Roberta Rodrigues, mãe, escritora e pedagoga, sempre gostou de escrever. “Cada palavra é uma borboleta colorida que eu coleciono e transformo em histórias que espero que inspirem e encantem.”
A autora, que já tem outros quatro livros infantis, vê na literatura uma oportunidade de oferecer às crianças histórias que não apenas entretêm, mas também educam e inspiram. Em sua nova obra, ela explora o universo do cordel, um gênero literário tradicional do Nordeste, que mistura poesia e narrativa em versos rimados.
O livro “Pedro: o menino do coração nordestino” é inspirado no trabalho do bauruense Pedro Popoff. Desde a infância, o garoto se encantou pela cultura nordestina do Brasil. Com o tempo, se aprofundou no tema e, há cerca de cinco anos, criou a Cordelteca, um espaço dedicado à literatura de cordel.
O acervo oferece visitas escolares e para interessados, permitindo que mais pessoas conheçam e tenham contato com a expressão literária.
COMO TUDO ACONTECEU
A relação entre Roberta e a Cordelteca começou por meio da filha caçula da autora. “Foi quando a escola de Rachel [filha] organizou uma visita à Cordelteca, na casa de Pedro, que tudo mudou. Minha filha voltou entusiasmada da visita. Os alunos foram até desafiados a escreverem seus próprios cordéis e as histórias que surgiram foram verdadeiras jóias da imaginação. Foi então que surgiu a ideia de escrever este livro”, relata Roberta, logo no prefácio da obra.
O livro aborda temas como a importância de sonhar e a perseverança, refletindo a filosofia de vida de Pedro e a mensagem que ele busca transmitir por meio da Cordelteca. Pedro, se sente honrado por ter sido a inspiração para o livro. “É um presente ver nosso trabalho reconhecido dessa forma. O cordel é uma forma de preservar e compartilhar nossa cultura, e ter uma obra que leve essa mensagem para as crianças é algo muito especial.”
DESAFIOS
A autora detalha o processo de escrita e produção do livro, mencionando os desafios e aprendizados ao se aventurar no gênero do cordel. “Nunca havia escrito um cordel antes. A métrica e a rima específicas são bastante desafiadoras. O Pedro me ajudou a entender como funcionava e, apesar das dificuldades, consegui criar um cordel que fosse acessível para as crianças.”
LANÇAMENTO
O livro “Pedro: o menino do coração nordestino” será lançado no sábado, dia 7. O evento de lançamento, que também celebra o aniversário da Cordelteca, é uma oportunidade para reforçar o papel fundamental que a cultura do cordel desempenha na educação e no desenvolvimento cultural das crianças.
Além do livro, a Cordelteca continua seu trabalho de educação e preservação da cultura do cordel com diversas atividades e parcerias com escolas. Pedro e sua família se dedicam a ensinar e compartilhar a tradição do cordel com o maior número possível de pessoas, mantendo viva essa forma de expressão cultural. O livro pode ser adquirido na cordelteca, no dia de lançamento, na página de instagram da autora e no site da editora Bailer Books.
SOBRE ROBERTA RODRIGUES
Roberta Rodrigues é escritora e pedagoga. Sua paixão pela escrita surgiu ao lidar com questões sensíveis enfrentadas por crianças. Utilizando seu conhecimento em educação, ela escreveu livros como “Depressão Aconteceu Comigo” (Editora Ágape), “A Menina Que Não Gostava de Ir à Escola” e “A Lagarta Que Sofria Bullying na Escola” (Casa Kids Editorial).
SOBRE A CORDELTECA
A Cordelteca de Bauru fica na rua Charles Hughs, 238, no Parque Jardim Europa. É um espaço dedicado à preservação e à promoção da literatura de cordel. Fundada por Pedro e Carla, mãe e filho, a Cordelteca é um ponto de referência para a cultura nordestina e uma importante ferramenta educativa, oferecendo recursos e atividades para escolas e comunidade.