A Academia Kia Kaha começou suas atividades em 2 de setembro de 2020, mas na época ficava em outro lugar, mais especificamente na Avenida Getúlio Vargas. “Lá, nós tínhamos outra proposta, um treinamento mais personalizado”, explica o proprietário e educador físico, Luiz Felipe Melo.

Após oito meses no endereço, ele viu o número de alunos crescer, mas o espaço era muito limitado. Em abril de 2021, surgiu a necessidade de ampliar a academia e a Kia Kaha foi para a Rua Irmã Arminda, 3-38, no Jardim Brasil.

Ao lado do fisioterapeuta Felipe Alavarce, coordenador do IARC – Instituto Alavarce, Luiz Felipe se mudou com a intenção de abrir uma academia multidisciplinar.

Com a junção da academia e do instituto, passou a fazer parte da equipe o também fisioterapeuta Adalton Justino, que trabalha com quiropraxia e fisioterapia ortopédica e esportiva, e Victor Brasil, estagiário de Educação Física da Kia Kaha.

Sala de fisioterapia na Kia Kaha

Dessa forma, seria possível aliar a musculação à fisioterapia (osteopatia e reabilitação) e ao CrossFit, que ele também já oferecia na outra unidade.

CrossFit: uma paixão de anos

Luiz Felipe conta que começou a fazer CrossFit em 2015, se apaixonou pelo esporte e nunca mais parou de praticar. Ele chegou até mesmo a participar de competições a nível nacional.

No mesmo ano, iniciou a graduação em Educação Física. Foi na faculdade que ele entendeu melhor como CrossFit afeta a parte fisiológica do corpo. “É uma atividade de alta intensidade e tem muitos movimentos de impacto. Então algumas pessoas têm dificuldade para realizá-la por conta das lesões e machucados”, comenta.

CrossFit + musculação

Estudando e aplicando, o próprio Luiz Felipe viu mais resultado em seus treinos quando começou a aliar o CrossFit com a musculação para garantir o fortalecimento.

Ele ainda conta que suas dores diminuíram, e que muitos alunos trazem queixas parecidas, como tendinite patelar (joelho), tendinite tibial (na canela, devido ao excesso de saltos e corridas) e epicondilite (cotovelo).

“Quando o fortalecimento muscular está em dia, nós temos uma proteção articular, o que torna mínimo o risco de lesão”, esclarece o profissional.

Por esse motivo, os treinos na Kia Kaha são híbridos, ou seja, duas atividades os compõem: CrossFit e musculação, justamente para garantir essa proteção.

Como os treinos acontecem

Em três dos cinco dias da semana (segunda, terça e quinta), a equipe dá atenção para o fortalecimento muscular. Os alunos fazem de oito a doze minutos de aquecimento e cerca de 20 minutos de uso de sobrecarga para fortalecer a musculatura.

“Nós prezamos muito pela saúde e pela qualidade de vida. Sem lesões, o condicionamento e a estética vêm”, pontua Luiz Felipe. Ele destaca que a falta de fortalecimento também faz com que muitas pessoas desistam da prática.

O treino de CrossFit é formado por três etapas:

  • Warm up: aquecimento
  • Skills: movimentos do CrossFit, que podem ser movimentos de ginástica, levantamento de peso ou metabólico
  • WOD – Workout of the day: treino propriamente dito, que segue uma ordem específica de movimentos e repetições

Com a saúde em dia, é possível ter o melhor rendimento durante os treinos.

Mudança e identidade

Com a mudança de espaço, Luiz Felipe quis arrumar o galpão para deixá-lo com a sua identidade. Para isso, ele teve ajuda da amiga Carolina Cardoso. “Nós resolvemos sair do padrão para colocar o máximo da minha personalidade aqui dentro”, justifica Luiz Felipe.

O nome da academia já traz muito da cara do proprietário: Kia Kaha significa “sempre forte” na língua do povo Maori, nativo da Nova Zelândia – e Luiz Felipe morou na Ásia durante algum tempo.

Ele também tem alguns banquinhos feitos no formato de skates, outro esporte que sempre gostou de praticar.

Além disso, uma das paredes se destaca por ser bem colorida, obra da própria Carolina. “Eu acredito muito nas cores, acho que as cores vivas transmitem alegria e nós queríamos deixar o ambiente o mais leve possível”, finaliza o profissional.

publieditorial

Serviço
Academia Kia Kaha
Endereço: Rua Irmã Arminda, 3-38 – Jardim Brasil
Contato: (14) 99775-4766
Instagram: @academia.kiakaha

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …