Primeiro turno das eleições acontece dia 2 de outubro
Primeiro turno das eleições acontece dia 2 de outubro

Muita gente pode não saber, mas é possível – e bem fácil – denunciar qualquer irregularidade nas campanhas municipais. O aplicativo “Pardal” une a utilidade e facilidade tecnológica ao necessário controle da população junto ao Ministério Público sobre as campanhas eleitorais de 2016. Aprovado pela Justiça Eleitoral de São Paulo, o TRE-SP (Tribuna Regional Eleitoral de São Paulo) compartilha o meio de denúncias desde o dia 30 de agosto deste ano.

O Pardal foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Com o lançamento pelo TSE, o aplicativo passa a ter caráter nacional. O aplicativo dá as opções de estado e, posteriormente, as de município. O eleitor, ao constatar irregularidades, poderá enviar vídeos e fotos para que a denúncia seja efetivada.

O aplicativo, no entanto, não é o único. Além do “Denúncia Online”, também oferecido pelo TRE-SP em seu site, alguns alunos de Jornalismo da Unesp de Bauru desenvolveram um projeto chamado Bauru Check que checa dados públicos e fatos sobre as eleições de Bauru, especificamente. Eles querem levantar informações relevantes sobre os candidatos, seus planos de governo, gastos públicos e muito mais.

O primeiro turno das eleições municipais de 2016 ocorrem no dia 2 de outubro. Os eleitores escolherão, através do voto secreto, um prefeito e os vereadores que integrarão a Câmara Legislativa Municipal. Faça bom uso dos aplicativos e meios para um voto consciente.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…