documentario-bauru

Kasamayaki pode ser descrito como um documentário íntimo. Primeiro longa metragem de Yuki Kokubo, ele aborda questões subjetivas da própria diretora, como sua relação com os pais e sua identidade como japonesa.

Yuki nasceu no Japão, mas aos oito anos de idade mudou-se para Nova Iorque com os pais. Quando ela tinha 16, eles voltaram para a terra natal e ela continuou nos Estados Unidos. Passou 25 anos longe do Japão e, nesse tempo, ela oprimiu sua identidade japonesa e sua relação com os pais foi conturbada.

O tsunami que atingiu o Japão em 2011 fez Yuki voltar para Kasama, onde rodou o documentário. O trabalho, segundo ela, foi uma forma de se reconciliar com os pais e explorar sua identidade enquanto japonesa.

“Embora o processo tenha sido difícil, os resultados foram gratificantes de várias formas”, afirma a diretora. “Eu fiz o filme como uma forma de descobrir quem são meus pais e para explorar o aspecto japonês da minha identidade. Fazer o filme foi uma experiência transformadora para minha personalidade e para minha família. Artisticamente, foi uma chance para descobrir que tipo de diretora eu sou. Por fim, eu sou grata que tanta gente teve a chance de se conectar com a minha história”.

A raiva pelas imperfeições dos pais transformou-se em aceitação. Eles ensinaram à Yuki sobre o poder da cura através da arte: a deles, a cerâmica; a dela, o próprio filme.

A diretora ainda deixa um recado para os interessados na exibição e roda de discussão: “como país com a segunda maior população japonesa, que também experimentou imigração e dupla identidade, como eu, sempre quis mostrar meu filme no Brasil. Estou muito empolgada!”

Serviço
O Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva fica no Teatro Municipal, na Avenida Nações Unidas, 8-9. A exibição acontecerá dia 30/03, quarta-feira, às 15h. A entrada é gratuita.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…