Foi no quintal de casa que José Luiz Fernandes criou a própria empresa. O ano era 2000 e o barracão de 25 m², acoplado à residência, ficava no Parque União. Ali nasceu a União Distribuidora, atual UD Arames, empresa que fabrica arames para a construção civil e comercializa telas, treliças, pregos e grampos.

No começo, José conciliava o ofício de consultor químico com o de vendedor autônomo. De porta em porta, já chegou a comercializar, além dos arames na distribuidora, farinha de trigo e queijos mineiros.

“Eu saía no sábado de manhã de Bauru e ia lá em Minas Gerais buscar queijo. Eu tinha dois freezers em casa, trazia o carro cheio e enchia os freezers. Nos meus horários de folga, vendia em bares e lanchonetes”, conta José sobre a experiência com vendas. “Eu sempre fazia algo para agregar dinheiro, mas tudo muito natural, sabe? Nada foi forçado, sempre foi tudo muito tranquilo. Se for ficar forçando as coisas na vida, não sai nada bom, complementa.

José Luiz

E foi de grão em grão que ele fez a própria cartela de clientes. Entretanto, largou os trabalhos com química, mecânica e venda de alimentos ao perceber o aumento da procura por materiais para construção civil.

Ali, o barracão no fundo da casa ficou pequeno para os projetos. Do Parque União passou para o São Geraldo até chegar hoje ao Parque Paulista, onde atualmente ocupa uma área de 600 m².

Sede da UD Arames hoje em dia

Produtos da UD Arames

“A maioria das empresas começa com um leque grande de produtos. Mas quando você foca em alguma coisa, você consegue ter um preço melhor, você vai ter uma condição melhor de negócio”, afirma José.

A estratégia deu certo. Depois de anos comercializando apenas a fabricação de arames recozidos e galvanizados, a empresa incorporou produtos, como pregos, grampos, treliças e telas soldadas e arames farpados.

Arames galvanizados

Hoje, a UD vende no atacado para lojas de materiais de construção, construtoras e outras indústrias de 128 cidades de São Paulo.

Leandro apresenta malhas

Onde os arames são utilizados?

Na sede da UD, o arame chega em bobinas grandes de 300 kg e é disposto em máquinas que torcem os fios e finalizam em rolos prontos para comercialização. Pelo menos no caso dos arames recozidos, carro-chefe da empresa, modelo que trança duas linhas do material e, geralmente, é mais utilizado para fixar armaduras de ferragens do concreto armado ou na indústria para a amarração de peças.

“Você olha para a casa e nem vê. Mas tem muito, mas muito arame na construção”, afirma Leandro Fernandes, administrador e sócio do local desde 2017.

Arames recozidos

Como exemplo de onde os produtos bauruenses estão empregados, para além das residências e indústria, Leandro cita a construção do monotrilho Linha 17-Ouro do Metrô em São Paulo.

E é pensando em facilitar o acesso a esse tipo de informação que a UD Arames está nas redes sociais. Com o trabalho de Giovanna Fernandes, comunicadora em formação, a empresa explica a utilização dos produtos, importância, além de comunicar sobre vagas e outras atualizações.

publieditorial

Serviço

UD Arames
Endereço: R. José Fernando do Amaral, 2-41 – Parque Paulista
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 7h30 às 17h30
Telefone: (14) 3019-0130
Site: www.udarames.com.br
Instagram: @udarames
Facebook: /udaramesbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…