O casal bauruense Kleber e Cristina Pacheco decidiram se juntar também nos negócios. Há um ano e meio, fundaram a Diretriz Engenharia, pensando em unir suas experiências profissionais. Isso porque, apesar de recente, a empresa soma quase 40 anos do casal trabalhando na construção civil.

Dela, são mais de 20 anos de experiência em engenharia civil, curso que era “o grande sonho da vida”. Formada na Unesp de Bauru, Cristina abriu um escritório após a graduação e logo foi contratada por uma grande construtora. Desde então, atuou em outras empresas do ramo aqui na cidade.

Essas duas décadas foram a motivação para abrir a própria construtora. Trabalhando em empresas estruturadas para obras de grande porte, ela sentiu a necessidade de entregar o mesmo serviço para obras menores. “Uma construtora faz grandes empreendimentos, pois tem planejamento e mão de obra qualificada. Eu queria oferecer o mesmo para qualquer tipo de obra”, explica.

Empresa de engenharia

Já Kleber soma 13 anos de experiência em contabilidade na área de construção civil em incorporadora de Bauru, além de outros sete em comércio  exterior. Nesses locais, o contador formado na ITE trabalhou com a administração financeira de grandes obras da cidade.

Portanto, a proposta da Diretriz é entregar a união das duas áreas. “Quando começamos a trabalhar juntos, sentimos a diferença do nosso serviço. Conseguimos entregar construções de qualidade, dentro de um planejamento bem montado”, finaliza Cristina.

Engenharia e contabilidade

Duas profissões distintas, mesmo ramo de atividades e “uma vida inteira” trabalhando com obras. É assim que o casal define o diferencial a partir dessa união das áreas.

A visão de engenharia da Cristina facilita o planejamento e execução, iniciando com o projeto arquitetônico, passando pelo estrutural, execução da obra e finalizando com a entrega no prazo. Nesse processo, avalia a melhor forma  de concluir a construção sem custos e tempo extras.

Enquanto isso, a contabilidade do Kleber contribui com a administração financeira. “Desde quando o cliente senta aqui, começamos a pensar em como entregar a obra de forma econômica”, comenta o contador, dizendo que identifica os melhores preços para produtos de qualidade e evita desperdícios e retrabalho. “Porque a ideia é começar e terminar! Então, distribuir os gastos ao longo da obra é importante para finalizar de acordo com o orçamento do cliente”.

Obra significa tranquilidade

Um dos principais objetivos da Diretriz é tirar o estigma de que obras são problemáticas. “Queremos passar para o cliente uma experiência de quem conhece construção civil. Não é para ser um trauma”, diz ela. “Se você tem X para gastar, nós vamos construir no prazo de acordo com esse valor”, acrescenta o contador.

Empresa de engenharia

A mão de obra qualificada é uma das formas de garantir essa sensação. Segundo Kleber, a Diretriz possui uma equipe com experiência em residências de alto padrão, por isso, são especialistas tanto nas técnicas, quanto no melhor aproveitamento dos materiais.

“Não dá para fazer economia na contratação da mão de obra. É dor de cabeça. Equipe barata é sinônimo de retrabalho e desperdício, por isso, uma boa mão de obra garante qualidade e permite economia”, informa.

Com isso, a empresa entrega tranquilidade. O acompanhamento da obra pode ser feito por fotos e combinações no WhatsApp, e também com visitas in loco. Nesse caso, Kleber já esclarece: “Cliente meu só vai em obra a passeio, ou seja, apenas para ver o andamento.

“E é legal ver como o cliente fica mais feliz com essa segurança de um gerenciamento. Temos clientes que já passaram por uns traumas com obras, e por isso não querem nem saber os nomes da equipe! A gente já fala logo que tudo é com a gente, para ele ficar tranquilo. Depois que aprova o projeto, se quiser, pode voltar só para receber a chave”, enfatiza Cristina.

Empresa de engenharia

Para o casal, é importante dar essa confiança, pois uma obra é, na maioria dos casos, o sonho das pessoas. “É uma vida. É uma realização que envolve a família. Então, é bem forte em nós essa sensação”, comenta a engenheira.

Do terreno à casa

Uma obra passa por etapas como projetos, construção, documentação e gerenciamento. A Diretriz realiza todos esses serviços, iniciando em qualquer etapa – incluindo reforma -, em projetos residenciais e comerciais de todos os portes, embora tenham especialidade em residências de médio e alto padrão.

Portanto, o trabalho começa com a fase do projeto arquitetônico e planejamento. O orçamento detalhado, o cronograma da obra e a organização para compras dos materiais facilita o andamento e o cumprimento de prazo e orçamento.

Nesse ponto, o serviço da Diretriz também envolve a parte burocrática, incluindo auxílio para conseguir o financiamento — tanto para compra do terreno, quanto para execução da obra — e cuidar dos documentos, como os alvarás de Prefeituras.

O serviço mais importante é a administração da obra, que engloba a contratação da equipe e a organização das etapas da construção. É no dia a dia que o casal controla o andamento das atividades.

“Você não pode esperar muito entre o fim de uma atividade e o início de outra. Além disso, alguns trabalhos acontecem ao mesmo tempo, porque caso contrário, excede o prazo. É como se fosse uma orquestra, na qual tudo tem um tempo exato para ser feito da melhor forma”, finaliza Kleber.

publieditorial

Serviço
Diretriz Engenharia Projetos e Construções Ltda
Endereço: R. Ver. Joaquim da Silva Martha, 19-48
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 14h às 18h
Contato: (14) 99787-5911 | (14) 98137-7574
Site: www.diretrizengenhariabauru-com-br.webnode.com
Instagram: @diretrizengenhariabauru
Facebook: /diretriz.eng.br

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…