O Observatório Didático de Astronomia da Faculdade de Ciências da Unesp Bauru está com planetário novo e itinerante.
A inauguração será aberta ao público no dia 28 de setembro de 2024, sábado, das 18h às 22h. Não há necessidade de agendamento antecipado, o atendimento será gratuito e por ordem de chegada.
As sessões estão previstas para ocorrerem a cada meia hora e possuem duração média de 20 minutos. O planetário ficará montado na quadra de esportes do Departamento de Educação Física do campus da UNESP Bauru (na mesma avenida do Observatório/IPMet).
Planetário é o nome dado ao projetor de imagens e vídeos localizado no centro de uma cúpula. Esse projetor é o responsável pela simulação do céu e da exibição de outros temas a respeito do Universo na forma de sessões (filmes). A projeção é realizada em uma tela na forma de domo (cúpula) e a plateia fica dentro deste domo para assistir às sessões.
“No observatório, nós observamos o céu em tempo real com equipamentos, como telescópio. Já o planetário, de forma simplificada, é uma espécie de cinema 360°, é uma bolha inflável, em que as pessoas entram para assistir uma simulação do céu real. É como se fosse um cinema”, conta Rodolfo Langhi, professor doutor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Unesp Bauru.
De acordo com Langhi, esse é o primeiro planetário de Bauru. Além disso, há mais de 80 filmes disponíveis para exibição no local. As produções abarcam temas de astronomia e têm caráter educativo.
O planetário itinerante possui o domo inflável, de modo que este planetário pode ser levado para outros locais e cidades. Ele possui 6 metros de diâmetro e acomoda até 35 pessoas por sessão.
Escolas podem solicitar uso de planetário
Por se tratar de uma aquisição com dinheiro público e voltada para a disseminação de conhecimento de física e astronomia, escolas públicas e privadas podem solicitar o uso do planetário. A Unesp será encarregada pelos agendamentos, demais análises e instalações nas instituições. Para isso e mais informações, basta entrar em contato com pelo telefone (14) 3103-6030 ou pelo [email protected].
A compra deste equipamento da empresa brasileira Fulldome foi possível com os recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, a partir da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 36/2022, no valor total de R$ 511.584,00. Neste valor já está incluso o total de R$ 225.904,00 exclusivos para o pagamento de bolsas.
O título do projeto foi: Planetário itinerante para o ensino e popularização da astronomia e exploração espacial.