Hoje (5) é o último para assistir ao espetáculo “Demografia dos Esquecidos” em Bauru. Serão duas sessões, às 19h e às 21h no no Espaço Protótipo, localizado na rua Monsenhor Claro, 1-66. A entrada é gratuita e a classificação livre.
A performance é apresentada pelo grupo Protótipo Tópico e realizada com apoio da Sociedade Amigos da Cultura, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O trabalho é resultado de uma pesquisa coletiva entre os artistas Fábio Valério, Raíssa Scarton, Gael Gramaccio e Marcelo Soler, destacando o papel de povos originários na construção de Bauru e das ferrovias bauruenses no interior de São Paulo.
Em formato de instalação, o público pode acompanhar os artistas interagindo com os cenários que remetem aos vilarejos, colônias e construções nos arredores da cidade.
Baseado no teatro-documentário, o grupo contou com a orientação de historiadores e lideranças indígenas para a construção do roteiro, além de pesquisa histórica em documentos sobre a história da linha férrea bauruense.
“A obra parte de um estudo estético e poético de povoados dos arredores a cidade de Bauru, que já foram centros de destaque e que traziam consigo espaços de relevância regional, mas que atualmente existem apenas como locais de abandono, com pouco ou nenhum habitante”, declara Fábio Valério.
“Este projeto pretende traçar uma trajetória da memória coletiva, com a intenção de montar nosso espetáculo sob a ótica da dramaturgia da lembrança a partir das histórias desses locais”.
Serviço
Demografia dos Esquecidos
Data: 3, 4 e 5 de agosto
Sessões: 19h e 21h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 1-66)
Entrada gratuita
Outras informações: @prototipotopico
Ficha Técnica
Concepção: Marcelo Soller, Raissa Scarton, Gael Gramaccio e Fábio Valério.
Colaboradores/ criadores: Flávia Teixeira e Helder Faria.
Técnica: Vinicius Dall’Acqua, Gustavo Arão e Elissa Pomponio.
Produção: Fábio Valério e Andressa Francelino.
Identidade visual: Coletivo Boitatá.
Orientadores pedagógicos: Susilene Kaingang Elias de Melo Caetano, Elizeu Guarani-Nhandeva Caetano e Luiz Paulo Domingues.
Realização: Grupo Protótipo Tópico.
Apoio: Sociedade Amigos da Cultura – SAC.
Patrocínio: ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.