versus1

Não, jornalista não é quem vende jornal e relações públicas não é aquele responsável por contar as coxinhas para o evento. Muitas dúvidas – e piadas – já surgiram sobre as duas profissões e, por isso, o Social Bauru conversou com quem realmente entende sobre o assunto para desfazer qualquer desentendimento.

Luana Dias está cursando o último semestre do curso de Relações Públicas na USC e trabalha na Editora Alto Astral, em Bauru. Já Simone Bazotti é formada em Jornalismo pela UNIP e trabalha na 96FM, além de ser uma das organizadoras do evento Blogando, evento sobre Internet que acontece em Bauru.

Juntas, elas conversaram sobre essas duas profissões e tiraram todas as dúvidas sobre o assunto. “Essa briga existe, mas todos precisam entender que uma hora ou outra, vamos nos trombar e vamos precisar trabalhar em conjunto”, diz Simone. Confira mais detalhes do bate-papo!

O que faz um RP e um jornalista?
Luana:
“A profissão de relações públicas é bem ampla. Ela tem várias opções com diferentes departamentos em que o profissional pode atuar. Por exemplo: dentro de uma assessoria de comunicação existem várias atividades que podem ser exercidas por um profissional de relações públicas, como assessoria de imprensa, endomarketing, comunicação interna e responsabilidade social, entre outras. Esse profissional também pode atuar com organização de eventos. Então, são várias áreas de atuação e depois que eu entrei na faculdade, eu me informei muito mais sobre o assunto. É muito mais que só organização de eventos. Na verdade, eu tenho um sonho de que, um dia, todo mundo vai saber que não organizamos só eventos e podemos fazer muito mais! (risos)”.

Simone: “Fazer jornalismo é informar e ter um olhar diferente sobre tudo. Assim como o profissional de relação públicas, o jornalista têm várias formas de atuar. Ele pode ser produtor, repórter de TV, de rádio, trabalhar no meio impresso ou nas redes sociais. Assim como existem várias formas de você buscar a notícias, existem muitas maneiras de você atuar no mercado de trabalho. E, da mesma forma como a Luana, eu também não sabia muito bem o que fazia esse profissional. Eu havia pesquisado antes para saber mais sobre a profissão e sempre gostei muito de tudo o que envolvia comunicação. Tanto que fiz um curso na área de comunicação, antes de entrar na faculdade. Mas foi na faculdade que eu descobri que podia fazer muito mais coisas!”

Profissões que se complementam!
Apesar da ‘rixa’ que existe entre os profissionais, no dia a dia, um precisa da ajuda e do conhecimento do outro. Como aconteceu com Simone, que na primeira edição do Blogando, se viu perdida ao ter que organizar um evento pela primeira vez! “Para organizar o Blogando, precisamos buscar a opinião de profissionais de RP para nos ajudar e para saber se estávamos fazendo do jeito correto”, diz a jornalista e Luana completa: “Acredito que em jornalismo tenha essa disciplina de uma forma muito vaga, assim como nós também temos coisas de jornalismo, mas nada muito completo. É por isso que um precisa do outro. Essa ‘rixa’ existe muito e eu senti logo que entrei na faculdade, mas depois de um tempo, você entende que um não vai ocupar o lugar do outro.”

versus1-2

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…