A partir de 26 de maio, o Espaço Cultural “Leônidas Simonetti” apresenta a exposição individual gratuita Território do Olhar, de Ronaldo Gifa. Mesclando técnicas de pintura e de gravura, o artista compõe paisagens descondicionadas com elementos mínimos e provocativos. Túlio Stafuzza assina a curadoria da mostra.

A mostra é uma série de quarenta pinturas concebidas com diferentes técnicas, mas que possuem em comum uma mesma temática – a paisagem. Fundos ricos em texturas, fruto de um extenso estudo sobre as possibilidades da monotipia, recebem formas geométricas simples de cores chapadas. O artista expõe as paisagens com seus elementos de composição reduzidos.

Segundo o texto curatorial, “a economia de informações acaba por, paradoxalmente, multiplicar exponencialmente os possíveis significados dessas paisagens. A leveza do ar parece ser o que de mais firme se compreende nesses espaços ao mesmo tempo contidos e vastos. As obras flutuam no reino das sugestões, de modo que algumas telas hesitam em afirmar se inspiram territórios urbanos ou campestres. Território do Olhar, assim, fornece ao público um convite para se repensar as possibilidades das paisagens, mote tão caro à história da pintura”. 

Sobre Ronaldo Gifa

Ronaldo Gifalli, “Gifa”, possui formação em artes visuais com mestrado em design pela Universidade Estadual Paulista. Natural de São Paulo, vive e trabalha em Bauru e São Paulo. Associado da Apap (Associação Profissional dos Artistas Plásticos de São Paulo), de 2002 a 2018, participou de inúmeras mostras coletivas. Realiza exposições desde 1988 no Brasil, Espanha e Portugal.

Sobre Túlio Stafuzza

Túlio Stafuzza possui graduação em filosofia pela UFSCar (2010) e pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac (2017). Poeta, lançou seu primeiro livro, Livro dos Pássaros, pela editora Urutau em 2018. Atualmente, atua também na área de artes visuais. Trabalha com produção e curadoria de exposições.

*Com informações da curadoria da exposição.

Serviço
Exposição Território do Olhar, de Ronaldo Gifa
Local: Espaço Cultural “Leônidas Simonetti”, na Rádio 94FM – Rua Marcos Augusto Genovez Serra, 3-35 – Vila Regina
Horário: de segunda a sexta das 9h às 18h
Visitação: 26 de maio a 15 de julho de 2022
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Um resort, três experiências: jornalistas relatam viagem ao Hot Beach, a 200km de Bauru

Entre os dias 24 e 26 de junho de 2022, os jornalistas do Social Bauru receberam uma missã…