Nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro, o Teatro Universitário da FOB-USP recebe o espetáculo de teatro “Palíndromo”.
Parte das comemorações dos 90 anos da Universidade, a peça é aberta ao público e com entrada gratuita. A fim de ajudar instituições de Bauru, solicita-se aos interessados que façam a doação de 1 litro de leite.
Junto às apresentações, sendo uma delas com acessibilidade, a Cia Contos da Mala também traz a Bauru um bate-papo e uma oficina.
Confira a programação:
- Dia 30/08: Espetáculo (19h) | Bate-papo com a plateia (20h20)
- Dia 31/08: Oficina teatral (14h às 17h) | Espetáculo com acessibilidade em Libras e audiodescrição (19h) | Bate-papo com a plateia (20h20)
- Dia 01/09: Espetáculo (18h) | Bate-papo com a plateia (19h20)
Espetáculo Palíndromo
Sinopse da peça de teatro
A peça mostra a relação entre um Candidato e seu Entrevistador para uma seleção de vaga para uma grande empresa. Dessa forma, retrata aspectos relacionados ao abuso de poder, autoritarismo e ao comportamento intimidador presente no mundo corporativo, mas também no ambiente artístico.
O local da entrevista é sombrio e muitos questionamentos e testes absurdos serão propostos ao candidato para garantir o melhor resultado para a empresa. A vaga na qual o Candidato postula é sigilosa, e só quem avançar nos testes descobrirá para qual posto foi aquela seleção. A montagem busca mostrar as contradições envolvidas nas relações desiguais de trabalho por meio dos personagens desenvolvidos.
Proposta de dramaturgia
Inspirado pela dramaturgia de Nick Gill, Harold Pinter, David Harrower e Matt White, a peça “Palíndromo” aborda a fragilidade na posição de entrevistado nas corporações atuais. O ambiente criado segue a exploração de corporações a indivíduos, sendo caracterizado por cenas caricaturais cheias de tensão, onde o paradoxo, o nonsense e o absurdo prevalecem.
É criada uma metáfora para refletir sobre a relação candidato-objeto e as condições desgastantes do sistema de seleção. Assim, a dramaturgia foi construída para criar um Palíndromo na cena, que seguirá o mesmo padrão, ainda que as peças possam mudar.
Proposta de encenação
Esta encenação explora arelação absurda entre as cenas com uma estética expressionista, refletindo as tensões e desgastando o ambiente de esperança. A posição dos personagens é bem definida, mas, se trocada, seria lida da mesma forma.
O objetivo principal da encenação é criar um choque na linguagem, mostrando ao público uma nova perspectiva sobre a crueldade e tornando-a algo natural. Uma sensação de vazio permeia o ambiente, deixando o espectador a refletir sobre a relação doentia dos personagens.
Sobre a Cia Contos da Mala
Com a missão de trabalhar uma dramaturgia viva e produzir um espetáculo em consonância com a atualidade, trabalha para uma pesquisa autoral, tanto na escrita quanto na interpretação.
Os integrantes, vindos de diversas escolas e com experiências diferentes, contribuem para que a companhia se apoie em seus repertórios pessoais e sensíveis.
Dentre as trajetórias de formação estão: Escola de Arte Dramática- USP, INDAC, CPT, Núcleo de Dramaturgia SESI- British Council, Senac, Macunaima, entre outros.
Assim, embora se configure como uma companhia recente, nutre-se das experiências dos artistas e faz de todo o desejo de pesquisa, sua força de criação.
A peça é uma promoção da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, com apoio do Centro Cultural da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e da FOB-USP.
Serviço
Espetáculo “Palíndromo”
Datas: 30 e 31 de agosto, às 19h, e dia 1º de setembro, às 18h
Local: Teatro Universitário da FOB-USP (Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75)
Entrada: gratuito com doação de 1 litro de leite