Nesta quarta-feira, dia 21 de junho, os ritmos do Oriente Médio invadem o Sesc de Bauru. Quem se apresenta é a banda Orkestra Bandida, grupo ligado à Fundação Tarab, formado por músicos multi-instrumentistas, estudiosos e pesquisadores de música oriental. O Fasil, principal ritmo encontrado nas músicas da banda, é um estilo centenário desenvolvido pelos ciganos do oriente nas boates, cabarés e festas.

Fundindo a espontaneidade da música regional brasileira, que encontra em ritmos como o Halij, uma singularidade e um parentesco únicos, a Orkestra Bandida convida todos para uma viagem ao universo cigano em um show com muito bom humor e musicalidade.

Liderada pelo multi-instrumentista Mário Aphonso III, o grupo prepara o seu repertório inspirado na riqueza e variedade do Fasil, uma música de forte influência árabe, praticada principalmente pelos ciganos da Trácia, mas também transitando pelas velhas tabernas e cabarés da Turquia, Egito, Síria, Grécia, Macedônia e muito mais.

Através de uma instrumentação peculiar que inclui alaúde, saz, clarinetes, flauta ney, kaval, violão manouche, rabeca, percussão oriental e contrabaixo, do acústico ao elétrico, a Orkestra Bandida se utiliza da linguagem do Maqam (escalas orientais) e de ritmos ímpares como o Karsilama, além de ir fundo no sistema dos quartos de tom.

Serviço

Show Orkestra Bandida – 21/06, às 21h
Sesc Bauru – Avenida Aureliano Cardia, 6-71
Entrada Gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…