Depois da era de ouro das séries de televisão (início dos anos 2000) e com a emancipação do streaming, fazia tempo que não tínhamos uma série que conseguisse manter o padrão de qualidade por três temporadas.
No dia 17 de julho, a terceira temporada completa de “The Bear” foi lançada no Disney Plus, no plano em conjunto com o Star Plus. A chegada da famosa série de gastronomia ao serviço de streaming ocorre um mês após sua estreia na plataforma dos Estados Unidos. E isso é um problema, o atraso para chegar aqui no Brasil, em pleno 2024 é bem ruim.
Na nova temporada seguirá acompanhando Carmy e seus funcionários Sydney e Richie, que farão o que for preciso para transformar o restaurante The Bear em um estabelecimento requintado do mais alto nível, enquanto dão o seu melhor para permanecer no mercado.
A nova temporada de The Bear começa entrando na mente de Carmy, mostrando lembranças de um passado que, definitivamente, não volta mais. O chef perdeu o irmão de maneira traumática, e os episódios prestam uma homenagem a sua existência. Primeiro, a recomendação é rever o último episódio da segunda temporada.
Como foram muitos acontecimentos naquela fatídica noite, é importante saber o que foi dito quando Carmy ficou preso no freezer. O primeiro episódio desta quarta temporada mostra a “calmaria” depois do que foi dito. Com poucos diálogos, a produção mostra a alta gastronomia como fuga para o protagonista. Muitas lembranças ilustram o sentimento do protagonista, do incômodo e angústia são alguns deles.
A saúde mental dos personagem é um dos pontos, aliás, o principal dilema da própria série. Principalmente a de Carmy, mas chega um ponto que queremos indicar para a terapia, já que todos os personagens evoluem e ele segue na mesma. Descobrimos ainda quem é o causador de todos os gatilhos de Carmy na cozinha: David Fields, personagem de Joel McHale. O chef aparece como um mentor sem paciência e babaca e que pressiona seus alunos até o limite.
Se na segunda temporada, a história se abriu para mais protagonistas e individualizando os contextos, aqui a série volta a focar no protagonista.
Carmy, então, finalmente consegue enfrentá-lo, após se tornar um também renomado chef, e despeja tudo o que sentiu trabalhando com ele. O personagem de Jeremy Allen White, desde o início, parece trabalhar ao lado da dor. A nova temporada de ‘The Bear’ mantém os mesmos elementos apresentados nas temporadas passadas, com as cenas frenéticas e diálogos rápidos, mas traz uma outra perspectiva, deixando de lado por um momento o presente e focando muito mais no passado dos personagens, principalmente no Carmy, que deixa o personagem muito mais cativante e faz você querer saber mais sobre o passado dele.
Nessa temporada, mesmo que se passe muito mais no passado do que no presente, fica com a sensação de uma progressão na narrativa. Enquanto nas primeiras temporadas tivemos os estabelecimentos de relação e de motivações, aqui nós temos um estabelecimento de personagens, dando uma profundidade ainda maior e mostrando como eles chegaram ali.
Acredito que isso tenha acontecido, para que nas próxima temporada seja muito mais focado no presente e no restaurante, e como eles vão conseguir sair do endividamento, pois com essa temporada, tudo o que precisávamos saber – ou pelo menos o necessário, dos personagens já foi apresentado.
Os criadores de The Bear já confirmaram que a quarta temporada também será a última. Porém, com o sucesso que a trama vem fazendo em todo o mundo, não seria uma surpresa se a decisão mudasse e a série ganhasse mais temporadas.
Outro ponto que vale a pena comentar, é o fato das cenas serem de longos diálogos, com poucos cortes, o deixa a sensação de quase uma peça teatral. Câmera fixa e o foco parado, onde os personagens vão desfilando e os diálogos ininterruptos ajudam na imersão e senso de urgência. Isso não mudou na terceira e deixa claro que é uma característica da própria série.
Por fim, o saldo dessa nova temporada é muito positivo, muito mesmo! Você consegue notar a diferença do tom dessa temporada para as anteriores e isso é muito bem-vindo – quando dá certo.
A terceira temporada não supera a primeira, que foi uma obra-prima, mas ao meu ver, consegue sim ser melhor que a segunda – não que isso tire os méritos de nenhuma temporada. The Bear é uma das melhores séries da atualidade e se você não viu nada até agora, falamos das duas primeiras temporadas aqui na coluna:
O Urso: Temporada 1 (link)
O Urso: Temporada 2 (link)
O Urso, 2022 –
Veredito: 4,5/5
Onde assistir: Disney Plus
Temporadas: 3 –
Criadores: Ashley Lyle e Bart Nickerson
Agregador no Rotten Tomatoes: 90%
Avaliação IMDB: 8,6/10
Trailer: The Bear | Temporada 3 | Trailer Oficial | Disney+ – YouTube