De 11 a 31 de agosto, o Museu Histórico Municipal recebe a exposição “Fósseis Urbanos”, que reúne obras de oito artistas de Bauru.
O nome da exposição visa refletir como, assim como os seres vivos, as cidades também têm fósseis, ou seja, restos que contam uma história antiga. Ruínas de construções, monumentos ou edifícios abandonados e lugares de memória seriam alguns desses fósseis urbanos.
A partir desse tema, oito artistas foram convidados a explorar os cenários esquecidos da cidade (como os locais nas fotos dessa postagem), fazendo uma imersão e criando obras inéditas.
Cada artista representou os espaços de acordo com o estilo próprio, entre xilogravuras, escultura, instalação, fotografia e grafite.
A exposição tem acompanhamento crítico-curatorial da Profª. Dra. Regilene Sarzi Ribeiro, da Unesp Bauru.
Artistas e locais explorados
- Edmar Almeida – xilogravuras “Elefante Branco” – antiga sede do INSS;
- Fernando Limberger – instalação escultórica “Sítio” – vegetação urbana;
- Jp Accacio – instalação “Hic Finis Doloris Vitae” – igreja do Asilo Colônia Aimoré;
- João Risu – instalação “Memória Fantasma” – elementos icônicos da memória bauruense;
- Marcelo Bressanin – instalação “Memórias em trânsito” – Ferrovia Paulista S/A (Fepasa);
- Mari Monteiro – escultura “Tempo e Memória” – Estação de Triagem;
- Marilia Vasconcellos – obras “Espólio”, “Apagamento” e “Fóssil” – Casa da Eny, Hospital Lauro de Souza Lima e edifícios icônicos;
- Renato Almeida – desenhos, fotografias, mapas, anotações, textos em “Coleções/Cartografias: Bauru-Fóssil” – diferentes espaços urbanos.
Oficinas gratuitas
Além da exposição, o projeto também disponibiliza oficinas gratuitas com vagas limitadas. A programação completa está em www.fosseisurbanos.com.br.
“Fósseis Urbanos” foi contemplado pelo edital ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, tem apoio do labIMAGEM da FAAC/Unesp e da Prefeitura Municipal de Bauru por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Museu Histórico Municipal de Bauru, do Departamento de Proteção do Patrimônio Cultural (DPPC) de Bauru, e realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Serviço
Endereço: Museu Histórico Municipal – Rua Rio Branco, 3-16
Data: De 11/8 a 31/8, de segunda a domingo, das 10 às 17h
Contato: (14) 3232-4721 | @fosseis.urbanos