opera-curta-bauru2

Pela quarta vez, o Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves” receberá o programa Ópera Curta, o qual leva um formato diferenciado de ópera para as cidades do Estado de São Paulo. Neste ano, o espetáculo que será apresentado em Bauru, nesta sexta (24), às 20h, é “O Barbeiro de Sevilha – ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução”.

A Companhia Ópera Curta, que nasceu em 2009, é um programa promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Com parceria das Prefeituras Municipais, o programa permite o fomento, a formação e a difusão da cultura, ampliando o acesso a atividades artísticas de excelência, como a ópera.

Mais de 120 mil pessoas já puderam ser contempladas pelo programa e, nessa temporada, o projeto levará apresentações para mais de 30 cidades. Com espetáculos gratuitos, as pessoas que têm pouco ou nenhum acesso à ópera podem ter a oportunidade de apreciar essa arte secular.

Arte de excelência
A ópera é um gênero de teatro que surgiu na Europa Renascentista do século XVI. Todo o texto é cantado com acompanhamento de instrumentos musicais, coro de cantores, atores, bailarinos e figurantes. Os espetáculos são de grande duração e costumam ter mais de quatro horas.

A Cia de Ópera Curta, criada por Rosana Caramaschi e Cleber Papa, em parceria com Luís Gustavo Petri, realiza a criação de espetáculos baseados em óperas famosas e na literatura que lhes deu origem. A série tem a história contada em um tempo reduzido, mas mantendo a linha mestra da ópera original com as principais árias e duetos, legendas em português, cenários, figurinos e iluminação.

“O Barbeiro de Sevilha – ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução” é uma ópera-bufa, ou seja, possui maior quantidade de diálogos falados e é repleta de comicidade. O espetáculo é do compositor italiano Gioachino Rossini e é baseado na comédia “Le Barbier de Séville”, do dramaturgo francês Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais.

No formato de ópera curta, de cerca de 1 hora e 30 minutos, “O Barbeiro de Sevilla” mantém as características originais da peça de Pierre-Augustin, representada pela primeira vez em 1775, na Comédie Française e da ópera original de Giochino Rossini, estreada no Teatro Argentina em Roma, em 1816.

Serviço
Ópera Curta – “O Barbeiro de Sevilha” de Gioachino Rossini
Local: Nações Unidas, 8-9.
Horário: 20h
Gratuito

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…