O Jardim Estoril I foi o primeiro bairro exclusivamente residencial e destinado às classes mais altas em Bauru.
Com primeiro loteamento lançado em 1957, o bairro deu início à expansão e consolidação do que se conhece por Zona Sul bauruense.
Além disso, simboliza o começo da segregação socioespacial em Bauru. O público alvo eram pessoas ricas e trabalhadores liberais, como médicos, dentistas, advogados e arquitetos. Na mesma época, lançavam-se os conjuntos habitacionais nas periferias não urbanizadas de Bauru.
Os loteamentos foram lançados pela família portuguesa Martha, por isso os bairros têm várias referências a Portugal, como praça, edifícios, santuário, ruas e associação.
Os primeiros “Jardins” Estoril são bairros-jardim e contam com algumas obras do modernismo. Ao todo, foram cinco lançamentos, sendo o último um loteamento fechado.
REFERÊNCIAS
Como parte da pesquisa, contamos com informações do livro “Bauru em Temas Urbanos”, de 2020, do professor doutor Nilson Ghirardello. Também consultamos o mestrado em história da Arquitetura e do Urbanismo “Os Bairros Estoril: A atuação das empresas Martha no sul de Bauru-SP” de Ana Carolina Alvares Capelozza, publicado em 2016.
ERRATA: O Comendador José da Silva Martha e esposa, Carmem Scola Martha, doaram um terreno para cada filho, não os terrenos com as construções das casas, como divulgado no vídeo.
O patrocínio é da GWM Caminho (@gwmcaminho).
Pesquisa, roteiro e apresentação: @yasminmoscoski
Direção e edição: @caiolyramg