É num pequeno estabelecimento próximo à Av. Comendador José da Silva Martha que a confeiteira Maria Antonia Libanare, 56, nos recebe durante um dia de folga. O intuito da visita é compartilhar como são feitos os pudins artesanais que a mesma produz e comercializa por ali desde abril deste ano.

Estamos falando da Pudim da Maria, loja especializada em pudins e outros doces artesanais. Com auxílio do filho, Ueslei Libanare, 30, Maria faz parte do número de microempreendedores individuais (MEI) que são responsáveis por 70% das empresas em atividade no Brasil, de acordo com a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. É ali, num sobrado laranja na Vila Samaritana, que ela carrega essa responsabilidade nas costas.

Além de administrar o local, ela produz cerca de 11 tipos do doce, dentre os tradicionais, especiais e premium. Há pudim de leite condensado, banana, milho cremoso, chocolate belga, Romeu e Julieta e até de cocada (com calda de coco!). Do individual ao tamanho família.

A calda para o doce, que muitas vezes é o grand finale para os amantes de pudim, também é elaborada na cozinha do sobrado. Com ingredientes naturais, os sabores permeiam das notas cítricas do maracujá e laranja ao amargor do café. Tudo como resultado de estudos, vivências, inovações e adaptações. É o que conta Maria.

“Todo chef ou cozinheiro fica sonhando com sabores diferentes. Ele fica imaginando o tempo inteiro. Acho que ele deita de noite na cama e fica pensando assim: ‘E se eu misturar esse sabor com aquele? Vai dar o que? E se eu colocar essa fruta?’. Você fica viajando, sabe? Pensando em outros sabores, outras sensações. A cozinha é isso”, afirma.

Foi a paixão pelo doce que fez a confeiteira investir num local especializado em Bauru. O fato é notável pela diversidade de sabores, para além do tradicional. Na produção, cada um tem a receita adaptada pela própria Maria.

“Eu me encantei com a história do pudim. É uma coisa que eu gosto muito. No caminho, eu nunca encontrei alguma pessoa que falasse ‘Eu não gosto de pudim’. Acho que desde que eu comecei, encontrei apenas uma pessoa que não gostava e, ainda assim, ela comeu o de chocolate. Então ela não pode falar que não gosta de pudim (risos)”, diz.

Há caldas ou geleiras de chocolate, café, laranja, maracujá, morango e frutas vermelhas

Características de um pudim perfeito

Segundo Maria, o pudim “perfeito” é aquele que, quando você desenforma, ele brilha e é liso. Aquele que quando você corta, não há bolhas.

Para alcançar esses atributos, a confeiteira calcula cada ingrediente. Aqui ficam de lado os saborizantes e conservantes artificiais. De acordo com ela, esses ingredientes industrializados deixam a desejar no quesito palatabilidade.

Além da escolha minuciosa dos insumos e da quantidade, no processo de produção se faz necessário mãos delicadas.

“Eu peneiro tudo, duas vezes, e bato a massa na mão, porque o pudim é um doce frágil”, diz enquanto separa as gemas das claras, processo para tirar a película que envolve a gema e dá cheiro e sabor característico ao alimento.

Cerca de 7h30 são necessárias para a produção de uma leva de pudins da Maria. O processo inclui a mistura, cozimento e resfriamento do doce, que pode passar até quatro horas resfriando para ficar pronto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Social Bauru (@socialbauru)

Quem é a Maria por trás dos pudins?

Maria é pedagoga de formação. Atuou por dois anos como professora até que se mudou para o Japão, onde viveu por mais de uma década. Lá, se dedicou ao trabalho em fábricas. De acordo com ela, essas experiências foram necessárias para que ela pudesse perceber que, para além de fábricas ou salas de aula, seus dias deveriam ser dedicados à cozinha.

“Eu gosto da cozinha. Gosto de experimentar sabores, conhecer sabores diferentes, gosto de cozinhar para as pessoas!”, informa.

A volta para o Brasil foi recheada de cursos profissionalizantes e a vontade de empreender no próprio negócio. Ela já tinha experiências na produção de trufas, beliscões e demais doces. Os cursos disponibilizados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) foram só mais uma formação para quem já tinha como intuito continuar cozinhando para os outros.

“A cozinha é muita dedicação. Não é fazer para ganhar dinheiro, porque cozinhar para outras pessoas envolve muita coisa. É responsabilidade, amor, saúde, higiene, produtos bons. Sempre penso se aquilo que estou fazendo vai ser bom para uma criança, um adulto ou um idoso”, compartilha.

Não demorou muito para que, ao lado da irmã, Maria montasse uma loja de bolos aqui em Bauru. O ano era 2015. No negócio, colocou em prática diversas receitas e adquiriu mais experiência no ramo.

Pudim tradicional tamanho individual

Hoje, ela não toca mais a casa de bolos ao lado da irmã, o que deu tempo e espaço para investir no sonho de produzir o “pudim perfeito”, aquele doce que ela mesma gostaria de comer.

publieditorial

Serviço

Pudim da Maria
Endereço: Rua Vivaldo Guimarães, 11-59, Vila Samaritana
Horário de funcionamento: terça a sábado das 10h30 às 19h e domingo das 9h às 14h.
Telefone: (14) 3234-8859
Telefone e WhatsApp: (14) 99631-6114
Instagram: @pudimdamariabauru
Linktree: https://linktr.ee/pudimdamaria

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com novo método de avaliação, Prêmio Impera 2024 abre inscrições para estabelecimentos da região

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Impera de Gastronomia, evento que c…