calor-moda

Todo mundo concorda que não está fácil aguentar o calor que está fazendo, não é mesmo? Por isso, para aliviar a sensação quente, as pessoas procuram utilizar roupas mais curtas e leves. Mas aí surge a dúvida na hora de se vestir para o trabalho: qual é a peça mais adequada para encarar o calor no ambiente corporativo?
É isso o que ensina Carla Costa, docente da área de moda do Senac Bauru. Segundo Carla, é possível utilizar algumas estratégias na hora de se preparar para o trabalho. “Nesse período de tempos quentes, uma roupa bem escolhida pode colaborar para a diminuição da sensação de calor”, garante.

Mais leve!
Optar por roupas leves e feitas com tecidos de fibras naturais facilita a vida de quem fica o dia todo fora de casa. Roupas feitas de algodão, seda, viscose e de malha, com gramatura mais leve, também são ótimas escolhas.
“As opções feitas com tecidos naturais são mais frescas por permitirem que o corpo respire. Isso porque, a transpiração e a liberação de calor são auxiliadas por esses tecidos. O oposto acontece com a maioria dos sintéticos, que prendem o calor no corpo aumentando a sensação quente”, explica

As cores também podem contribuir para o alívio do calor. A recomendação é optar por peças de tons mais claros, pois absorvem menos calor. Entretanto, a docente avalia que é preferível escolher uma roupa preta, feita de tecido natural, do que uma branca sintética. “Neste caso a de fibra natural, mesmo escura, será mais fresquinha”, avalia.

Não esqueça o bom senso em casa
Sobre a forma de se vestir, é preciso ter cuidado para não perder a credibilidade. Mesmo no calor, algumas escolhas jamais podem fazer parte do uniforme de trabalho. “A imagem pessoal é o nosso cartão de visitas, a forma como nos vestimos e nos comportamos é o que causará as impressões nas outras pessoas, como por exemplo, organização, competência e credibilidade”, afirma.

Mesmo no calor, o bom senso deve prevalecer. Para as mulheres, as saias devem ser de comprimento mediano e de acordo com a idade. Para as mais novas o comprimento pode ser na altura ou logo acima dos joelhos – até no máximo dois centímetros.

“Os vestidos também são uma ótima solução. Somente é preciso se atentar para o comprimento e decotes, que não devem ser muito acentuados. Os vestidos longos são uma boa pedida, por serem mais sérios”.
Já para os homens, as opções são mais restritas. “Os shorts não combinam com ambientes formais, nem para homens nem para mulheres. Já as camisetas devem ser usadas somente em trabalhos mais informais e as regatas jamais. Esse tipo de peça só é aceita nos momentos de lazer ou para pessoas que trabalham em piscinas ou praias”, ressalta.

Para esse público, a docente sugere pequenas dicas que podem auxiliar a enfrentar os dias quentes. “Escolha bem as meias, quanto mais frescas, melhor. Os sapatos devem ter aberturas internas ou furinhos no couro para que os pés possam respirar”, finaliza.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Salgadinho vem a Bauru para festa de pagode dos anos 90 no E.C. Beija Flor

A partir das 21h de 18 de maio, sábado, ocorre a festa Pagode 90 do Beija na sede Esporte …