teatro bauru
 

Nesta sexta (27), começa a programação do 5º Festival de Teatro Independente de Bauru, o Festinbau, que acontece integrado ao projeto Quintal Teatral, contemplado pela Lei de Estímulo à Cultura de Bauru, com apoio da Associação de Teatro de Bauru (ATB).

Um dos pontos fortes do Festinbau é reunir companhias, diretores e atores da cidade, região e outras cidades, contribuindo para a formação de público e valorização do teatro independente. Além da apresentação de espetáculos de linguagens e gêneros diversos, outra vertente do festival é a formação teatral, através de oficinas. A maioria da programação estará concentrada na Casa de Cultura Celina Neves.

Outro destaque fica para a mostra de cenas competitivas, com premiação em dinheiro. Os interessados podem inscrever suas peças até dia 30 de dezembro de 2015 (as cenas da mostra competitiva acontecem nos dias 01/12 e 03/12). Podem ser inscritos trabalhos na área de artes cênicas (teatro em caráter competitivo; dança e circo em caráter de mostra). Cada artista/grupo poderá inscrever no máximo de duas cenas, que devem ter duração entre cinco e doze minutos. Serão premiadas com troféu as seguintes categorias: – Melhor Cena – Melhor Diretor – Melhor Ator – Melhor Atriz – Melhor Ator Coadjuvante – Melhor Atriz Coadjuvante – Melhor Texto Original – Melhor Sonoplastia.

Confira a programação:

27/11, às 20h: Espetáculo “Convite para um café”, com Grupo de Teatro Delivery (São Paulo, SP).
Sinopse:

Sérgio, assim como a maioria das pessoas nesse mundo, quer se apaixonar. Mas quanto mais tenta se aproximar de Vânia, mais ela se afasta. O que falta a ele para conquistá-la de vez? Essa história poderia acontecer em qualquer lugar do mundo, agora mesmo, com a pessoa ao lado, com um amigo, com você.
Autoria, direção e atuação: Roberto Borenstein

28/11, às 9h: Oficina “O teatro fora dos teatros: Reflexões sobre o fazer teatral em espaços não convencionais”, com Grupo de Teatro Delivery
Tópicos a serem abordados na oficina:
– filosofia de trabalho do Grupo Teatro Delivery
– diferenças básicas entre apresentações em locais privados e em locais públicos
– o “teatro camaleão” do Grupo Teatro Delivery
– criação de cenas: processo de trabalho do Grupo Teatro Delivery

28/11, às 20h: Espetáculo “Coquetel de cenas”, com Grupo de Teatro Delivery
Sinopse:

O patrocinador de um festival de teatro cancela seu apoio e os grupos convidados não conseguem chegar à cidade. Mas um voluntário sonha o sonho impossível e decide fazer acontecer o festival. Após muita luta, é chegado o grande dia das apresentações. E o público presente poderá eleger a peça vencedora do “Coquetel de Cenas”.
Autoria, direção e atuação: Roberto Borenstein

29/11, às 9h: Oficina “Estudo imagético da direção”, com Fábio Valério (Bauru, SP).

29/11, às 20h: Espetáculo “Café?”, com Companhia Efêmera/Tatiana Lenna (São Paulo, SP).
Sinopse:
Uma mulher toma um café atrás do outro, num acordar que só cessa uma vez por semana. Ela só descansa da sua espera e da sua fala aos sábados. O arquétipo feminino da espera se desdobra numa fala ininterrupta de uma mulher que aguarda um grupo de amigos para tomar café, e enquanto eles não chegam, conversa com a plateia contando várias histórias de sua vida.
Texto: Manuela Ramalho
Elenco: Tatiana Lenna

29/11, em seguida do espetáculo “Café?”: “Versus”, cena de 20 minutos com Andressa Francelino (Bauru, SP).
Sinopse:
Trata poeticamente de histórias não-ficcionais de relacionamentos conturbados devido ao excesso de ciúmes, posse e/ou dependência emocional. As narrativas pesquisadas dão voz às diversas figuras encontradas na diversidade da multidão
Concepção e atuação: Andressa Francelino

01/12, às 20h: Noite de Cenas Competitivas

02/12, às 19h: Oficina com Larissa Zulian

03/12, às 20h: Noite de Cenas Competitivas

04/12, às 19h: Oficina “Introdução às práticas de Viewpoints”, com Pedro Furtado e Allan Nunes (Bauru, SP).
A oficina procura apresentar, inicialmente, de forma abrangente o estudo e as práticas dos Viewpoints mediante teoria e prática. O trabalho se canaliza usando instrumentos de percussão como provocadores e estimulantes.

05/12, às 20h no Espaço Protótipo (R. Monsenhor Claro, 2-67): Espetáculo “Coração Darkroom”, com Companhia Artera de Teatro (São Paulo, SP).
Sinopse:
O monólogo dramático, livremente inspirado em personagens e situações abordadas pelo escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996) em seus romances, contos e crônicas, é protagonizado pelo também autor Ricardo Corrêa. A peça faz um mergulho na mente de um assassino em série através da história de um solitário garoto de programa, propondo uma reflexão sobre o significado da vida – e da morte – em nossos dias.
Concepção e interpretação: Ricardo Corrêa
Orientação geral: Gabriela Rabelo
Trilha sonora original: Karsten Hojen

06/12, às 19h30: Evento “Retalhos Cênicos” + Encerramento e premiação.

Serviço
A maioria dos espetáculos acontece na Casa de Cultura Celina Neves, localizada na rua Gerson França 6-66, Centro. O valor da entrada dos espetáculos, noites de cenas e encerramento é de R$ 7,00 + 1 litro de leite ou 1kg de alimento não perecível. As oficinas têm investimento simbólico de R$ 5,00. Formulário para inscrição de cenas: https://docs.google.com/forms/d/1athty7Gb-mp9z3S8kwhw_XbDm8dZoM7S2synT3OX4dc/viewform

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…