Hoje aos 53 anos, Nina Ninin tem um trajetória profissional que inclui profissionalizar uma fazenda produtora de café, organização das finanças da família após a divisão de patrimônio, cargo executivo em empresa de grande porte por dez anos e empreendedorismo ao abrir um negócio de organização de festas. “São mais de 30 anos na área de administração e finanças”, enfatiza.
Há 18 meses, Nina fez uma nova transição de carreira e entrou no mercado de planejamento financeiro. Para isso, formou-se na Academia Serafin e na Nossa Escola de Planejadores.
A ideia surgiu quando uma sobrinha contratou um profissional da área para se mudar para Nova York. “Ela falou que o planejador ajudou a organizar as finanças para realizar esse projeto e também internacionalizar a moeda! Pesquisei sobre essa carreira e decidi que era isso que eu queria fazer”, relembra.
Planejamento financeiro na prática
Dessa forma, Nina junta as técnicas da área com a experiência de três décadas no mercado para ajudar as pessoas a terem uma boa relação com o dinheiro. Ela esclarece que “não é só sobre guardar, e sim sobre fazer a gestão”, indicando que o objetivo é se organizar para ter estabilidade a curto, médio e longo prazo.
“O trabalho consiste em projetar o futuro mas também viver o hoje. Muitas vezes temos a sensação de que trabalhamos bastante, ganhamos dinheiro mas não realizamos projetos de vida. Isso se dá muitas vezes pela falta de clareza para onde estamos direcionando os recursos que ganhamos, sem definir metas claras e fazer minimamente uma organização mês a mês”, explica Nina, esclarecendo que o serviço não é focado somente em corte de gastos.
“Ao contrário! Lembro de uma cliente, viúva, que se sentia insegura em usar o dinheiro para realizar projetos. Planejamos uma viagem com os filhos para o sul do pais, no Natal. Foi a realização de um grande sonho”, exemplifica.
Assim, o planejamento financeiro envolve alguns pilares essenciais: orçamento, controle de despesas, reserva de emergência, investimentos, aposentadoria, seguros, sucessão, entre outros.
Segundo Nina, nesse processo, um dos aspectos importantes do planejamento financeiro é o comportamento. Citando o livro ‘A Psicologia Financeira’, de Morgan Housel, ela entende como o serviço também envolve conversar sobre as atitudes diárias e como elas impactam na jornada financeira.
Ferramenta digital para as finanças
Para aplicar o serviço, Nina usa o aplicativo da Serafin, empresa nacional de formação de planejadores financeiros e atendimento do serviço.
Uma das funcionalidades é conectar automaticamente os cartões para categorizar os gastos. Dessa forma, é possível entender onde o dinheiro é mais usado e estabelecer metas de gastos em diferentes categorias, como lazer, gastos pessoais, transporte, etc.
Outra opção é definir a renda que o cliente almeja na aposentadoria e projetar quanto investimento será necessário.
Ideal para autônomos
A plataforma da Serafin também facilita a organização das finanças para os autônomos. É comum esses profissionais não fazerem a gestão financeira da PJ separando a PF, o objetivo dessa divisão é trazer clareza do ponto de vista do negócio e também da vida pessoal.
Clientes com diferentes demandas
Com atendimento remoto, Nina atende clientes em todo Brasil e com diferentes demandas, desde o cliente endividado, aqueles que querem realizar objetivos, seja uma viagem, a compra da casa ou troca do carro.
Casais que muitas vezes não encontram consenso com as finanças, jovens em início de carreira, empreendedores e empresários, pessoas em fase de transição de vida ou de carreira.
“Ajudo profissionais que não gostam do tema, não tem tempo ou tem dificuldade com o assunto. Assim eles podem focar na sua atividade principal e gerar renda. Ter um mentor financeiro é um investimento valioso para aqueles que buscam alcançar segurança financeira, crescimento de patrimônio e manter a saúde financeira”, finaliza.
Serviço
Nina Ninin Ferreira
Contato: 14997451624
Instagram: @nina.nininf
Site: mentores.serafin.com.br/nina-ninin