Pelas mãos das educadoras Acemira Pagan e Andressa Pagan Veiga que o Espaço Criança nasceu. O ano era 2001 e, naquele momento, apenas 17 alunos da educação infantil ocupavam as salas do então pequeno colégio.

Acemira, que é pedagoga e artista plástica de formação, contou com o apoio da filha Andressa, também pedagoga e administradora de empresas, para montar a escola.

Na época, a bauruense acumulava experiências notáveis no ramo educacional, o que facilitou a criação e administração do próprio colégio.

Durante anos, ela foi professora do ensino fundamental do Estado em Bauru, assim como de algumas escolas particulares da cidade. Chegou a mudar-se para a cidade vizinha de Bocaina, onde atuou junto à prefeitura como secretária da Educação e, mais tarde, dedicou-se ao cargo de diretora estadual na Diretoria Regional de Ensino de Jaú.

Entretanto, a descoberta de um tumor neuroendócrino, um tipo raro de câncer, fez com que Acemira retornasse para Bauru. Aqui, ela encontrou o apoio da família para o tratamento, mas não só. Ao lado dos familiares e da filha, conseguiu forças para seguir com o sonho de criar um espaço em que as crianças pudessem ser educadas em meio à natureza. Assim nasceu o Espaço Criança.

A construção de um espaço em meio à natureza

Amor ao educar, fé, capacidade, conhecimento, dedicação e perseverança foram os pilares que serviram para a criação do Espaço Criança, hoje um colégio de ensino infantil e fundamental. Porém, em complemento a esses princípios, a formação de um pequeno cidadão carece de uma infraestrutura pensada para isso.

Sala de ensino infantil

Sala de ensino fundamental

“Dentro da realidade atual, a educação necessita da qualidade de ensino associada a uma excelente área verde e espaço. Crescemos objetivando salas amplas e arejadas em meio a uma área verde inigualável, com mais de 1.700 m², toda voltada à infância”, afirma Andressa Pagan, sócia da escola.

O antigo local, que antes recebia cerca de 17 crianças em 2001, cresceu. Hoje, são mais de 350 alunos, do ensino infantil ao fundamental, contando com o auxílio de 38 funcionários, dentre professores e servidores técnicos e administrativos.

Educação integrada no Espaço Criança

Horta, espaço ecológico, pista de trânsito, viveiro de aves, parque, biblioteca, brinquedoteca. Para além das salas de aula, esses lugares do Espaço Criança contribuem para a formação cognitiva, motora e social dos alunos.

É dessa forma que as práticas pedagógicas são incluídas no dia a dia dos pequenos, seja por meio de experiências envolvendo a alimentação saudável, o contato e o convívio com a natureza ou até mesmo com brincadeiras lúdicas que respeitam a criança como ela é.

“Nosso plano maior é aliar a educação da criança à fé, à moral e à conduta, associando esses fatores às recentes inovações tecnológicas e modernas concepções pedagógicas. Assim, estaremos permitindo que todos busquem o equilíbrio de forma sustentável, utilizando as mais diversas formas de expressão, formando cidadãos capazes para a criação de um mundo melhor”, informa Andressa.

“Isso faz com o Colégio Espaço Criança seja reconhecido academicamente como centro de referência na educação, colocando-o em situação de destaque em relação à habilidade de interligar a educação do aluno. Assim, estabelecemos conexão entre os princípios, o respeito, a natureza, os valores e a ética de conduta, associados, ainda, à era digital”, complementa.

Pessoas que fazem a história do Espaço Criança

Ao longo dos anos de atividade do Espaço Criança, muita gente já passou por lá. Quando o assunto são os colaboradores que estão há mais tempo, Andressa não poupa nomes. A lista é recheada por professoras e servidores, que dedicaram mais de 15, 17 e até 21 anos de suas vidas à formação de pequenos e pequenas bauruenses.

“A fórmula de permanência é trabalho com qualidade e competência […] e perseverança e fé, afinal atravessamos uma pandemia, na qual necessitamos nos reinventar. Estamos aqui, firmes e solidificados”, finaliza Andressa.

publieditorial

Serviço

Colégio Espaço Criança
Local: Rua Felicíssimo Antônio Pereira, 18-58, Jardim Eugênia
Telefone: (14) 3236-2727
Telefone e WhatsApp (14) 99673-4014
Site: www.colegioespacocrianca.com.br
Facebook: /ColegioEspacoCrianca
Instagram: @colegioespacocriancabauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…