Um Projeto de Lei no Senado prevê que um produto só pode ser chamado de chocolate ao leite se tiver, no mínimo, 25% de cacau. Na DeCacau Chocolates, rede de venda de chocolates do Rio Grande do Sul e que inaugurou loja em Bauru no dia 19 de julho, os itens têm mais de 36% e chegam até 85%.

“Por isso, nos definimos como chocolate premium”, enfatiza Andreia Romanzini, gerente administrativa da empresa.

Para reforçar essa denominação, a marca de 37 anos, além da receita, também investe na produção, começando lá na Bahia. “Nós fechamos parcerias com pequenos produtores de cacau do estado, que possuem o selo de certificação de origem e trabalham com matérias-primas selecionadas”, explica Romanzini.

Loja de chocolates

Loja de chocolates

Com isso, a DeCacau rastreia a qualidade dos produtos, acompanhando o processo de colheita, secagem, fermentação e seguindo até a finalização dos chocolates. Ou seja, é um longo processo para chegar ao sabor ideal, explica Andreia. “É uma construção, junto com agricultores, para conseguir entregar uma experiência inesquecível com o chocolate”.

Em Bauru, a marca instalou um quiosque DeCacau Store dentro da Havan, na R. Nicolau Assis, 969, próximo à Av. Nações Unidas. “Tanto quem já conhecia a marca ou experimentou pela primeira vez aqui na loja, ficou encantado”, comenta a gerente da loja na cidade, Daniele Rodrigues.

Bean to bar e drageados

As lojas da DeCacau têm mais de 200 itens, todos feitos sem glúten, sem gordura hidrogenada e de forma a deixar “o cacau em evidência”, resume Romanzini.

Loja de chocolates

“É um sabor incomparável”, garante a gerente da loja local, que já conhecia a marca desde uma viagem a Gramado há 5 anos. “Para quem gosta realmente de chocolate, de saborear a essência dele, vai com certeza gostar da DeCacau”.

Um dos principais produtos são os chocolates da linha Bean to Bar (‘do grão para barra’, em tradução livre), feitos a partir das amêndoas de cacau, e que passam por um processo de fermentação após a colheita de até 15 dias (o normal é 7 dias). Além disso, são produtos sem emulsificantes e corantes. Nessa linha, eles possuem opções de barras com 46%, 56% e 72% de cacau.

Loja de chocolates

Além dessa linha, a marca oferece outras opções de barras de chocolates nobres com sabores como meio amargo; ao leite; branco; branco com nibs de cacau; ao leite com confete; ao leite com grãos do café; e a ao leite com nibs do cacau.

Os drageados, iguarias que misturam o chocolate com outros ingredientes, também são destaques da loja, tendo opções como: amêndoa com leite ninho, banana, amendoim, amêndoa com canela, crocante de doce de leite, amêndoa, coco, castanha do Pará e meio amargo.

Loja de chocolates

Além disso, a loja oferece ainda barras, bombons de sabores como laranja, rum, entre outros, trufas, licores e frutas banhadas no chocolate, além do ‘Repeteco’ e da novidade ‘Choco Ice’, item conhecido na Serra Gaúcha.

Ademais, até o dia 19 de agosto, a unidade está com promoção de 30% em todos os produtos.

Loja de chocolates

Produtos a granel

Além do produto, a proposta da empresa é oferecer uma experiência diferente também na loja. Cerca de 80% dos produtos na loja da DeCacau estão disponíveis a granel, por exemplo os drageados, a linha Bean to Bar e as barras de chocolates nobres, que podem ser compradas por quadradinhos.

Dessa forma, o cliente pode degustar o produto, conhecer mais os sabores, entender as diferenças entre os itens e experimentar uma variedade de chocolates por um valor de uma barra.

“Nós formatamos a loja para o cliente levar para casa a quantidade que quiser de chocolate. Portanto, pensamos em uma experiência para apreciar diferentes sabores e poder comprar os itens que preferir”, explica Andreia.

De Gramado para o Brasil

A DeCacau surgiu em uma das cidades mais famosas quando o assunto é chocolate: Gramado, além de também ter uma fábrica em Flores da Cunha, também no Rio Grande do Sul. Criada nos anos 1980, há seis anos investiram em uma fábrica própria.

Desde a fundação, o forte da empresa era fornecer produtos para outros estabelecimentos, como padarias, pizzarias e sorveterias, além de ter uma tradição de parcerias com fábricas e venda de ovos de Páscoa nas lojas Havan.

Hoje a ideia é expandir. Apesar da ligação com o Sul do país, o plano é levar a marca ao Brasil, o que inclui a instalação de uma terceira fábrica, desenvolvimento de novas receitas e fornecimento dos produtos para outras regiões.

Nesse sentido, a criação das lojas DeCacau Store – em novembro de 2020 – é uma forma de ampliar o contato com o consumidor. Atualmente, a DeCacau tem 13 unidades, sendo oito em SP e cinco no RS. Em Bauru, a ideia para o próximo ano é abrir possibilidades para empresários que querem abrir franquias na cidade.

“Até dois anos atrás, nós éramos uma fábrica que fornecia produtos. Agora, colocamos de vez nosso nome no mercado”, comenta Andreia, explicando como também era um pedido dos clientes. “Já tinha essa demanda de pessoas que compravam na Páscoa ou em outros estabelecimentos, e pediam uma loja. E estamos sentindo essa fidelização. O que nós defendemos é: quem conhece DeCacau, não come outro chocolate”.

Loja de chocolates

publieditorial

Serviço
DeCacau Store
Endereço: Dentro da Havan – R. Nicolau Assis, 969. Jardim Panorama
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 22h
Instagram: @decacaustore

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com novo método de avaliação, Prêmio Impera 2024 abre inscrições para estabelecimentos da região

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Impera de Gastronomia, evento que c…