No meio dos negócios de tecnologia, existem as chamadas software house, empresas especializadas em desenvolvimento de plataformas digitais. O interessante desse formato é criar soluções escaláveis baseadas em longo planejamento antes do lançamento oficial.
Foi dessa forma que surgiu o LoopVet, sistema de gestão para hospitais e clínicas veterinárias, atendendo desde autônomos a empresas de grande porte e com valor mensal.
Criada em Jaú, a plataforma surgiu da software house Loopscape, do trio de amigos Guilherme Rafael, Yuri Magagnatto e Fabio Silva.
Eles se conheceram na faculdade em 2011 e, em 2019, resolveram concretizar a ideia de abrirem um negócio juntos. O tempo separado foi essencial para que cada um trouxesse uma experiência diferente, entre programação, e-commerce e marketing digital.
Por fim, receberam o aporte financeiro do Tarcísio Giaconi Júnior, quarto sócio da empresa, que além de investidor, virou um conselheiro de negócios. “Ele é nosso grande mentor”, comenta Guilherme.
Surgimento do LoopVet
Em uma pequena casa com os três amigos e um estagiário, a software house passou um tempo desenvolvendo outras soluções e realizando pesquisas de mercado para identificar um setor de atuação.
Escolhido o ramo veterinário, a empresa fez mais pesquisas, aplicação de MVP, testes de outras ferramentas, validação do projeto, mapeamento das necessidades, benchmarking, análise de potencial, entre outras etapas.
Foram cerca de oito meses de trabalho antes do lançamento, que envolveu até passar três meses acompanhando a rotina de um hospital veterinário e conversar com parceiros de diferentes clínicas. “Fizemos uma imersão para ‘entender o jogo’ e aprofundar nas necessidades do mercado”, relata Guilherme.
Ou seja, o LoopVet mostra como o trabalho de planejamento de uma software house pode ser efetivo. Em pouco tempo, o sistema, que foi lançado em 2022, alcançou quase 300 clientes. Hoje, são mais de 500 ativos e a projeção é chegar a mil até o fim do ano.
“Nosso crescimento se deve em grande parte ao talento e dedicação das pessoas que trabalham e já trabalharam conosco, bem como ao apoio inestimável do nosso investidor”, diz Guilherme.
Qualidade técnica e usabilidade
O LoopVet é um sistema com acesso online (computador e smartphone) e funcionalidades para facilitar a rotina de uma clínica veterinária, como otimizar atendimentos, emitir receitas, agendar vacinas, gerenciar as finanças e controlar estoques. O site da plataforma mostra a quantidade de serviços.
Segundo Guilherme e Yuri, um diferencial do sistema é a qualidade técnica, já que possui tecnologia interna que garante carregamento rápido.
Outro ponto de destaque é a usabilidade junto ao design moderno. “Trabalhamos para que a ferramenta fosse fácil de aprender e simples para quem está operando, ainda que tenha vários serviços”, resume Yuri.
Suporte 24 horas
Lançada a plataforma, a atual equipe de 11 pessoas do LoopVet trabalha para criar novas soluções na plataforma e, principalmente, dar suporte. “É um pilar da nossa empresa”, enfatiza Guilherme.
Com suporte 24 horas, o atendimento é feito pelo WhatsApp e respondido no mesmo dia, e as sugestões são levadas em consideração para as melhorias no sistema. “Já ouvimos clientes dizerem: nossa, vocês realmente nos ouvem! Falei sobre uma dificuldade que eu tinha e vocês colocaram em prática uma solução”, relembra Guilherme.
Próximos passos
Recentemente, o trio lançou um módulo de banho e tosa dentro do sistema, com controle de pacotes e recorrência de pagamento, o que é ideal para um serviço que depende da fidelidade.
A nova funcionalidade passou a ser usada por petshops, o que abriu um novo mercado para a empresa. Por isso, o LoopVet trabalha para lançar um sistema para petshop.
Além disso, como software house, a Loopscape já trabalha para expandir a outros segmentos, além da veterinária. Dessa forma, eles já estudam desenvolver softwares de outra área.
Carinho pelos pets
Se a experiência entre a faculdade e o início do negócio foi diferente entre o trio de amigos, eles tinham algo em comum quando começaram a empresa juntos: o carinho pelos pets. Os três possuem animais de estimação, sem contar terem crescido com pets na casa dos pais.
Inclusive, eles disponibilizam o LoopVet gratuitamente para ONGs que atendem animais.
“Quando percebemos que dava para entrar nesse mercado, ficamos felizes por conseguir juntar o trabalho com algo que faz parte do nosso dia a dia”, finaliza Guilherme.
Serviço
LoopVet
Site: www.loopvet.com.br
Instagram: @loop.vet
Facebook: /loop.vet