O casal Evandro Manflin e Giovana Borgato descobriu a comida natural para pets em 2017. “Dei aos meus cachorros, medi os exames deles e vi que funcionava”, relembra o empresário. “Explodiu minha cabeça! Vi que tinha uma alternativa mais saudável à ração, e decidimos transformar em negócio”.

Dessa forma, surgiu uma nova alimentação para os três cachorros deles e também uma empresa, a Au Natural. Inicialmente, compraram as receitas de uma especialista, começaram a preparar os ‘pratos’ em casa e vendiam para alguns amigos.

Hoje, cinco anos depois, a estrutura é bem maior que uma cozinha doméstica! Sediados em uma fábrica com capacidade para produzir 10 toneladas de refeição por mês, o próximo passo será franquear a marca Au Natural.

Comida natural

Para isso, Evandro usa a experiência adquirida em cerca de 25 anos em lojas – incluindo franquias -, em cursos na Associação Brasileira de Franchising (ABF) e nas consultorias sobre comida natural aplicadas em mais de 50 empresas.

“Então, eu tenho experiência em entender quando uma boa ideia de empresa precisa ser testada para saber o que dá certo e o que está errado. Só depois dos testes, é possível repetir o modelo e transformar em um negócio franqueado”, explica, sobre como a expansão da marca surge desse conhecimento.

Benefícios da franquia

Evandro explica como estruturou a franquia da Au Natural para permitir um baixo investimento inicial (a partir de R$55 mil), exigir o pagamento de royalties apenas depois do primeiro ano e reduzir as possibilidades de prejuízo.

Comida natural

Um dos pontos nesse sentido é ser “Home Based”, ou seja, não precisa de escritório e exige um trabalho de 25 horas semanais (em horário flexível). Os gastos do franqueado são variáveis: os custos – energia elétrica para armazenar e combustível para entregar – aumentam apenas se ele vender mais.

A preocupação é apenas com a captação de clientes e entrega. Ele não precisa se preocupar com a fabricação dos pacotes, e nem com emissão de nota fiscal, faturamento, produção e agenda, todos comandados pela sede em Bauru.

Além disso, o fluxo é sob demanda, assim, o franqueado primeiro faz a venda e depois recebe o produto. Foi um elemento trazido da experiência do Evandro. A ideia é oferecer um “receita financeira positiva”, o que indica: a fabricação é feita apenas depois do pagamento do cliente.

Comida natural

Isso significa que o franqueado não precisa se preocupar com estoque. “Em loja de roupas, por exemplo, primeiro você compra estoque, faz propaganda e reza para aparecerem os clientes. Como a nossa produção é por pedidos, nunca vai sobrar e não precisa se preocupar em ‘se livrar’”, esclarece Manflin.

Ademais, o franqueado terá exclusividade do produto em seu município e passará por um treinamento – que inclui uma preparação em aulas online e acompanhamento in loco – para conhecer o produto e entender o serviço.

Comida natural

Além de fortalecer o negócio, a ideia de franquear a Au Natural é também uma forma de expandir a opção de comida natural para pets, que Evandro e Giovana descobriram os benefícios na prática. 

Comida natural

“Melhora a pelagem, porque alguns pets têm alergia a conservantes. Hidrata, oferece mais nutrientes e aumenta a imunidade”, exemplifica o empresário.

Para isso, a Au Natural usa ingredientes como batata doce, cenoura, abóbora, chuchu, maçã, espinafre e ervilha, além de frango, coração bovino, músculo bovino e filé mignon suíno.

Comida natural

Para criar as combinações entre esses elementos, a empresa compra as receitas da especialista em nutrição animal, Angélica Kischener. Essas ‘rações’ são preparadas visando o equilíbrio nutricional dos pets, de acordo com o animal (apenas cães e gatos), tamanho, peso, fase da vida e comportamento.

Posteriormente, as misturas são colocadas em pacotes a vácuo e congelados, ou seja, passam por um processo de conservação mecânica. Isso faz com que os produtos não levem conservantes e não alterem as estruturas de nutrientes. 

Comida natural

Praticidade da entrega

A comida natural é um dos pilares da Au Natural. O serviço é a outra base da filosofia da empresa. Por isso, a proposta do casal é expandir também o formato de atendimento por meio das franquias.

Um dos pontos é ser um serviço de assinatura. Os clientes podem adquirir pacotes para 7, 14 ou 28 dias, montados de acordo com um acompanhamento do animal. A empresa mantém um controle do crescimento do pet e aceitação das receitas, e faz ajustes de acordo com essas informações.

A entrega é outro ponto obrigatório para as franquias, pois a comodidade é um dos diferenciais da Au Natural. A facilidade da comida natural estar em um pacote é complementada pela praticidade de receber em casa um caixa com a alimentação do pet de acordo com o período escolhido.

“É uma vantagem que faz parte da proposta da Au Natural”, enfatiza o empresário. “O cliente recebe, em casa, a porção e a receita mais adequada ao cachorro dele. Ele precisa apenas descongelar, abrir o saquinho e servir. Não tem que preparar nada”.

Comida natural

Dessa forma, a relação entre empresa – incluindo o franqueado – e o tutor é essencial. É nesse contato que a Au Natural descobre detalhes que facilitam os ajustes na alimentação de cada animal, conta Evandro, relembrando de alguns exemplos de mudanças feitas por clientes em Bauru.

Essas técnicas de atendimento e questões sobre o produto serão repassadas nos treinamento. “Quando alguém começa um negócio do zero, tem que passar por todo o período de aprendizado. E isso custa caro! Por isso, minha ideia é levar esse know how para o franqueado. Esse é o grande pulo do gato”, conclui.

Cinco anos de Au Natural

A Au Natural começou dentro da casa de Evandro e Giovana, com uma produção quase artesanal. Eles descobriram uma alternativa à ração – que um dos pets começou a rejeitar – após a indicação de uma prima.

Com os benefícios da comida natural e apoio de outros três sócios, a empresa cresceu em Bauru se inserindo em um mercado movido pela paixão. Evandro brinca que ninguém faz tatuagem do banco ou da operadora de telefone, mas marca na pele o amor pelos pets.

Eles saíram da cozinha de casa e foram para uma pequena fábrica um ano depois de abrir a empresa. Já no segundo ano de Au Natural, mudaram para a atual fábrica. Agora, o pensamento é crescer ainda mais.

Com as franquias, o próximo passo é expandir o produto por meio de franquias em cidades de mais de 50 mil habitantes na região, seguido por atingir outras áreas do estado. “E futuramente, a ideia é chegar ao Brasil”, finaliza Evandro.

publieditorial

Serviço

AU Natural
Endereço:  Av Dr. Adolpho Miraglia 11-30 – Vila Aviação
Contato: (14) 99152-2661
Site: www.aunatural.com.br
Facebook: /aunaturaloficial
Instagram: @aunatural_pet

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…