Em 2017, Mariana Machado decidiu traçar uma nova rota e apostar em uma temática que a encantava, a maternidade. Formada em fonoaudiologia, ela é mãe de dois meninos, Guilherme (9) e Gael (6). Assim, ela vendeu o consultório em que trabalhava e criou o curso de babás Dona Mãe.

A ideia surgiu após fazer um treinamento de Baby Planner, do International Parenting and Health Institute (IPHI), uma instituição estadunidense focada em gravidez, planejamento e saúde familiar. 

Durante dois meses, Mariana aprendeu diversas técnicas sobre o universo dos bebês. Entre elas: o que fazer nos primeiros dias após o nascimento, realizar a higiene, identificar possíveis sinais que indicam problemas de saúde e lugares da casa com mais chances de causar acidentes. 

O treinamento do IPHI é mais destinado a mães e pais, então a recém empreendedora pensou em mudar o direcionamento.

Eu comecei a falar com as babás, pegar o mesmo conteúdo que se falava com as mães e trabalhar a relação babá-mãe-filho dentro de casa”, explica a fundadora da Dona Mãe.

De 2017 a 2019, Mariana visitava as casas dos clientes e dava o curso. Também viajava pelo país ministrando treinamentos profissionais para aplicar o método Dona Mãe. Já em 2020, resolveu dar uma pausa para dar mais atenção aos filhos.

A volta da Dona Mãe

Em 2022, a empresa retornou às atividades e com novidades. Hoje, conta com mais duas sócias, a instrutora de pilates Isadora Misquiati e a advogada Tatiana Conte. As três se conheceram por acaso e o interesse pelo mundo da maternidade as aproximou.

Isadora é mãe do Gustavo (4) e da Manoela (gestante), enquanto Tatiana é mãe da Catarina (3) e do Antônio (1). Assim, cada uma é responsável por um setor da empresa e reúnem as próprias vivências sendo mães.

Dessa forma, a Dona Mãe é uma agência de babás que atua em duas frentes: o curso para se filiar e entrar no banco de dados da agência e cursos para babás independentes. Lembrando que o treinamento abrange a faixa etária de bebês até crianças de cinco anos. 

A babá que deseja ingressar no banco de dados da agência deve entrar em contato, preencher um formulário e passar por uma avaliação. Caso aprovada nessa fase, ela está pronta para fazer o curso com os temas obrigatórios Etiqueta e Ética; Higiene e Cuidados; e Prevenção de Acidentes e Noções de Primeiros Socorros. 

Depois dessa etapa, se cria um perfil profissional da babá no banco de dados. Ao mesmo tempo, o cliente preenche uma descrição do que procura (babá mensalista, folguista, modelo de trabalho). 

O agenciamento é totalmente personalizado, a gente foca em cada família e buscamos babás que combinem com a família”, Tatiana afirma.

Curso para Pais e Babás

O outro modo de atuação é trabalhar os temas que contemplam o método Dona Mãe (Etiqueta e Ética, Higiene e Cuidados, Rotina e Sono, Prevenção de Acidentes e Noções de Primeiros Socorros, Organização, Desenvolvimento Infantil, Introdução Alimentar, Manuseio e Congelamento de Alimentos e Brincadeiras e Estímulos), para qualquer pessoa que se interessar em se qualificar, podendo ser babás, gestantes, pais e até avós.

Esses cursos acontecem em grupos de até 30 pessoas e são divulgados previamente pela empresa para que os interessados possam se inscrever.

Babás nos dias de hoje

A idealizadora da Dona Mãe Mariana lembra que a empresa começou apenas realizando cursos personalizados na casa do cliente. Assim, ela acabou acumulando experiências sobre o convívio da família com a babá. 

Eu tive muita bagagem, ouvia a mãe, a babá, onde eram os pontos de atrito e as dificuldades. Eu via cursos semelhantes com linguagem muito técnica, então eu preferi falar dos detalhes, o porquê disso, tudo explicando a razão, assim fica mais fácil passar o conhecimento”, esclarece Mariana.

Segundo as proprietárias, o trabalho da Dona Mãe procura gerar um bom relacionamento entre a família e a babá por meio do conteúdo dado nos cursos.

Você precisa da babá para trabalhar, para os filhos terem uma boa nutrição. Então, é uma relação de confiança que é criada e a gente acha muito importante que dê tudo certo [entre as partes]”, acrescenta Tatiana.

Por fim, elas ainda recomendam o curso para todas as pessoas que cuidam de crianças, principalmente, os primeiros socorros básicos

Serviço

Dona Mãe – Cursos e Agência de Babás
Atendimento remoto
Contato: (11) 97800-0092
Instagram: @metododonamae
Email: [email protected]

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Após superar dívidas e alcançar doutorado, professor oferece mentoria para desenvolvimento pessoal e profissional

Com uma transição entre a área de beleza, dívidas e uma carreira acadêmica, a história do …