escrita-hometopo

O poeta Ni Brisant conduzirá, neste sábado (03/12), às 17h, uma oficina de escrita criativa na Casa do Hip Hop de Bauru. “Habite-se: Palavra é pátria” é o tema do trabalho de fomento e incentivo à criação literária, inédito na cidade.

A Oficina de Escrita Criativa é uma realização da Biblioteca Móvel – Quinto Elemento com patrocínio do Programa Municipal de Estímulo à Cultura da Secretaria de Cultura de Bauru.

Indicada tanto para pessoas que já têm interesse pela escrita quanto para “iniciantes”, a participação é gratuita e limita-se a 30 vagas. Pra se inscrever basta mandar uma mensagem “inbox” na página do Facebook da Biblioteca Móvel – Quinto Elemento ou mandar um email para [email protected].

A Casa do Hip Hop de Bauru, local do encontro, fica no prédio da Estação Ferroviária (Praça Machado de Mello, s/nº, centro). Dentro da ‘Casa’ funciona a sala da Biblioteca Móvel, que é aberta ao público, contando com um acervo de livros de diversos gêneros, revistas e HQs.

A proposta da oficina é de ocupar esse espaço e mostrar que existe poesia em tudo e, principalmente, que toda pessoa pode utilizar-se das palavras para contar suas vivências, se representar e inventar mundos.

Para Ni Brisant, que vai mediar a atividade, a oficina existe para que cada um se permita descobrir e escrever sobre as questões que nos movem. “Pensei em fazer a oficina para mostrar às pessoas que Literatura é algo perto, possível e que cada um tem sua própria maneira de dizer as coisas”, conta o poeta. “Aí está a beleza: as memórias e a forma única que temos de enxergar o mundo é nosso patrimônio, matéria prima para sonhar e viver”.

O poeta, inclusive, já é conhecido da cena literária local. Presente em edições passadas do “Sarau do Viaduto”, também organizado pela Biblioteca Móvel, Ni Brisant é autor da literatura marginal. São dele os livros ‘Tratado sobre o coração das coisas ditas’ e ‘Para Brisa’.

O evento
De maneira concisa e lúdica, serão propostos exercícios de observação e escrita, para desenvolver os conceitos de criação com os participantes. Cada pessoa será estimulada a criar seu próprio dicionário, descrever algo que goste – utilizando suas palavras para apresentar outros significados para as coisas. Como por exemplo: “Céu é onde os olhos vão visitar os sonhos” ou “Despertador: polícia do sono”.

A partir de exercícios de observação, escrita e troca, o grupo buscará tirar da literatura as amarras que a fazem parecer distante, sensibilizando o olhar das pessoas para as coisas, onde tudo é matéria-prima e a palavra é a ferramenta – maneira única de se estar no mundo.

“Espero que as pessoas estejam dispostas a experimentar e pensar a linguagem, refletir sobre suas histórias e transformá-las em poesia. É preciso estar sensível para produzir arte. Nunca espero que saiam obras-primas destes encontros. Quero que as pessoas se reconheçam naquilo que produziram, naquilo que são capazes de dizer”, almeja o poeta.

Serão estimuladas principalmente criações de poemas curtos e micro narrativas. Com o uso de cartões postais, recortes de jornais e fotografias, serão feitas releituras a partir das imagens e cada participante contará a história que enxergar.

A ideia é ampliar a reflexão de cada um, a partir de seu ponto de vista, com os diferentes olhares do grupo, utilizando de recortes do cotidiano como estímulo para criação poética. Também é proposto aos participantes que coloquem suas ideias para circular – em suportes acessíveis e alternativos como o lambe, grafite, fanzine, redes sociais etc.

As informações são da assessoria de imprensa.

Serviço
Oficina de Escrita Criativa “Habite-se: Palavra é pátria”, com Ni Brisant
Sábado, 03/12, 17h
Local: Casa do Hip Hop de Bauru (Estação Ferroviária – praça Machado de Mello, s/nº, centro)
Inscrições: Mensagem “inbox” na página do Facebook da Biblioteca Móvel – Quinto Elemento (facebook.com/BMquintoElemento/) ou email para [email protected].
Gratuito
Para saber mais, acesse: www.facebook.com/events/226273711118123/

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…