Em agosto de 1982, Bauru ganhava mais um meio para se informar. Era lançada a Revista Atenção, fruto do trabalho e do sonho do saudoso Luiz Carlos Cordeiro. Apesar de ser formado em Direito, foi na comunicação que o bauruense fez carreira. Passou por veículos da capital paulista, foi diretor comercial do extinto Diário de Bauru e, nesta época, já sonhava com o próprio periódico.

Capa da Revista Atenção nº 1 

A realização veio formatada em páginas contendo colunas, reportagens e anúncios. Tudo relacionado a Bauru. O principal objetivo era promover instituições, empresas e personalidades da cidade. Característica mantida até os dias de hoje pelo filho e atual diretor da Atenção, Carlos Eduardo Braud Marques Cordeiro.

Carlinhos e o pai, Luiz Carlos, no Prêmio Atenção em 2009

Além da revista, Carlinhos, como é conhecido, também herdou do pai o amor pela cidade. E movido por essa paixão em valorizar o que acontece por aqui, ele comemora os 40 anos de Revista Atenção neste mês com a 420ª edição.

“É um orgulho muito grande, é um prazer e é um legado que ele deixou”, comenta Carlinhos sobre dar continuidade ao trabalho do pai. “É muito bacana poder dar sequência [ao trabalho], lógico que o amor por Bauru ajuda. Pra mim é uma responsabilidade muito grande”, completa.

Assim como o pai, Carlinhos também veio de outra formação, ele é administrador. No entanto, suas atividades profissionais também sempre foram em mídias impressas. Não é por menos, Carlinhos cresceu com a Atenção, que é apenas três anos mais velha que ele.

Entre as memórias mais antigas, estão as preparações para o dia do Prêmio Atenção. “Para o meu pai não era um evento para promover a revista, mas um presente que ele dava pra cidade. Então eu lembro muito das festas, eram os dias que ele estava mais feliz”, relembra Carlinhos.

Mesmo presenciando a rotina da revista desde sempre, foi aos 16 anos, que Carlinhos começou a, de fato, trabalhar com o pai. “Foi meu primeiro emprego. Ele me levava para reuniões, para tomar café com cliente, então eu fui pegando um pouco o jeito”.

Dentre as atividades, estava digitar as reportagens que Luiz Carlos escrevia, à mão, em folhas de sulfite.

Escute a história contada por Carlinho em entrevista ao Social Bauru

Após quatro anos na revista, Carlinhos buscou experiência no Jornal da Cidade e no Jornal Bom Dia, onde desenvolveu o tino publicitário. Foram mais de seis anos até voltar a ser o braço direito do pai. Para além da criatividade na criação de campanhas, trouxe consigo a facilidade para fechar acordos comerciais. Hoje já são 16 anos à frente da Revista Atenção.

40 anos de Revista Atenção

Para chegar a quatro décadas com publicações bimestrais em dez cidades da região, a revista passou por mudanças. De acordo com Carlinhos, a estratégia vem como uma resposta ao mercado. As edições temáticas, por exemplo, deixaram de ser separadas.

“Meu pai chegou a fazer mais de 40 edições especiais de gastronomia, indústria, saúde. Mas elas eram lançadas separadamente. Agora a gente imprime elas junto com a edição normal até pra misturar os públicos. Eu gosto que a pessoa veja o conteúdo como um todo e dentro da revista tem o especial”, elucida o diretor.

Para além das páginas impressas, a Revista Atenção também se estende ao mundo digital. São diversos canais de comunicação utilizados na internet, tais como: site, Facebook, Instagram e WhatsApp.

Prêmio Atenção

O Prêmio Atenção foi idealizado após um ano do lançamento da revista, em 1983. A proposta principal do evento até hoje é homenagear os bauruenses. Neste ano, foi realizada a 36ª edição com 20 homenageados.

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …