Mesmo antes de entrar na faculdade, Verônica Bulgarelli já trabalhava com educação. Isso porque a mãe, professora em Agudos, a incentivou a entrar na escola em que trabalhava na cidade.

“Por incentivo da minha mãe, eu consegui um estágio quando ainda estava no terceiro ano do Ensino Médio”, diz, deixando claro que a Pedagogia seria o caminho natural dela: “Desde ali, virou minha paixão”.

Esse primeiro contato com uma escola foi há 17 anos. Nesse processo, além da graduação, fez três especializações: em psicopedagogia clínica e institucional, neuropsicopedagogia clínica, neuropsicopedagogia e educação inclusiva, além de estar cursando outra em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. “Quando se trata de desenvolvimento infantil, precisamos sempre nos aprimorar”, comenta. 

Com isso, começou a atuar também como psicopedagoga em 2014. Somou o trabalho no dia a dia em sala de aula com o atendimento a crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem. Dessa forma, sempre trabalhou com o objetivo de contribuir na educação de crianças.

Depois de 7 anos atuando em consultórios, Verônica decidiu abrir uma clínica para atender as crianças de forma multidisciplinar. No dia 1º de junho de 2021, inaugurou a Estímulos, juntando diferentes profissionais especializadas em lidar com o desenvolvimento infantil.

“Quando eu entrei na área clínica, eu sempre tive vontade de montar uma equipe. Eu sentia que reunir diferentes especialidades seria um diferencial no atendimento clínico”, enfatiza.

Clínica de desenvolvimento infantil

Diferentes atuações

O local atende clinicamente crianças com dificuldades e transtornos tratados por profissionais das áreas de psicologia, psicopedagogia, neuropsicopedagogia, fonoaudiologia e nutrição.

Clínica de desenvolvimento infantil

Na parte educacional, a clínica oferece musicalização e educação física para bebês e crianças, com atividades lúdicas e de desenvolvimento motor, além de acompanhamento escolar com pedagogos.

Ou seja, a ideia é oferecer atendimentos para qualquer objetivo relacionado ao desenvolvimento infantil e aprimorar comportamentos.

Equipe multidisciplinar

Para aplicar a proposta, o primeiro passo foi reunir a equipe. “Pensei em profissionais que eu confiasse e que tivessem conhecimento para que os pais se sentissem seguros em trazer as crianças”, resume, considerando também a ideia de ampliar as especialidades disponíveis.

“Eu pensei tanto na parte clínica, como na escolar. Por isso, temos desde pedagogia, psicopedagogia, neuropsicopedagogia, psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, nutrição, musicalização, educação física, acompanhamento escolar e apoio para tarefas”, explica. Assim, a equipe da Estímulos é formada por: 

  • Carolina Ferretti – Nutricionista Materno-infantil

  • Caroline Monchelato Bulgarelli Petersen – Pedagoga e especialista em alfabetização e letramento

  • Celi Nunes de Aguiar – Profissional de Educação Física e Especialista em Psicomotricidade

  • Djeimy Renata Jerônimo Souza – Psicóloga/Neuropsicóloga

  • Juliana Bizarra – Musicalização Baby & Kids

  • Michelli Teixeira – Fonoaudióloga

  • Patrícia de Souza Jacó Rodrigues – Pedagoga, Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga

  • Verônica Monchelato Bulgarelli Mattos – Pedagoga, Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga

É com essa equipe que a clínica consegue atender diferentes objetivos. Verônica conta como as reuniões e conversas diárias entre as profissionais são importantes para atuar em um desenvolvimento infantil que pensa o todo da criança. “Alguém aprendendo a escrever, pode também precisar desenvolver a parte motora com a profissional da educação física”, exemplifica Bulgarelli.

Para todas as crianças

A clínica atende o público de bebês a adolescentes, seja a partir de uma dificuldade ou transtorno de aprendizagem ou apenas para estimular e otimizar o crescimento das crianças.

Dessa forma, os pais podem levá-las após o surgimento de “uma queixa”, como Verônica explica. Pode ser uma percepção da família, dos professores ou indicação de médicos sobre alguma dificuldade, que será avaliada pela Estímulos. 

Clínica de desenvolvimento infantil

Além disso, os pais podem procurar a clínica para o atendimento com as profissionais que vão atuar para o desenvolvimento do filho. Nesse caso, a equipe também faz uma avaliação para sugerir uma especialidade.

Entre as duas possibilidades, os pais podem procurar uma profissional da equipe para o atendimento ou, se for necessário e a especialista indicar, passar por mais de uma integrante da clínica. Após isso, elas criam cronogramas de atendimento de acordo com a necessidade.

Curso de férias

Ademais, a Estímulos fez, nesse ano, o segundo ano do curso de férias. Durante quase duas semanas, o local ofereceu brincadeiras, oficinas educativas, culinária e atividades físicas, reunindo o trabalho da equipe toda. Com lista de espera neste segundo ano, a ideia é oferecer novamente no ano que vem. 

O cuidado com o desenvolvimento infantil

Atuando de modo multidisciplinar, a ideia da clínica é otimizar o desenvolvimento infantil, assunto que, segundo a Unicef, é essencial para a sociedade. Especialmente até os 6 anos, a organização considera “uma janela de oportunidades crucial para a saúde, o aprendizado, o desenvolvimento e o bem-estar social e emocional das crianças”.

Clínica de desenvolvimento infantil

“Percebemos que com a correria do dia a dia, muitos pais podem esquecer de aspectos importantes da educação infantil. Vemos muitas crianças que estão em constante contato com telas, por exemplo. Isso atrapalha o desenvolvimento, e um especialista pode ajudar para evitar dificuldades, comenta Verônica.

Para isso, a clínica em Bauru trabalha com aspectos lúdicos, tendo espaço para brincadeiras e atividades práticas, além de buscar uma atuação em conjunto com família e escola para o melhor desenvolvimento infantil.

Clínica de desenvolvimento infantil

Clínica de desenvolvimento infantil

Porque esse é o principal objetivo da equipe na Estímulos: ajudar as crianças. “É uma sensação maravilhosa quando chega o fim do período de atendimento, e nós observamos a evolução e o crescimento da autoconfiança da criança. Nosso maior desejo é sempre fazer com que elas alcancem todos os objetivos”, finaliza.

Clínica de desenvolvimento infantil

publieditorial

Serviço
Clínica Estímulos
Endereço: Rua Padre João, 7-29
Contato: (14) 98808-9163
Instagram: @clinica_estimulos

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Projeto da Unesp-Bauru que oferece atividade física gratuita para pessoas com Parkinson abre inscrições

O projeto multidisciplinar Ativa Parkinson, executado pelo Laboratório de Pesquisa em Movi…