27 novembro 2020 - sexta-feira 14:42 pm
Home Colunistas

Colunistas

Colunistas

Social Bauru

Colunistas

Diversidade, chocotones e democracia


Eu sou um grande fã de Chocotones. Sério! Quando chega o calorzinho típico do oriente médio aqui no centro oeste-paulista nessa época, o que me faz perseverar bravamente até o fim do ano é a certeza de que, muito em breve, delícias natalinas com gotas de chocolate pipocarão nas prateleiras, gôndolas, padarias, postos de gasolina e farmácias. Descobrir o chocotone …

Continue lendo
Colunistas

A gratidão transforma o nosso olhar


Ter gratidão é uma capacidade que, quando conseguimos adquirir, muda nossa maneira de encarar a vida e as pessoas. Gratidão é o “fator esquecido’” na pesquisa da felicidade, avalia Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia. Ele declarou que, se tivesse de nomear três elementos essenciais para criar felicidade e dar sentido à vida, seriam: relacionamentos significativos, gratidão …

Continue lendo
Colunistas

Amor à primeira vista


Com o falecimento da esposa durante o parto, perto pai e filho experimentaram a comunhão da companhia como companheiros. O filho, embora portador de uma rara doença congênita na vista, buscava enxergar o que a vida lhe presenteava a ver. Com o tempo, as brincadeiras infantis foram pouco a pouco emudecidas pelo aceno de uma adolescência questionadora. O que ser, …

Continue lendo
Colunistas

O “eterno” e o “pra sempre” em algum momento chegam ao fim


Em qualquer relacionamento haverá um momento de chegada e outro de partida. Isto é fato no ciclo natural da existência humana. Assim, nos relacionamentos (amorosos ou não), perceba e aceite o momento de terminar o que “já deu o que tinha que dar”. O psicólogo Augusto Cury costuma dizer que “jamais as pessoas devem se tornar proprietárias do sentimento alheio”, …

Continue lendo
Colunistas

A cultura do cancelamento e nossas relações superficiais na internet


Você já deve ter ouvido falar ou praticado o chamado “cancelamento” pelas redes sociais, não é mesmo? Tá em alta agora “cancelar” uma pessoa ou marca. Mas, afinal, o que é essa tal “cultura do cancelamento”? Já tem alguns anos que isto acontece e a ideia é a de chamar atenção para causas, fazer “justiça social”, etc. O cancelamento começa …

Continue lendo
Colunistas

Sangue que nos une para laços que nos separam


Cuidava com exatidão e exaustão da casa com sete filhas. Na roça, um sol assassino assinalava-lhe na suada sina a enxada, a plantação. À noite, a cama de palha, de lençol amarelado, preguiçosamente mal esticado, recepcionada interjetivas trepadas com sua mulher. Dava pra ecoar o prazer poroso do gozo. Ela, na coreografia das coxas flácidas, queimadas de um calor agreste, …

Continue lendo
Colunistas

Sobre morar sozinha


Morar sozinha é viver completamente numa montanha-russa. E em 5 meses, eu já passei por cada uma, que merecia um livro, e umas bem engraçadas (risos). Morar sozinha não quer dizer viver sozinha, e isso, com certeza, ficou muito bem claro para mim. Mas morar sozinha tá sendo uma verdadeira tentativa de realmente me transformar em uma adulta de verdade. …

Continue lendo
Colunistas

Falar mal dos outros: os dois lados da moeda


O hábito de falar mal dos outros está tão enraizado na nossa sociedade que infelizmente não nos damos conta do quanto ele pode prejudicar a vida de todos: aquele que critica, aquele que é criticado. Você já reparou que, na maioria das vezes, as pessoas felizes não falam mal dos outros? Parece que elas, simplesmente, não têm essa necessidade. Mas, …

Continue lendo
Colunistas

A porrada final


De volta para o futuro é sem dúvidas, com o perdão do trocadilho, um clássico atemporal. Quantas tardes quentes dos anos 90 não fiquei sentado no tapete da sala com os olhos esbugalhados (ainda mais do que de costume) enquanto o ‘Doc’ Emmet Brown e seu jovem amigo Marty McFly enfrentavam os emaranhados do fluxo do espaço-tempo, em uma época …

Continue lendo
Colunistas

Vila Falcão: berço de Bauru


A estrada de ferro Noroeste existe pela Falcão ou a Falcão existe pela estrada de ferro Noroeste? O primeiro bairro da cidade guarda na história destaques. Nascedouro da primeira instituição de ensino superior do município, o bairro também é feudo de sambistas – “Ai que vida boa olerê. Ai que vida olará” – e amantes do futebol. Um bairro de …

Continue lendo
123...23Página 1 of 23