bauru-pequim

Muitas pessoas podem torcer o nariz ao receber o convite para morar em Pequim, na China. Até a jovem Victoria Levote confessa que já sabia que não seria fácil. Mas com o tempo, este país ganhou o coração da modelo que nçao pretende voltar tão cedo para Bauru.

Desde julho morando em Pequim, Victoria revela as facilidades do local, as curiosidades como o banheiro chinês e o fato de eles sempre pedirem para tirar com ocidentais e comenta mais detalhes de seu dia a dia. Parece inusitado viver em um local diferente do nosso? Pois é exatamente isso que a modelo mais gosta!

Nesta entrevista, ela comenta sobre a sua vida em meio a mais de 20 milhões de pessoas. “Mesmo com todos os problemas e dificuldades, a China vale demais a pena!”

Confira:

Quando você foi para Pequim? Foi a trabalho? Como surgiu o convite?
Victoria: Eu vim pra Pequim em julho, a trabalho. O convite surgiu após a minha estadia na Índia. Estava trabalhando lá e como meu visto estava acabando, decidi emendar uma viagem na outra e acabei vindo pra Pequim.

E quais as outras experiências que você tem no exterior?
Victoria: Essa é minha segunda viagem internacional… A primeira foi pra Índia, onde fiquei de fevereiro a julho desse ano.

O que veio à sua cabeça quando você soube que iria para a China? O que sabia do local que iria morar?
Victoria: Na verdade, eu não crio muitas expectativas sobre os lugares que eu vou. Como é uma cultura muito diferente, sempre tento ter uma mente muito aberta sobre o que vem pela frente. Mas eu sabia que Pequim era uma cidade louca, mas com muitas coisas boas. No fim, vi que era verdade.

11811582_10204773225558179_7300745767062975459_nE neste tempo você teve boas surpresas em relação ao local?
Victoria: Sim! Nunca pensei que fosse conhecer tanta gente, de diferentes nacionalidades! Acho que essa foi a melhor surpresa que eu poderia ter aqui. Mas outra coisa boa é que pelo menos o mapa do metrô tem a opção de ser em inglês! Então, quando tenho tempo livre, sempre tento ir pra lugares legais e interessantes, e com o metrô sendo assim, facilita muito!

O que mais te agrada aí? Algo que na sua opinião deveria ser igual no Brasil?
Victoria: A cidade em si me agrada muito! A paisagem, os prédios, a estrutura da cidade também é muito boa. E algo que deveria ser igual ao Brasil é a comida! O que mais sinto falta aqui é de um bom arroz e feijão com bife. Em resumo: comidas normais!

E você fala mandarim? Como está ‘se virando’ com a língua local?
Victoria: Olha, mandarim não é uma língua fácil não! Então não falo muita coisa, a não ser por expressões que usamos no dia a dia. As mais fáceis são: ‘Ni hao’, que significa ‘olá’,’ e ‘Xie Xie’, que significa ‘obrigada’.

E a comida? Quais os pratos diferentes que você experimentou?
Victoria: A comida é um negocio estranho, viu! Muitas coisas que nunca vi na vida ou que nem sei o nome! E pra ser sincera, já experimentei tanta coisa diferente, que nem lembro mais! Mas são coisas que nunca vi no Brasil.

O que está achando das pessoas daí? Foi um choque cultural?
Victoria: Foi um choque muito grande! Porque é bem raro achar um chinês que fale inglês. Então, a comunicação é bem engraçada! Sempre tentamos usar sinais e, quando possível, algum tradutor online.
Pra mim, a vida aqui é bem parecida com a de São Paulo, mas a única diferença é que eles falam chinês e dificilmente a conversa vai ser fácil de entender.

Conseguiu visitar outros lugares? Se pudesse selecionar 3 lugares mais bonitos que você já visitou aí, quais seriam?
Victoria: Consegui! Eu fui na Grande Muralha da China, na cidade de Badaling (que é a parte da muralha mais perto de Pequim); fui ao Zoológico de Pequim – e vi muito animais! Pra ir lá precisa de, no mínimo um dia livre, porque é muito grande! Fui também ao Templo do Céu e a um bairro chamado Houhai, que é uma área de barzinhos e restaurantes, mas é em torno de um lago. Planejo ir na Cidade Proibida também, sem dúvida nenhuma!

Quais as dicas que você dá para quem sonha em conhecer a China?
Victoria: Venha com tempo e paciência! Tempo porque os lugares são lindos, e paciência porque sempre vai ter fila e muitos chineses! Quando visitar algum lugar, você vai ter a certeza de que está no país mais populoso do mundo.

Você lembra de alguma história engraçada ou inusitada que viveu aí para contar?
Victoria: Acho que a coisa mais inusitada que aconteceu comigo, e que eu nunca vou esquecer, é usar um banheiro chinês! Aqui eles não tem vaso sanitário normal, assim como no Brasil. É praticamente uma vala no chão, com uma descarga. De primeira, é uma coisa muito, mas muito estranha e desconfortável, mas depois de um tempo você se acostuma… Eu demorei um mês e meio pra poder tomar coragem e usar!

Você pensa em voltar para o Brasil? E o que mais vai sentir falta daí?
Victoria: Penso em voltar sim, mas não tão cedo. Ainda quero conhecer muitos lugares antes de voltar. E o que mais vou sentir falta daqui é a liberdade que eu tenho. Mesmo com todos os problemas que enfrento, ainda posso ir e vir tranquilamente, conhecer o que eu quiser, conversar com quem eu bem entender, e preço nenhum paga isso!

Vale a pena se aventurar na China?
Victoria: Vale muito a pena! Os chineses, mesmo com o problema de comunicação, sempre vão tentar te ajudar com um sorriso no rosto. Basta ser gentil e simpático, e eles vão retribuir isso. E uma dica: não se espante se caso você estiver andando na rua e muitas pessoas te olharem ou pedirem pra tirar foto! Dependendo do lugar onde você está, a maioria dos chineses nunca viram pessoas ocidentais e para eles, provavelmente, vai ser a primeira e única vez que vão ver uma pessoa loura de olho azul, ou uma pessoa com cabelo cacheado, ou com qualquer outra característica que seja diferente da deles, então é bem comum eles te pegarem pelo braço quando vão tirar foto ou até mesmo colocar a mão no ombro. Pode até parecer estranho, mas a sede que eles têm por pessoas diferentes é muito interessante! E mesmo com todos os problemas e dificuldades, a China vale demais a pena!

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…