“Se deixar, eu não paro de falar”, brinca Deni Prudente, enquanto nos conta a história da Stillo Materiais de Construção e os serviços da loja, que possui duas unidades em Bauru e uma em Agudos. “É que eu sou apaixonado pelo o que eu faço”.

Isso é perceptível no entusiasmo com que relembra das decisões nesses 15 anos de loja, explica os aspectos do ramo e conta como adora estar na frente da unidade matriz para receber e ouvir os clientes.

Antes de encontrar essa paixão por materiais de construção, o empresário passou 23 anos na Gillette em São Paulo, onde entrou na área de serviços gerais e saiu como diretor. O desligamento aconteceu após a venda da Gillette para a Procter & Gamble, em 2005. “Nesse momento, me perguntei: e agora?”, relembra o empresário.

Loja de materiais de construção

Apesar disso, para Deni, o tempo na grande empresa rendeu duas décadas de aprendizado. “Se eu tivesse que pagar para a Gillette tudo o que ela me ensinou, eu não teria dinheiro para isso”, enfatiza, contando como trabalhou nas áreas de produção, financeira, logística, marketing e vendas.

Foi um aprendizado importante também para a proposta da Stillo. Quando saiu da empresa, ele, junto com a sócia Estela Toloto,  procurou um segmento com oportunidades para melhorar, no qual pudessem aplicar a experiência da multinacional.

Dessa forma, a Stillo cresceu na união do aspecto de varejo e qualidade nos pontos de venda da Gillette em uma loja de materiais de construção.

Loja de materiais de construção

Experiência de supermercado

O produto dessa mistura é uma loja com experiência de supermercado, ou seja, baseada em autosserviço. Com todos os produtos acessíveis, o cliente não precisa de ajuda para conferir os itens. “Eu trouxe para o segmento tudo o que eu aprendi lidando com supermercados pela Gillette”, explica Deni.

O principal aspecto é a disposição dos produtos em gôndolas. Para Deni, o formato oferece mais autonomia aos clientes, facilita encontrar produtos e permite sentir os itens e ver como eles funcionam na prática – os revestimentos, por exemplo, estão colados nas paredes da loja.

Loja de materiais de construção

“Isso facilita principalmente para o meu público, que muitas vezes não vem acompanhado de um arquiteto ou engenheiro. Ele pode vir aqui, pegar, sentir e ver na prática o produto”, comenta.

Outro ponto é o horário de funcionamento. Assim como os supermercados, a unidade matriz da Stillo no Geisel também abre todos os dias. “Porque nós trabalhamos durante os dias da semana, e quando sobra tempo para uma reforma? É no domingo, no feriado… então, precisamos prestar esse serviço”, comenta Deni.

Loja de materiais de construção

Por fim, a loja trabalha com promoções de produtos em dias específicos, especialmente nas sextas e sábados. Nesses dois dias da semana, eles vendem o “cimento mais barato de Bauru”, como garante o empresário. Outras promoções são divulgadas nos mais de 200 mil panfletos mensais que a loja distribui nas cidades de Bauru e região.

Mais de 12 mil itens

Distribuídos em um estoque de cerca de 8 mil m² e área de venda de 3,2 mil m², a Stillo tem mais de 12 mil itens e uma capacidade de entrega (sem taxa) de 48 horas em Bauru.

São produtos que vão do básico ao acabamento. Portanto, oferecem tijolos, cimento, peças de reforma, ferramentas, torneiras, chuveiros, luminárias, entre outros. Segundo Prudente, o forte da loja é o acabamento, especialmente pisos, revestimentos e porcelanatos.

O preço menor é outra proposta da loja, comenta o empresário. Como trabalha com venda em quantidade e margem menor, a loja consegue valores baixos nos produtos, além de serviços extras (pisos com bonificação de argamassa, e porcelanato incluindo rejunte), facilidade para parcelamento (com o cartão da loja, é possível dividir em até 12x sem juros) e venda em atacado.

Loja de materiais de construção

“Nós procuramos facilitar ao máximo. Mesmo o preço à vista, nós tentamos parcelar, às vezes, em até 5x sem juros. Temos flexibilidade. Os vendedores têm condições de negociar com os clientes. A ideia é não deixar de atender”, comenta o empresário.

Isso retoma um aspecto da experiência de supermercado: o ponto de venda. Dentro das lojas, o cliente tem autonomia para escolher os produtos, mas também podem pedir ajuda, tirar dúvidas e negociar com os vendedores.

Loja de materiais de construção

Três unidades

Observando o tamanho atual da Stillo, fica difícil imaginar que esse não era o objetivo inicial do Deni. Quando ele e Estela – na época, esposa dele – inauguraram a loja, a ideia era ter uma renda suficiente para o dia a dia com a Stillo e utilizar a relação com fornecedores de material de construção para construir e vender casas. “Acabou que eu montei a loja e não construí uma casa! (risos)”, relembra.

Isso porque ele ficou surpreso com o crescimento. “De um mês para o outro, dobrava o faturamento”, conta. “Eu vi que o negócio estava dando certo, abandonei a construção e me especializei ainda mais no varejo de materiais de construção”.

Loja de materiais de construção

Em pouco mais de um ano, a loja matriz saiu do primeiro endereço, com 770 m², para o atual prédio perto da Av. Nações Unidas, no Geisel, com seus mais de 2,4 mil m² entre área de venda e estoque. 

Loja de materiais de construção

A segunda unidade, na Vila Falcão, foi inaugurada em setembro de 2015, inicialmente com 380 m² e, hoje, com mais de 1,2 mil m² de área de venda. “Nós escolhemos os bairros onde existia uma carência de lojas com produtos a pronta-entrega ou com entrega rápida”, diz.

Em outubro de 2017, abriram a loja de Agudos, considerando a demanda de produtos que vendiam para a cidade. Dessa forma, conseguem atender diversos municípios da região, como Pederneiras, Iacanga, Arealva, Reginópolis, Pirajuí, Duartina e Paulistânia.

publieditorial

Serviço
Stilllo Materiais de Construção
Endereço: R. Lindolfo Silva Sobrinho, 1-40 – Nucleo Res. Pres. Geisel | R. São Sebastião, 14-04 – Vila Falcão | R. Pref. José Nogueira de Abreu – Centro, Agudos
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 15h (em Agudos, a loja fecha às 14h nos sábados). A unidade do Geisel abre aos domingos, das 8h às 12h.
Contato: (14) 3281-2827
Site: www.stillomateriais.com.br
Instagram: @stillomateriais
Facebook: /StilloMateriais

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …