tornam essenciais para o crescimento da empresa. “Por isso, eu costumo dizer: Não entrego só um documento online, e sim uma solução”, finaliza.

publieditorial

Serviço
X Plan Excel
Site: www.xplanexcel.com.br
Instagram: @xplanexcel
Facebook: /xplanexcel

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …