bauru no google

bauru no google
Foto: Divulgação

Gabriela Salgado, Julia Amaral, Pedro Cintra e Sofia Trecenti, alunos do colégio Four C Bilingual Academy, de Bauru, formam a equipe “MoonExplorers”, equipe que está representando o Brasil na segunda fase de uma competição do Google.

Esta é a quarta edição da competição que envolve estudantes de 8 a 17 anos do mundo todo. Chamada de Moonbots, em alusão às palavras Lua e robôs em inglês, a competição atraiu mais de 200 equipes de vários países. As três melhores equipes ganharão materiais de robótica e uma viagem ao Japão para conhecerem as equipes que estão participando da Google Lunar XPRIZE, competição que vai selecionar uma equipe para enviar um robô de verdade à lua.

Apenas duas escolas brasileiras tiveram equipes selecionadas e irão enfrentar, já na próxima etapa, alunos dos EUA, Índia, Romênia, Tailândia, Israel, Itália, México, Malásia, Estônia e Espanha.

Os estudantes venceram a primeira etapa, onde tiveram que produzir uma história no formato de texto ou vídeo com o tema “o que nos inspira sobre a lua?”. Agora, a próxima tarefa é desenvolver um robô capaz de desempenhar uma série de desafios em uma maquete da superfície lunar. “Somos um grupo unido e cada um de nós tem talentos diferentes. Acreditamos que isso irá enriquecer nosso trabalho”, comentaram Julia Amaral e Pedro Cintra.

O capitão da equipe, o empresário Carlos Renato Trecenti, pai da aluna Sofia, ressaltou o trabalho em equipe realizado pelo grupo. “A competição ajuda a desenvolver várias habilidades: planejamento, criatividade, interpretação de regras, busca de conhecimentos. Mas, na minha opinião, o destaque é o trabalho em equipe. Eles precisam ouvir uns aos outros, construir consenso, perceber o momento de liderar e ser liderado. E tudo isso acontece de modo divertido, pois estão explorando temas apaixonantes: exploração espacial e robôs”, disse.

Além do robô, a equipe terá de fazer uma exposição ao público, mostrando que estudar Matemática, Ciências, Tecnologia e Engenharia, pode ser divertido. Neste sentido, a construção do robô, o estudo da lua e o tema da exploração espacial são os principais temas.

O local definido pelos alunos foi o Boulevard Shopping. A equipe estará com estande no dia 22 de agosto, sábado, das 14 às 18 horas, no hall do cinema. Depois da exposição, haverá a apresentação ao vivo via Skype que é uma outra etapa e será marcada em dias diferentes para cada equipe. A somatória da pontuação de vários elementos é que irá ser usada para a definição dos vencedores, por isso a importância de realizar todas as provas.

Outra ação que será realizada pela equipe é a doação de kits de robótica para uma instituição que trabalhe com jovens. A equipe “MoonExplorers” decidiu doar para o Projeto Colmeia. A doação será no dia 26 de agosto.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Amanda Araújo
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Prefeitura lança aplicativo com monitoramento da pandemia de COVID-19

Lançado na última segunda-feira (10), o aplicativo “Combate Coronavírus“. Idea…