ilustracaovetorial

‘Como eu posso ajudar outras pessoas?’ Foi a partir dessa indagação que Phabio Rosa, designer formado em Bauru, começou o seu projeto – escrever um livro para auxiliar outros profissionais da área.

“2014 foi um ano de muitas surpresas. Uma delas foi que minha mãe adoeceu bastante e quase a perdi. Ela sempre me incentiva com os estudos e me deixa fazer o que gosto. Foi aí, nesse momento, que parei e pensei: qual poderia ser minha contribuição para as outras pessoas?”, relembra emocionado.

Depois de um ano de muito trabalho, o livro A Arte da Ilustração Vetorial foi finalizado com conteúdo totalmente prático para fazer ilustrações com o programa Adobe Illustrator. “O principal objetivo do livro é propor uma experiência a designers, ilustradores e interessados pelo assunto, para que eles possam explorar mais os recursos e ferramentas do programa de uma forma dinâmica”, afirma.

O Social Bauru conversou com o designer, que falou mais sobre o projeto. Confira!

Quando você teve a ideia de escrever esse livro?
Acho até engraçado dizer, mas ideia surgiu de uma dificuldade minha. Eu tive a oportunidade de estagiar e trabalhar em algumas empresas na área de design, animação e ilustração. E o maior problema que tinha era quando precisava alterar uma ilustração, às vezes perdia mais tempo refazendo do que produzindo, isso quando eu usava o Photoshop. Aí, comecei a procurar outros programas de arte digital que pudesse otimizar minhas produções e acabei me adaptando melhor com a ilustração vetorial. E, desde 2009, venho aprimorando técnicas e recursos para minhas ilustrações digitais.

E o livro demorou quanto tempo para ficar pronto?
Comecei a escrever em abril de 2014 e no final do mesmo ano ficou pronto. Nesse período, separei o conteúdo por capítulos para facilitar o entendimento, coloquei dicas para agilizar o fluxo de trabalho, processos criativos e uma análise das construções de algumas ilustrações. Também teve a participação de outras pessoas para testar todo o material, já que eu precisava ter certeza que tudo está funcionando no livro.

Você teve a ajuda de muitas pessoas?
Acho que posso dizer que sou apenas idealizador do projeto. Se eu não tivesse vivenciado essas experiências com outros profissionais da área, professores e amigos, toda essa bagagem seria muito singular. O livro só chegou nesse formato e consistência por causa que todos os envolvidos contribuíram diretamente ou indiretamente com o projeto.

E existe algum outro livro desse segmento?
Existem diversos livros que falam sobre o Adobe Illustrator. Ele é um programa bastante usado para desenvolver ilustrações geométricas, logos, ícones e outras peças gráficas. A proposta do livro é justamente fazer a desconstrução dessa geometria para criar ilustrações mais orgânicas e fluidas. É nesse ponto que acredito que o livro tem um diferencial a ser explorado pelo usuário.

Já está à venda? Como as pessoas podem adquirir?
O livro está na pré-venda. Eu coloquei o projeto em um site de financiamento coletivo, o Catarse, e lá tem várias recompensas inclusive a do livro. As pessoas podem acessar o catarse.me/artevetorial para garantir seu exemplar, pois a edição é limitada.

De alguma forma é a realização de um sonho ter feito esse projeto, né?
Sem dúvidas. É um misto de retribuição pelos anos que estudei e ao mesmo tempo uma homenagem a todas as pessoas que continuam me ajudando nessa caminhada. Mas esse sonho só vai ter um valor mais significativo quando esse livro estiver nas mãos de vocês.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…