Realizado pela Prof. Dra. Sione Rodrigues, o curso de Introdução à Astronomia está com inscrições abertas para crianças e adolescentes até 31 de agosto. As inscrições são feitas pelo site do Sympla e custam 55 reais.

As aulas começam a partir de 13 de agosto e ocorrem de forma remota, por meio da plataforma Zoom. Ao todo, são quatro encontros aos sábados, das 14h às 16h30.

Essa é a segunda edição do curso, que tem como objetivo auxiliar alunos do 3° ao 9° ano do ensino fundamental, além de professores do ensino básico, a compreenderem mais sobre essa Ciência.

“Muitas pessoas pensam que para você começar a estudar astronomia e começar a observar o céu você precisa de um telescópio, binóculo ou até mesmo uma super câmera fotográfica. Mas, na verdade, você só precisa do seu olho e de um céu estrelado”, informa Sione, professora responsável pelo curso. “A ideia do curso é justamente mostrar para os inscritos que não é necessário ter equipamentos, mas que qualquer pessoa em qualquer idade pode estudar sobre Astronomia”, complementa.

Por meio de exercícios práticos e teóricos, a professora ensina sobre:

  • História da Astronomia;
  • Astronomia cultural: O céu dos indígenas brasileiros
  • Evolução estelar;
  • Telescópios: Tipos, manuseio e introdução a óptica.

Conheça a professora por trás do Curso de Introdução à Astronomia

Sione Rodrigues é a professora responsável pelas aulas de Astronomia extraclasse, ela possui experiência na área de Ensino de Astronomia desde 2009, quando ingressou no Polo Astronômico da Fundação parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR. Atualmente, Doutora em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Bauru. Membro do Observatório Didático de Astronomia da UNESP e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC) da mesma Universidade. É organizadora do livro “Astronomia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Relatos de professores” e voluntária na produção do programa Astrolab da TV Unesp

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…