bauru no google

bauru no google
Foto: Divulgação

Gabriela Salgado, Julia Amaral, Pedro Cintra e Sofia Trecenti, alunos do colégio Four C Bilingual Academy, de Bauru, formam a equipe “MoonExplorers”, equipe que está representando o Brasil na segunda fase de uma competição do Google.

Esta é a quarta edição da competição que envolve estudantes de 8 a 17 anos do mundo todo. Chamada de Moonbots, em alusão às palavras Lua e robôs em inglês, a competição atraiu mais de 200 equipes de vários países. As três melhores equipes ganharão materiais de robótica e uma viagem ao Japão para conhecerem as equipes que estão participando da Google Lunar XPRIZE, competição que vai selecionar uma equipe para enviar um robô de verdade à lua.

Apenas duas escolas brasileiras tiveram equipes selecionadas e irão enfrentar, já na próxima etapa, alunos dos EUA, Índia, Romênia, Tailândia, Israel, Itália, México, Malásia, Estônia e Espanha.

Os estudantes venceram a primeira etapa, onde tiveram que produzir uma história no formato de texto ou vídeo com o tema “o que nos inspira sobre a lua?”. Agora, a próxima tarefa é desenvolver um robô capaz de desempenhar uma série de desafios em uma maquete da superfície lunar. “Somos um grupo unido e cada um de nós tem talentos diferentes. Acreditamos que isso irá enriquecer nosso trabalho”, comentaram Julia Amaral e Pedro Cintra.

O capitão da equipe, o empresário Carlos Renato Trecenti, pai da aluna Sofia, ressaltou o trabalho em equipe realizado pelo grupo. “A competição ajuda a desenvolver várias habilidades: planejamento, criatividade, interpretação de regras, busca de conhecimentos. Mas, na minha opinião, o destaque é o trabalho em equipe. Eles precisam ouvir uns aos outros, construir consenso, perceber o momento de liderar e ser liderado. E tudo isso acontece de modo divertido, pois estão explorando temas apaixonantes: exploração espacial e robôs”, disse.

Além do robô, a equipe terá de fazer uma exposição ao público, mostrando que estudar Matemática, Ciências, Tecnologia e Engenharia, pode ser divertido. Neste sentido, a construção do robô, o estudo da lua e o tema da exploração espacial são os principais temas.

O local definido pelos alunos foi o Boulevard Shopping. A equipe estará com estande no dia 22 de agosto, sábado, das 14 às 18 horas, no hall do cinema. Depois da exposição, haverá a apresentação ao vivo via Skype que é uma outra etapa e será marcada em dias diferentes para cada equipe. A somatória da pontuação de vários elementos é que irá ser usada para a definição dos vencedores, por isso a importância de realizar todas as provas.

Outra ação que será realizada pela equipe é a doação de kits de robótica para uma instituição que trabalhe com jovens. A equipe “MoonExplorers” decidiu doar para o Projeto Colmeia. A doação será no dia 26 de agosto.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…