Desde o dia 1º de julho, o público tem a chance de experimentar a criatividade dos estabelecimentos de Bauru. Foi quando começou o Circuito Gastronômico do Prêmio Impera de Gastronomia 2022, que reúne receitas criadas exclusivamente para o evento.

Os cerca de 100 pratos inscritos estarão disponíveis até o dia 31 de julho, portanto, será um mês para aproveitar as criações, divididas em cinco categorias: Comida de Boteco; Prato Principal; Sanduíche; Sobremesa; e Drink.

Mas além de agradar o público, os pratos foram desenvolvidos para também disputar o Troféu Imperador em cada categoria. Foram convidados cinco especialistas em gastronomia para serem jurados, que vão avaliar tecnicamente as receitas e decidir as melhores.

Os vencedores serão divulgados com a abertura de envelopes e entrega de troféus durante a noite de gala do Prêmio Impera de Gastronomia. O evento à la Oscar será no dia 9 de agosto no Alameda Hall, com jantar preparado pelo buffet Jardins de Monet.

Os cinco membros do júri técnico irão avaliar cada receita seguindo critérios como sabor, criatividade, textura e apresentação.

Conheça o perfil de cada jurado e o que eles esperam da segunda edição do Prêmio Impera de Gastronomia.

Ana Bia

Formada em Gastronomia pelo Unisagrado, Ana Bia terminou a graduação em 2016, aos 19 anos. Hoje com 25 anos, e especialista em confeitaria, ainda comanda a empresa de doces que criou antes da graduação, a Acesso Gourmet. 

Na trajetória, fez curso de confeitaria, panificação e confeitaria francesa em Paris, além de atuar também na gourmeteria universitária do Unisagrado. Em 2017, criou a página Tips, que atualmente tem mais de 22 mil seguidores.

Jurados do Prêmio ImperaFoto: Arquivo Pessoal

“Estou super animada com essa edição do prêmio, fico muito feliz com todo mundo que se inscreveu, vai participar e acredito que tenha dado seu melhor nas receitas, devem estar todos empolgadíssimos. Eu espero que cada vez mais as pessoas conheçam a gastronomia de Bauru, como é vasta, repleta de opções para todos os gostos, estilos e sabores. Que as pessoas realmente conheçam todos esses lugares incríveis, são pessoas incríveis, lugares super especiais e que cada dia mais as pessoas conheçam, provem e vejam a quantidade de coisas que tem pra fazer em Bauru, para provar e que todo mundo se apaixone pela gastronomia”, comenta.

Chef Fernandinho

Formado em Gastronomia pelo Unisagrado em 2008, Fernandinho trabalha desde então em restaurantes e já teve sua própria pizzaria. Um ano depois da graduação, passou a também criar conteúdo para marcas – por exemplo Confiança e Panelaterapia – e personalidades da área. Com isso, se aproximou mais da cozinha popular e dos bauruenses.

Em 2016 começou a compartilhar o conhecimento. Ele dá aulas no Senac e Sesc, realiza cursos livres, oferece consultorias para estabelecimentos da área e ensina receitas fáceis nas redes sociais. Além disso, também cozinha para pequenos eventos, como jantares e coquetéis.

Jurados do Prêmio ImperaFoto: Arquivo Pessoal

“Espero que o Prêmio Impera cumpra o papel de estimular a gastronomia da cidade e região, valorizando cada vez mais o setor. Que todos possam ver que Bauru tem uma gastronomia potente cheia de profissionais qualificados e criativos!”, enfatiza.

Izabella Borges

Izabella Borges formou-se em Gastronomia pelo Unisagrado em 2013. No mesmo ano, começou a trabalhar na área. Na trajetória, não focou em ter uma especialidade, preferindo ampliar o estilo. Por isso, atualmente como personal chef, o trabalho dela é bem dinâmico e abrangente. Ela tem cursos em confeitaria e padaria, além de workshops de temas variados.

Jurados do Prêmio ImperaFoto: Arquivo Pessoal

“Acho muito interessante termos essa premiação, é uma porta para os estabelecimentos de alimentos e bebidas se mostrarem. Espero que tenhamos uma disputa acirrada com ótimas receitas e experiências”, diz.

Kaito Casagrandi

Administrador por formação, Kaito trabalha com gastronomia desde 2017, após o incentivo de família e amigos, que elogiavam os pratos que ele produzia. Um dos caminhos seguidos por ele foi a produção de conteúdo, com o portal de receitas e página ‘Na Panela com Kaito Casagrandi’, que tem mais de 60 mil seguidores.

Jurados do Prêmio ImperaFoto: Arquivo Pessoal

Sobre o Prêmio, ele comenta: “Valorização do cenário gastronômico de Bauru, incentivando cada vez mais a criatividade dos restaurantes, confeitarias e bares de nossa cidade e proporcionando melhores experiências para o público bauruense.”

Mayara Ono

Mayara Tanno Ono formou-se em Gastronomia há 16 anos, na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, uma das mais conceituadas do segmento. Além disso, também tem pós-graduação em gestão de negócios gastronômicos.

Trabalhando na área desde a formação, Ono já atuou em hotéis e restaurantes. Um dos principais foi o restaurante Martín Berasategui, que possui três estrelas Michelin. “Ter tido a oportunidade de conhecer e aprender sobre uma cultura e gastronomia tão ricas me fez expandir a visão do trabalho”, comenta.

Atualmente, ela comanda a própria empresa de doces – Amai Gourmet -, presta consultoria para empresas do segmento e é professora de Gastronomia no Unisagrado e no IGA.

Jurados do Prêmio ImperaFoto: Arquivo Pessoal

“Eu tive a oportunidade de participar como jurada também da primeira edição do Prêmio Impera. Foi muito legal ver a iniciativa do Social Bauru. Em comparação à primeira edição e sendo pós pandemia, me surpreendi com a adesão dos participantes, que foi bem superior à primeira. Obviamente o objetivo de cada um é ganhar o prêmio, mas a movimentação que isso propõe aos restaurantes é nítida, que tem como consequência, por exemplo, a melhoria nos processos em geral e criação de receitas, divulgação dos produtos e etc”, reconhece.

“Ao meu ver, o Prêmio Impera incentiva a competição saudável entre seus ‘concorrentes’. Os que se mantêm no topo, vão se empenhar cada vez para manter seu padrão, e quem por algum motivo não ficou entre os finalistas, seguramente terá motivos para se esforçar ainda mais para uma próxima premiação. E no final quem ganha somos todos nós, que poderemos sempre contar com a boa gastronomia na nossa cidade!”, complementa.

Sobre o Prêmio Impera de Gastronomia

O Prêmio foi idealizado em 2019 pelo diretor do Social Bauru, Vinicius Fernandes. Com o intuito de celebrar a gastronomia local, a primeira edição reuniu 52 restaurantes e 88 receitas inéditas.

Além disso, o Circuito Gastronômico gerou renda para os estabelecimentos que venderem mais de oito mil pratos, totalizando uma receita de R$ 221.462,00.

“O 1º Prêmio Impera superou nossas expectativas e agradecemos muito a cada estabelecimento que acreditou na ideia e nos apoiou em 2019. Agora nós fomos surpreendidos novamente com uma adesão muito maior. Estamos animados para movimentar a cena gastronômica, não só de Bauru, mas também da região”, revela o criador do Prêmio.

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Restaurante libanês no Centro de Bauru esconde história de amor

“Gastronomia não é só técnica. Você pode até dominar a técnica A, B ou C, mas precisa ter …