A Faculdade do Centro Oeste Paulista (FACOP) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de graduação em Odontologia. A partir desta segunda-feira (9), os candidatos já podem se inscrever no site da instituição.

Com vagas limitadas para o início no segundo semestre deste ano, o atual processo seletivo tem uma novidade. Desde o fim de 2021, a faculdade iniciou um processo de mudança na comunicação, começando pela renovação da marca, roxa e com linhas mais curvas.

Foi o início de um pensamento que traz as artes contemporâneas, pop art e street como inspiração. “Queremos uma comunicação voltada para o público jovem”, comenta Mariana Cândido, analista de marketing, explicando como a ideia é apresentar um novo DNA para a Odontologia da FACOP.

Faculdade de Odontologia

Parceria com o Fino

Nesse ano, a instituição fez uma parceria com o grafiteiro bauruense Fino. Mais do que convidar para apenas um trabalho, a ideia é conectar a faculdade com o estilo do artista. “Toda nossa identidade visual da atual campanha de vestibular agora vai ser dele, incluindo os layouts das peças visuais e artes gráficas”, diz Mariana.

Faculdade de Odontologia

“Será um trabalho de comunicação, além do grafite”, relata Fino. “As pessoas me conhecem especialmente pelo grafite, e não imaginam que posso estender minha arte para outros lugares, como para o digital. Elas me deram uma oportunidade de mostrar como posso ampliar minha visão”.

Com essa ligação com o artista, a instituição também pretende criar novas percepções sobre a Odontologia, relacionando com a modernização da área. A proposta do Fino para essa campanha de vestibular pensa especialmente em trocar o branco tradicional e formal por cores mais vivas, começando por explorar o roxo da nova marca.

“Quero mostrar as possibilidades da Odontologia a um novo público”, conta o artista, falando também dos materiais que está produzindo. Já no dia da entrevista, acompanhamos a estilização de um muro do local. Na obra, o estilo, cores e personagens do artista se misturam a dentes, objetos dos dentistas e o nome ‘FACOP’. Além do muro, ele também fará artes digitais para postagens nas redes sociais e um outdoor.

“O Fino tem a experiência de elevar a autenticidade de cada estabelecimento junto com a história dele. Por isso tivemos essa ligação, devido a querermos ter uma representatividade jovem e renovar o DNA da Odonto da FACOP, complementa Bruna Gifalli, gerente comercial e marketing.

Faculdade de Odontologia

Graduação em Odontologia

A nova comunicação é também uma forma de reforçar a proposta da graduação em Odontologia da FACOP. Criado em 2019, o curso visava inicialmente atender pessoas que já trabalhavam na área, e tinham o sonho de serem dentistas. Além disso, trazia a experiência de 11 anos em cursos de pós-graduação.

Com isso, possui uma metodologia para facilitar a entrada no mercado de trabalho, com mais disciplinas práticas e atividades extracurriculares, e com um corpo docente só com professores doutores ou pós-doutores.

Faculdade de Odontologia

Além disso, como explica a coordenadora do curso, Profª Drª Melissa Thiemi Kato, é também um curso atualizado, pois foi desenvolvido baseado nas tendências atuais da Odontologia. Entre elas, estão as disciplinas de harmonização orofacial e a percepção da importância do empreendedorismo, inovação, gestão e marketing para os dentistas.

“O nosso maior diferencial é como lidamos com o que há de mais novidade no mercado da área”, resume a doutora. “A harmonização orofacial, por exemplo, foi um marco na história da profissão, porque possibilita ao cirurgião-dentista trabalhar com a face. É uma forma de ampliar a Odontologia”.

Faculdade de Odontologia

Além de atualizado e focado na prática, a faculdade usa a experiência em especializações para propor o desenvolvimento contínuo de carreira. “Os alunos conseguem aprender todas as especialidades dentro da graduação, e aí, quando saem daqui, já têm uma carreira pronta para começar”, diz Melissa.

Ainda segundo a coordenadora do curso, a quantidade menor de alunos por sala permite um trabalho personalizado do professor com os estudantes e as disciplinas além da Odontologia permitem a formação de um profissional crítico, reflexivo e capaz de oferecer um atendimento humanizado.

Além disso, a coordenadora do curso destaca o ensino híbrido, ou seja, como a junção das metodologias tradicionais e ativas colocam a prática do dia a dia desde o primeiro semestre.

Faculdade de Odontologia

Em expansão

Por isso, a FACOP conta com uma estrutura com salas de aula que facilitam a aplicação das metodologias atividades e com os laboratórios com tecnologia digital. A faculdade tem também quatro clínicas públicas para os alunos atuarem, que realizam cerca de três mil atendimentos por mês na região.

Recentemente, a instituição apresentou o HAC, que é o Centro Internacional de Anatomia de Cadáveres Frescos, uma das únicas instituições do Brasil com um laboratório desse tipo. Dessa forma, os alunos conseguem se aprofundar na anatomia relacionado à Odontologia.

Ademais, é uma estrutura em expansão. Junto com as mudanças de comunicação, a FACOP está em obras, visando o crescimento do campus de 14 mil m². Localizado no Distrito Industrial de Piratininga, o local terá novos laboratórios, mais salas de aula e maiores espaços de convivência.

Da especialização à graduação

Fundada em 2011, a FACOP surgiu de um ambiente que “respirava Odontologia”, como explica o criador Dr. Rafael Pinelli Henriques. Isso porque, além de estar na “capital da Odontologia”, o pai dele, o Prof. Dr. José Fernando Castanha Henriques, é dentista e professor da FOB-USP

Com essa criação misturando prática e docência, Rafael se formou em 2002, logo fez Mestrado e Doutorado, abriu uma clínica particular e coordenou cursos em faculdades de Bauru.

“Quando comecei a trabalhar, gostava muito desse âmbito de cursos, de especialização, cursos rápidos e trabalho com alunos. Então, a partir daí, comecei a desenvolver o trabalho dos cursos ao mesmo tempo que mantinha a clínica particular”, diz o dentista.

Dessa forma, ele foi desenvolvendo os cursos até institucionalizar a faculdade. Hoje, a FACOP tem a graduação e especializações presenciais e EaD em 272 polos de pós-graduação espalhados pela América Latina, em países como Peru, Equador e Argentina.

Faculdade de Odontologia

publieditorial

Serviço
Faculdade do Centro Oeste Paulista (FACOP)
Endereço: Rua Luiz Gimenez Mocegose, 72 – Distrito Industrial, Piratininga
Matrículas abertas pelo site: www.facop.edu.br ou pelos contatos 0800-9000-170 e (14) 99789-8552 (WhatsApp)
Instagram: @facopbauru
Facebook: /facopbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…