ka-valentim-bauru

A sensualidade do Fogo, a vitalidade da Terra, a fluidez da Água e a suavidade do Ar. As possibilidades na associação dos quatro elementos da natureza a diferentes formas de expressão corporal na dança do ventre são o tema do espetáculo “Alma Feminina e os Quatro Elementos”, que será apresentado no dia 15 de novembro às 17h no Teatro Municipal.

“Cada trecho da música pede um tipo diferenciado de expressão, técnica e emoção, e quem desenvolve todas essas habilidades pode ser considerada uma bailarina completa”, explica a professora de dança do ventre Karina Valentin, organizadora do evento. O espetáculo temático, idealizado a partir do workshop ‘Os quatro elementos e a expressão da dança’, da mestra Ju Marconato, traz alunas e professoras em diferentes interpretações e expressões da música árabe em:

*solos de percussão ou ritmos folclóricos fortes, que pedem marcações precisas e destacadas de quadril, relacionando-se à vitalidade e força da Terra;
*canções alegres, que exigem interação com o público de forma espontânea, divertida, flexível, como a água.
*solos de instrumentos melódicos, que combinam com uma postura mais introspectiva, sedutora, elegante. Os
movimentos sinuosos e ondulações lembram a sensualidade do fogo.
*músicas suaves, leves, muitas vezes com uso de véus e giros, que se relacionam ao elemento ar.

Festival Flores do Oriente
Também no dia 15 de novembro, às 20hs, terá lugar a 7ª edição do Festival Flores do Oriente. A atração principal é a grande estrela Aziza Mor, que irá dançar pela primeira vez em Bauru. Mas esse não é o único diferencial da noite: “teremos coreografias adaptadas das festas ‘BellyCrazy’, que acontecem regularmente em nossa escola.

O objetivo é dançar músicas que não sejam árabes, mas usando técnicas da dança do ventre para desenvolver a criatividade e estimular a desenvoltura nas alunas”, explica a bailarina Karina. “Também apresentaremos uma coreografia elaborada pelo mestre do Folclore Árabe Téo Versiani, que esteve em nossa escola ensinando e aprimorando esse estilo com nossas alunas”, complementa. E como preparar as bailarinas para a ‘maratona’ de dois espetáculos no mesmo dia? “O estudo do tema, a escolha das músicas, dos figurinos e o aprendizado das técnicas e das coreografias começa no início do ano”, explica a professora. “Na véspera das apresentações, é maravilhoso ver as alunas tomando a iniciativa de ensaiarem juntas, de se ajudarem. Assim, surgem as verdadeiras amizades, que certamente contribuem para a harmonia das coreografias no grande dia e para o prazer de dançar”, finaliza Karina.

Serviço
“Alma Feminina e os Quatro Elementos”: 15 de novembro, 17h.
7º Festival Flores do Oriente: 15 de novembro, 20h.
Teatro Municipal de Bauru – Av. Nações Unidas, 8-9, Bauru/SP.
Ingressos: R$ 25 (antecipados). No dia, R$ 50 (estudantes com carteirinha, maiores de 60 anos e crianças pagam meia-entrada).
Pontos de venda: Vitaderm (R. Joaquim da Silva Martha, 14-06) e Ká Valentin Escola de Dança (Av. Duque de Caxias, 12-68 – piso superior, sala 4)

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Elba Ramalho faz show gratuito na Arena Paulo Skaf em Bauru

No dia 10 de maio, às 20h, a Arena Paulo Skaf em Bauru recebe o show da Elba Ramalho. Conh…