Eles eram amigos de faculdade, compartilhavam momentos um da vida do outro e, uma década depois, Ana Carolina Ferreira e Rodrigo Carvalho resolveram unir o que tinham em comum: a vontade de empreender. Hoje, os dois jornalistas estão em um novo projeto profissional e apostam em uma revista totalmente digital voltada ao meio ambiente.
A revista Ação Sustentável conta com matérias, entrevistas e dicas sobre economia de água, energia, reciclagem e ações de empresas que estão transformando o mundo em um lugar melhor para se viver.
“Desde o começo, chegamos à conclusão que boas ações precisam ser mostradas e a gente tem essa ambição de ser um espaço para estas empresas mostrarem o que fazem, porque muita coisa boa acontece e as pessoas não sabem”, diz Rodrigo.
Nessa entrevista, os dois profissionais comentam sobre os desafios da amizade de uma década, como o surgiu a ideia desse projeto tão inovador e mais detalhes da revista que será lançada hoje (6/4), em Bauru! Confira:
Como vocês se conheceram?
Rodrigo:Nos conhecemos na faculdade, há dez anos.
E esta é a primeira vez que vocês estão trabalhando juntos?
Rodrigo: Sim. É a primeira vez que estamos trabalhando juntos. Depois da faculdade, fizemos pós-graduação juntos e mantivemos o contato. E eu sempre tive este projeto voltado para a área ambiental. Nesse tempo, eu adquiri alguns contatos que me ajudaram a trabalhar no ramo da sustentabilidade, além de atuar com assessoria de imprensa, mas eu sentia falta de trabalhar com mais alguma coisa dentro do jornalismo. E como eu tenho perfil de empreendedor, eu criei este projeto. Eu acho que, quando a gente tem esse sonho, tem que correr atrás.
E não é todo mundo que sonha junto com a gente, né?
Rodrigo: Exatamente. E a Carol sempre acreditou desde o começo. Nós temos uma amizade muito sincera. Eu sempre disse que a gente nunca ia poder competir um com o outro. Trabalhar no mesmo lugar e disputar as coisas no mesmo ambiente de trabalho. Mas desde o começo, quando eu tive a ideia da revista digital, eu já pensei na Carol, porque sabia que ela ia se dedicar como eu. Ela tem o mesmo perfil empreendedor que eu tenho.
Nem na época da faculdade vocês imaginavam que trabalhariam juntos?
Rodrigo: Na verdade, na faculdade nem eu, nem a Carol sabíamos que tínhamos este espírito empreendedor. Aliás eu acho que isso é comum em todo estudante de comunicação. Eu nunca me imaginei empresário. Hoje eu também trabalho com assessoria de imprensa e foi sem querer. Passei por todos os meios do jornalismo e a assessoria veio por último. Tive que me tornar empreendedor “na raça” e descobri que tinha este perfil. E eu e a Carol procuramos uma pós-graduação que nos aprofundássemos em administração. Acho que foi aí que começamos a perceber que podíamos trabalhar em algo juntos.
E quando vocês tiveram a primeira conversa?
Carol: Em julho do ano passado.
Rodrigo: Tudo começou bem devagar e eu só tinha o escopo do projeto, porque eu queria saber se ela ia acreditar na minha ideia. Eu tenho muitas ideias, mas para colocar tudo em prática é preciso ajuda de outra pessoa. Além disso, você precisa de alguém sempre te motivando. Até já aconteceu de um estar desanimado e contar com a ajuda do outro. Eu acho isso muito positivo, por isso sabia que eu precisava de alguém com este espírito. Aí eu mostrei o projeto e ela topou.
São só vocês dois no projeto?
Carol: Hoje sim. Já tivemos outras pessoas, contamos com a ajuda de outros profissionais, mas desde o começo o projeto é nosso.
Como funciona o projeto?
Rodrigo: É uma revista trimestral, voltada ao meio ambiente e totalmente online.
Carol: Ela é nacional, mas também queremos colocar bons exemplos locais. Bauru é nossa casa e queremos valorizar atitudes de pessoas daqui. Na revista colocamos ações que valorizam a preservação do meio ambiente. Hoje, chegamos a conclusão que tudo está relacionado a este assunto.
Rodrigo: Com a diferença que a gente foca mais em negócio e ações empresariais. A revista, primeiramente, é para este público. Falamos de ações de empresas que contribuem para uma vida melhor. Desde o começo chegamos a conclusão que boas ações precisam ser mostradas, e a gente tem essa ambição de ser um espaço pra estas empresas mostrarem o que fazem, porque muita coisa boa acontece e as pessoas não sabem. Então, agora, no começo ela será lançada a cada três meses, por queremos ir devagar. E conforme ela for crescendo nós vamos aumentar as edições. Hoje ela está com 32 páginas, com espaço para dicas, entrevistas e matérias.
Carol: Apesar da revista ser voltada para o meio empresarial, ela tem uma linguagem fácil que o cidadão comum consegue entender. Se a gente traz uma história de uma empresa que conseguiu economizar água, por exemplo, as pessoas comuns também conseguem trazer isso para o cotidiano delas. É obvio que as pessoas não vão fazer grandes obras como as empresas, mas trazemos dicas que elas podem aplicar no dia a dia. Além disso, é importante que as pessoas saibam quais são as empresas que se preocupam com a preservação ambiental.
Destas histórias que vocês já escreveram, conseguem destacar alguma?
Rodrigo: É difícil destacar uma, porque todas têm seu mérito. A partir do momento que traz um benefício para o planeta, já é válido.
Carol: Nesta primeira edição, a gente traz exemplos de economia de energia e água, além de uma empresa que trabalha com reciclagem de banner de campanha política. Eles encontraram um meio de economizar dinheiro e evitar que o material fosse jogado fora.
Rodrigo: A revista também pode ajudar a começar a desenvolver mais pesquisas a partir desses exemplos. Descobrir que uma empresa faz um determinado serviço voltado ao meio ambiente, pode ajudar a desenvolver mais estudos. A gente quer ser esse canal e aproximar as empresas do público leitor. Sem contar que v amos manter um site sempre atualizado com as novidades que estão acontecendo.
Em algum momento vocês ficaram com medo de ser uma revista totalmente digital?
Rodrigo: Sim, deu medo. Mas o nosso projeto é inovador, então teria que ser assim. Sem contar que, com o impresso, a gente não teria o alcance que vamos ter no digital.
Como foi ver a revista pronta depois de tanto tempo de trabalho?
Rodrigo: Nossa, foi emocionante! Ela ficou ainda mais bonita do que a gente esperava e estamos muito felizes. Agora temos que trabalhar ainda mais e conseguir mais apoio, o que é difícil, já que se trata de um veículo novo. Mas conseguimos o apoio do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) que está sendo muito importante. Mas quem lê e conhece o projeto sabe que é de qualidade e que estava faltando algo assim no mercado.
E qual a melhor e a pior coisa em se trabalhar com amigo?
Carol: Olha, nós dois somos muito parecidos! (risos) Nós dois temos opiniões fortes, somos muito criativos e nos ajudamos muito. Mas no geral é muito bom trabalhar com amigo porque a gente se conhece e sabe o limite um do outro. Sem contar que, quando um está mais desanimado, o outro já sabe sem precisar falar muito. E o mais importante: temos muita confiança um no outro.
Rodrigo: Logo que eu tive a ideia e chamei a Carol, eu sabia que ela ia sonhar junto comigo. Tinha certeza que ela não ia só participar do projeto e hoje eu posso dizer que fizemos tudo a quatro mãos. Claro que contamos com mais ajuda, inclusive para o designer da revista que ficou lindo, mas o projeto é nosso. Então, apesar de a gente ter opiniões muito fortes, nós conseguimos dialogar muito bem e admiramos muito o trabalho um do outro.
O lançamento da revista Ação Sustentável acontece hoje (6/4), às 19h30 no auditório do Ciesp Bauru, localizado na Avenida Joaquim Marques Figueiredo 7-8, Distrito Industrial
Para saber mais, acesse: www.revistaacaosustentavel.com.br