No dia 18 de maio, a partir das 19h, ocorre um evento em homenagem ao Dia Nacional do Povo Cigano em frente ao Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”, também conhecido como “Teatro Municipal”.

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, a programação é gratuita e contará com cartomantes, oraculistas, ciganas e não ciganas, exposição de roupas tradicionais ciganas, arte, música, artesanato, comidas e apresentações artísticas. Tudo com o intuito de abordar a tradição e cultura milenar cigana.

Não há necessidade de ascendência cigana para participar das atividades.

O dia 24 de maio foi instituído como Dia Nacional do Cigano pelo presidente Lula em 2006, mesma data em que é comemorado também o Dia da Padroeira dos Povos Ciganos, Santa Sara Kali. 

A população cigana no Brasil inclui os grupos Rom, Sint e Calon, formados pela diáspora de um povo nômade originário do norte da Índia, que passou por várias regiões do Oriente Médio e Europa e depois espalhou-se por outros continentes.

É possível ter mais informações pelo telefone (14) 3232-1333, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na Secretaria de Cultura, que fica na avenida Nações Unidas, 8-9, Centro e abre de segunda a sexta-feira das 8h às 16h45.

 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Shopping de Bauru recebe ‘Encontro de Carros Antigos’ neste domingo (19)

Neste domingo (19), o estacionamento externo do Bauru Shopping vai se transformar em um ve…