Você sabia que o Pelé começou jogando em Bauru?! E onde foi inventado o sanduíche Bauru? Ah… já sabia? Eu imaginava. É que tem curiosidades daqui tão óbvias para os bauruenses, que, às vezes, esquecemos de escrever sobre elas, porque como todo mundo já sabe, não são novidades. Por isso, ao invés de falar de apenas um fato muito conhecido sobre a cidade, fizemos um compilado com oito!

1) Por que o nome da cidade é Bauru?

Duas respostas são aceitas. Segundo o livro ‘Bauru – A cidade e o sanduíche’, de Celso Mellani: “O nome ‘Bauru’, de origem tupi-guarani; para Frei Francisco dos Prazeres vem de ‘ybá’, que significa ‘fruta’, e ‘uru’ que quer dizer ‘cesta’, traduzido como ‘cesto de frutas’, significado mais difundido pela população. Há também os que acreditam que o Rio Baur acabou emprestando seu nome à cidade. Ele desemboca no Rio Tietê, próximo a duas cachoeiras ‘Ibauru-guassu’ e ‘Ibauru-mirim’ que, em tupi-guarani, significam ‘águas tortuosas’‘ e ‘corredeira d’água’, já conhecidas desde os bandeirantes e exploradores no século XVII”, escreve o autor. 

2) O Pelé começou a carreira em Bauru?

Oito anos antes de brilhar na Copa do Mundo da Suécia com apenas 18 anos, Pelé estava em Bauru jogando em uma categoria de base pela primeira vez. A maior estrela do esporte brasileiro começou no Bauru Atlético Clube (BAC), após o pai ser contratado pelo Lusitana F.C. aqui na cidade e mudar com a família.

3) Por que o Parque Vitória Régia é conhecido por esse nome?

Projetado pelo arquiteto Jurandyr Bueno Filho, o palco do anfiteatro do Parque Vitória Régia fica em cima da água, semelhante à planta aquática vitória régia, típica da Amazônia.

4) Onde o sanduíche Bauru foi criado?

Na lanchonete Ponto Chic, na capital paulista. Quando estudava por lá em 1937, o bauruense Casimiro Pinto Neto pediu para o garçom do local uma receita específica de lanche. Desde então, os colegas começaram a pedir o mesmo sanduíche do “Bauru”, como era conhecido.

5) E qual é a receita do Bauru?

Seguindo a receita original de Casimiro, o Bauru é feito com pão francês, rosbife, queijo derretido em banho maria, picles e tomate.

6) O que foi a Casa da Eny?

O melhor resumo sobre o local está no Wikipedia: “A Casa de Eny foi um notório prostíbulo brasileiro, localizado na cidade de Bauru, gerenciado até o ano de 1982 pela cafetina Eny Cezarino.” Seja em viaduto ou na música dOs Últimos Escolhidos do Futebol, Eny é sempre lembrada pelo seu período comandando o local que recebia personalidades do Brasil.

7) Por que Bauru é conhecida como cidade universitária?

Segundo pesquisa do Inep, Bauru registrava mais de 26,8 mil universitários em 2019, último ano antes da pandemia. Além disso, a cidade tem mais de 780 cursos oferecidos e 39 instituições de ensino superior (faculdades, centros universitários, universidades, institutos federais e escolas do governo).

8) Quem é Ozires Silva?

Nascido em Bauru no dia 8 de janeiro de 1931, Ozires Silva é “responsável por criar e desenvolver a indústria aeronáutica brasileira”, como diz o site da Força Aérea Brasileira (FAB). O tenente-coronel fundou a Embraer, fabricante brasileira de aeronaves e precursora da indústria aeronáutica do país no fim dos anos 1960.

Fotos da capa:  Reprodução/Facebook, Social Bauru e Reprodução/Internet

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…