A mostra fica disponível à visitação do público de 11 a 25 de junho no Centro Cultural Acesso Popular, a partir das 20h.

Em “Brasil”, Mateus Faria, 27, reflete sobre o país, costumes e aspectos que dão forma à identidade brasileira. Política, cultura, poesia visual e objetos históricos e do cotidiano são retratados por meio das técnicas de estêncil e serigrafia. Ao todo, serão oito obras autorais e inéditas.

A ideia para a exposição surgiu em 2019, logo após o artista assistir Macunaíma (1969), filme inspirado na obra literária de Mário de Andrade que narra, com caráter critico e nacionalista, a história do indigena Macunaíma.

Foto: Guilherme Massuchini

“Desde que assisti ao filme, fiquei pensando no quão significativas são as características de nós brasileiros com relação aos países. O idioma rico, a cultura diversa, o modo de conduzir as coisas… Isso me marcou muito”, informa Faria. “A ideia da exposição é dar continuidade a esse tema de forma poética, fazer com que as pessoas olhem para as obras e reflitam sobre a realidade política e social do Brasil com mais consciência”, complementa.

Foto: Heloisa Di Ramo

A exposição ficará disponível ao público de 11 a 25 de junho no Centro Cultural Acesso Popular.

Na noite de abertura, haverá show da dupla Desmonte Analógico, composta por André Manfrini e pelo próprio Mateus Faria. Por conta disso, será cobrada a contribuição artística no valor de R$10,00.

Sobre o artista

Graduado em Artes Visuais pela Unesp Bauru, Mateus Faria, 27, é músico, educador, gravurista, artista de rua e oficineiro. Além de ter fundado o atelier Quadrado Ammarelo, que presta serviços terceirizados a artistas, comunicadores e designers de todo o Brasil.

As produções de Mateus abordam desde a sinestesia e ressignificações contemporâneas até temas políticos, sociedade e comportamento.

Dentre as técnicas mais utilizadas pelo mesmo, se destacam a serigrafia, o grafite, a cianotipia e o estêncil.

Foto: Guilherme Massuchini

Serviço
Exposição “Brasil”
Data: 11 a 25 de junho
Horário funcionamento: de quarta a domingo, a partir das 20h
Endereço: Centro Cultural Acesso Popular (rua Araújo Leite, 15-88, Centro, Bauru-SP)
Instagram: @mateus.fari.a

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…