Na rua Dr. Fuas de Mattos Sabino, está o D’Incao, Colégio de Bauru – uma das 28 instituições do Brasil e 889 no mundo – reconhecido como Apple Distinguished Schools e com oito professores parte do Apple Distinguished Educators.
Os certificados premiam quem usa a tecnologia em sala de aula para inspirar a criatividade, liderança, a excelência educacional e o pensamento crítico nos alunos. “O nosso comprometimento com a inovação e a qualidade educacional foi crucial para alcançar esse resultado”, diz Pedro D’Incao, diretor da escola.
“Investimos em treinamento contínuo para os professores usarem a tecnologia de maneira eficaz e incentivamos nossos alunos a serem protagonistas, com projetos que conectam o conhecimento acadêmico com problemas reais da comunidade. Nossa abordagem holística, integrando tecnologia, sustentabilidade e cidadania, é o que nos diferencia”, complementa.
Inclusive, a instituição de Bauru é destaque no site da Apple e nas redes sociais da empresa, com mais de 14 milhões de seguidores. No texto, Pedro comenta sobre como as ferramentas de tecnologia somam com o pensamento crítico dos alunos para eles perceberem que podem impactar na sociedade.
Apoio pedagógico da Apple
O reconhecimento vai além do certificado. Mais do que apenas uma avaliação de qualidade, o programa da Apple também oferece apoio às instituições. É uma parceria entre a instituição e a empresa, com atividades que apoiam as escolas a integrar as tecnologias da Apple à rotina escolar.
“A Apple oferece uma integração perfeita entre hardware, software e conteúdo educacional, permitindo uma experiência de aprendizagem fluida e enriquecedora”, comenta o diretor.
Os recursos pedagógicos da marca norte-americana ajudam a unir o conhecimento das disciplinas com o desenvolvimento pessoal, como o projeto Challenge for Change, em que os alunos pensam soluções duradouras para questões sociais da comunidade como o racismo, e o uso da metodologia Challenge-Based Learning (CBL), que desenvolve habilidades críticas de pensamento e colaboração.
“Isso garante que nossos alunos não apenas adquiram conhecimento, mas também saibam como aplicá-lo de forma prática e inovadora, promovendo um aprendizado mais profundo e engajado”, afirma.
Além do apoio à instituição, o programa também reúne uma rede global de escolas inovadoras, permitindo a troca de experiências e a colaboração em projetos educacionais.
Como a tecnologia se une à educação
Criado em 2004, o D’Incao integra o programa da Apple há 16 anos e, desde 2014, faz parte do grupo de Distinguished Schools.
Segundo o diretor, a parceria complementou a metodologia da escola bauruense ao oferecer ferramentas que dão suporte à aprendizagem ativa e colaborativa, além da inovação e impacto positivo.
Nesse processo, os professores foram capacitados para usar os dispositivos da Apple nas aulas. Além disso, o programa ajuda nas atividades extracurriculares, incluindo conteúdo sobre programação, projetos colaborativos e uso da Inteligência Artificial para analisar dados complexos e criar soluções.
“Com os iPads, os alunos podem participar de atividades que vão além da aula tradicional, como a criação de projetos multimídia, a realização de pesquisas de campo e a construção de aplicativos. Isso promove uma educação mais envolvente e relevante.”, relata Pedro.
Projeto de sustentabilidade
No D’Incao, a educação sobre o meio ambiente foi uma das áreas focadas pelo programa. Um dos projetos desenvolvidos pelos alunos foi uma análise da qualidade da água em um rio da cidade, feito com sensores sem fio. Essa foi a atividade destacada pela Apple no site da empresa.
O iPad facilitou o acesso a informações e análise de dados em tempo real e foi possível compartilhar descobertas e colaborações de forma eficiente.
“Eles mediram parâmetros como pH, temperatura e turbidez, e documentaram as experiências com vídeos e fotos. Posteriormente, criaram apresentações no Keynote para compartilhar os achados com o governo local, propondo soluções para melhorar a qualidade da água. Esse projeto permitiu que os alunos aplicassem o conhecimento teórico em uma situação prática, desenvolvendo habilidades científicas e de cidadania”, conta o diretor.
Evolução em cinco elementos
Dessa forma, o certificado de Apple Distinguished Schools é também uma mostra da capacidade do D’Incao de melhorar a aprendizagem por meio das tecnologias.
Segundo Pedro, o colégio bauruense registrou, desde que o programa foi instalado, a evolução dos alunos em cinco elementos:
- Trabalho em Equipe;
- Comunicação e Criação;
- Pensamento Analítico;
- Pensamento Crítico;
- Engajamento com o Mundo Real.
“Os iPads e os aplicativos educacionais atuam como mediadores que facilitam a interação social e a construção do conhecimento, promovendo a colaboração entre alunos e professores. Esse ambiente colaborativo e tecnologicamente avançado permite que os alunos desenvolvam habilidades cognitivas superiores e se envolvam mais profundamente com o conteúdo educacional”, finaliza.
Serviço
D’Incao
Endereço: Rua Doutor Fuas de Mattos Sabino, 15-65 – Jardim America.
Contato: (14) 3366-4050
Instagram: @dincaobrasil
Facebook: /dincaobrasil